segunda-feira, 11 de março de 2019

FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ - COMO UM JOVEM PODE RECOMENDAR-SE A SI MESMO


COMO UM JOVEM PODE
RECOMENDAR-SE A SI MESMO



Numa revista estrangeira li o seguinte trecho que vos transmito, caros meninos, para vos servir o procedimento de um jovem como um exemplo digno de ser imitado.

Um negociante anunciou nos jornais que empregaria em sua casa um jovem, e, em breve, apresentaram-se quinze rapazes, pedindo o emprego. O negociante mandou cada um deles escrever seu nome e logo escolheu um, dizendo aos outros que podiam retirar-se.

- Eu desejaria saber – disse-lhe um amigo que estava presente – quais são os motivos que influíram para aceitardes aquele rapaz, pois ele nem vos apresentou uma carta de recomendação.

- Enganai-vos! – respondeu o negociante. – Ele limpou o sapato antes de entrar e, depois, fechou a porta: isto prova que gosta de ordem e asseio. Em seguida, ele levantou-se quando viu entrar um velho em companhia de um dos jovens e deu-lhe a cadeira: isto prova que é bem educado e de bom coração.

De forma educada, respondeu às minhas perguntas rápida e convenientemente: isto prova que é cortês e refletido. Ergueu um livro que estava no chão e pelo qual os outros passaram, e colocou-o sobre a mesa: isto prova que é observador. Por fim, ele esperou pacientemente até que chegou a sua vez: assim eu soube que é modesto. Ao falar comigo, observei que a sua roupa estava bem escovada, seus cabelos bem penteados e seus dentes brancos e limpos. Quando escrevia, vi que suas unhas estavam bem apardas. Tudo isto era, para mim a melhor carta de recomendação.

Comportai-vos, meus caros amigos, como esse jovem: sede amantes da ordem e do asseio, corteses, afáveis, bondosos, modestos, refletidos e prudentes; estas qualidades recomendar-vos-ão a todos, melhor do que qualquer cartão de apresentação.

E se, a par destes predicados que podem ser descobertos pela vista externa, possuírdes as necessárias virtudes de pureza de alma, honestidade, temperança e fé, certos ficai de que ocupareis boa posição na sociedade humana.


FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ

Escritor místico tcheco, doutor em Cabala, ocultista, poliglota, Esperantista - 1872-1957. A FEB, publicou algumas obras valiosas de sua autoria.

Fonte: Revista O Pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário