quarta-feira, 2 de maio de 2018

AUTORES DIVERSOS - ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS - SAÚDE E ENFERMIDADE - PARTE I


AUTORES DIVERSOS
(ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS)

SAÚDE E ENFERMIDADE

PARTE I

 
Cultivai em vossa mente afirmações que garantam a serenidade; não deixeis de encadear assuntos de elevadas condições espirituais; preparai os vossos lábios para conversações sadias e procurai registrar das vossas companhias apenas o que de melhor venhais a ouvir.
Lembrai-vos de que a seleção com Jesus é fator de cura de todos os males. Furtai-vos de servir à maledicência, expurgando toda ideia de julgamento que surgir em vossa mente e que traz as cinzas da vaidade e a inquietação do ciúme.
Se procurais saúde, sede benevolente e gastai o tempo que, por vezes, desperdiçais catalogando defeitos alheios, com a autoeducação. O regime de disciplina convosco mesmo é ambiente seguro para a alegria espiritual. Não vos preocupeis com o tempo despendido no exercício do aperfeiçoamento, pois, as gemas preciosas estão sempre bem escondidas e a demora, às vezes, é preparo para a glória maior.
A mente comum se encontra viciada no erro e quando é preciso modificá-la surgem alguns distúrbios, porém, deveis confiar na vitória do bem, porque o mal é passageiro em se comparando com a eternidade da Saúde. As afirmações positivas podem começar com um simples pensamento e atingir uma vida inteira.

MIRAMEZ


Médium: João Nunes Maia
Fonte: Livro: Saúde
  
Deus cura-te de toda a enfermidade.»
(Sl 102,3)

Todas as tuas doenças serão curadas, não temas. Dirás que elas são grandes; mas o médico é maior. Para um médico todo poderoso, não há doenças incuráveis. Deixa-te simplesmente tratar, não rejeites a Sua mão; Ele sabe o que tem a fazer. Não te alegres só quando Ele atua com doçura, mas suporta-o também quando Ele talha. Aceita a dor do remédio pensando na saúde que te vai restituir.
SANTO AGOSTINHO
Bispo de Hipona, escritor, teólogo, filósofo, natural de Tagaste, atual Argélia - 354-430.
  

Quando te sentires só, triste, fatigado, em meio ao sofrimento, recolhe-te ao santuário íntimo de tua alma, e encontrarás o irmão, o amigo Cristo, que te será consolo, força e sustento.

CHARLES DE FOUCAULD
Beato e escritor francês, natural de Estraburgo - 1858-1916
 

O sofrimento é enviado para lembrá-lo de voltar seus pensamentos para Aquilo que é real – para Deus que irá dar a você o consolo.

ANANDAMAYI MA
Mestra espiritual hindu, considerada santa - 1896-1982




PALAVRAS DE UM MÉDICO SÁBIO


Nós, os médicos, passamos agora a aceitar um fato conhecido pelos nossos pacientes há séculos: que a cura vem de Deus, e nós somos apenas um instrumento do Curador. Nós damos o mesmo medicamento para dois pacientes diferentes com o mesmo tipo de problema médico ou realizamos operações semelhantes em dois pacientes com o mesmo risco e um irá sobreviver e o outro não. É mais do que simples sorte. Como Sócrates coloca, “eu faço o curativo na ferida e Deus a cura”.

Como devemos dispensar a bênção da espiritualidade aos nossos pacientes? Nós temos de ter tempo para ouvi-los. Devemos ser amigáveis e parceiros fiéis no cuidado da saúde. Devemos entender o que se passa em suas vidas, e isso inclui não apenas seus lares, mas também seus empregos e suas relações com outras pessoas. Nós devemos falar com eles sobre sua espiritualidade e tentar convencê-los de que Deus os ama – inclusive nos momentos mais desesperadores – e se preocupa com eles. Nós precisamos oferecer esperança, não apenas estatísticas sobre as probabilidades de resultados de tratamentos. Nós precisamos encorajá-los a rezar e rezar com eles ou para eles. Esses esforços serão notados. O paciente se sentirá motivado a melhorar. Estará mais propenso a aceitar resultados negativos, caso existam, e pode estar mais preparado para a hora final.
 

Dr. SHAHID ATHAR

Médico endocrinologista mulçumano, Presidente da Associação Médica Islâmica da América do Norte, Escritor, Poeta e Palestrante.

 
PALAVRAS DE UM MESTRE ESPIRITUAL


HAZRAT INAYAT KHAN
Mestre espiritual, escritor, poeta e músico sufi indiano 
 1882-1927


A ideia de chamar incuráveis certas moléstias é um grande erro, que o homem comete hoje. O caso é somente que ele não achou o remédio para curar tais moléstias, e daí as chama de incuráveis. Mas, chamando de incurável certa moléstia, faz ele desesperado aquele doente, não somente do socorro do homem, mas tambem do socorro, que ele pode receber, do alto; portanto, não pode ser uma ideia correta fazer um ser vivente acreditar que não há cura para ele. Se a Fonte e a Meta forem perfeitas, então, será possível obter a perfeição; e a saúde é uma perfeição; pode ser obtida.
Não existe moléstia alguma, que seja incurável; e nós cometemos uma grande falta contra a perfeição do Ser Divino quando tiramos toda esperança de cura de uma pessoa, pois que naquela perfeição nada há impossível, tudo é possível. Vemos isso com a nossa limitada razão, e fazemos pequena a Divina Perfeição, tão pequena quanto somos nós; mas, na realidade, a vastidão, a grandeza da Força Onipotente está acima da nossa compreensão, e limitá-la nada mais seria do que um erro. O que geralmente acontece no caso da chamada moléstia incurável é que a impressão causada sobre o enfermo, de saber e sentir que sua moléstia não pode ser curada, se torna a raiz de sua moléstia, e portanto, na crença do enfermo, a moléstia fica enraizada, e então nenhum remédio, nenhuma ajuda pode erradica-la. O melhor tratamento que um curador, um médico pode proporcionar a um enfermo é dar-lhe primeiramente a crença de que ele pode ser curado, depois o remédio ou tratamento, qualquer que seja o método que adote para curá-lo.
Seja moléstia nervosa, seja desordem mental, seja enfermidade física, todos os diferentes aspectos da insanidade têm na sua raiz uma causa, e essa causa é a desarmonia.
O corpo, que uma vez ficou desarmônico, torna-se um receptáculo de influências desarmoniosas, de átomos desarmônicos; participa deles sem o saber; e o mesmo se dá com o espírito. Portanto, o corpo que já está com falta de saúde é mais susceptível de apanhar uma doença do que o corpo que está perfeitamente são; e assim o espírito, que já tem consigo uma desordem, é mais susceptível de apanhar toda sugestão de desordem, e, neste caminho, vai de mal a pior.
A pessoa deve pensar: "Venho de uma Fonte perfeita e dirijo-me para perfeita Meta. A luz do Ser Perfeito está acesa na minha alma. Vivo, movo-me, e tenho meu ser em Deus e nada no mundo, quer do presente, ou do passado, tem força para tocar-me, se me elevo acima de tudo". Este pensamento é que fará subir a pessoa acima das influências da desarmonia e da desordem, e a levá-la-á ao gozo da maior bem-aventurança na vida, que é a saúde.

 
ENFERMIDADE


Deus criou todos os seus filhos simples e ignorantes. Os criou também sem nenhuma enfermidade. 

Se atualmente te encontras enfermo, tenha certeza que as enfermidades do teu corpo físico são reflexos de moléstias de tua alma. 

Se tens buscado constantemente a cura  e não consegues,  certamente tua alma é que está necessitando do lenitivo do amor ao próximo, do perdão das ofensas, e do trabalho beneficente em favor dos mais necessitados que tu.

Se quase tudo que pretendes fazer em tua vida não tem segmento. Se pensamentos sombrios te torturam, se a angustia te corrói a alma. Se a solidão te fere constantemente, se tens vontade de desistir e isolar-se do mundo é porque tua alma pede socorro. 

 Recorde que todos estes episódios nefastos acontecem somente quando ignoras a presença de Deus em tua vida. 

Busque primeiro a cura da enfermidade de tua alma através da beneficência ao teu próximo mais próximo e toda a enfermidade que te aflige terá um fim.  

Observe o que Jesus falou aos seus discípulos. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.(Mateus 6 vers 33)

Se queres encontrar Deus, encontre-o no teu próximo, faça a ele todo bem possível, perdoe sempre e certamente toda a enfermidade se dissipará. 

                        Dr. NETO

Médium: José Alves de Sousa.
 


A doença é um sinal de que a desordem reina nesse reino que é o corpo físico. Por não ser um bom monarca, foi o próprio homem que, por causa da sua ignorância, permitiu que essa desordem se instalasse. Agora, é preciso que surja no seu cérebro uma luz, uma luz capaz de convencer todas as células do corpo de que, para se tornarem verdadeiramente poderosas e ricas, têm de entender-se e unir-se.
No interesse do imenso reino ao qual pertencem, todas as células devem harmonizar-se e vibrar em uníssono. Então, os órgãos trabalharão em conjunto, inteligentemente e com amor, e isso trará a abundância e a felicidade a todos os habitantes do reino.

OMRAAM  MIKHAEL AIVANHOV
Mestre espiritual e palestrante búlgaro - 1900-1986




ORIENTAÇÕES SÁBIAS DO Dr. BACH



EDWARD BACH

Médico bacteriologista e patologista inglês, criador dos Florais de Bach - 1866-1936




♥A doença é única e puramente corretiva; nem vingativa, nem cruel. É o método adotado pelas nossas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído.
♥Cada um de nós tem o poder da cura, porque todos nós temos no coração amor por alguma coisa, pelo nosso próximo, por animais, pela natureza, pela beleza e cada um de nós deseja proteger e ajudar a melhorar o que amamos. Cada um de nós também sente simpatia por aqueles que estão em desgraça e isso é natural, pois todos nós já estivemos em desgraça vez ou outra em nossas vidas. Desse modo, não apenas podemos nos curar, mas também temos o grande privilégio de sermos capazes de ajudar os outros a se curarem e as únicas qualificações necessárias são o amor e a compaixão.
♥Nossa vitória sobre a enfermidade dependerá principalmente do seguinte: primeiro, tem que ter consciência da Divindade que existe dentro de nós e, por tanto, de nosso poder para superar as adversidades. Segundo têm que saber que a causa básica da enfermidade obedece a falta de harmonia entre a pessoa e a alma. Terceiro, tem que ter a vontade e a capacidade de descobrir o defeito que causa semelhante conflito. E em quarto lugar, tem que suprimir esse defeito desenvolvendo a virtude contrária. 

Fonte:  A Terapia Floral - Escritos Selecionados de Edward – Ground.
 


Sofremos mais vezes com a imaginação que com a realidade.

SÊNECA
Sábio filósofo e escritor estoico
 Córduba, 4 a.C. - Roma, 65 d.C.  




COMO SOFRES?


“Mas se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte”
Pedro (I Pedro, 4:16)

Não basta sofrer simplesmente para ascender à glória espiritual. Indispensável é saber sofrer, extraindo as bênçãos de luz que a dor oferece ao coração sequioso de paz.
Muita gente padece, mas quantas criaturas se complicam, angustiadamente, por não saberem aproveitar as provas retificadoras e santificantes?
Vemos os que recebem a calúnia, transmitindo-a aos vizinhos; os que são atormentados por acusações, arrastando companheiros às perturbações que os assaltam; e os que pretendem eliminar enfermidades reparadoras, com a desesperação.
Quantos corações se transformam em poços envenenados de ódio e amargura,
porque pequenos sofrimentos lhes invadiram o círculo pessoal? Não são poucos os que batem à porta da desilusão, da descrença, da desconfiança ou da revolta injustificáveis,
em razão de alguns caprichos desatentidos.
Seria útil sofrer com a volúpia de estender o sofrimento aos outros? não será agravar a divida o ato de agressão ao credor, somente porque resolveu ele chamar-nos a contas?
Raros homens aprendem a encontrar o proveito das tribulações. A maioria menospreza a oportunidade de edificação e, sobretudo, agrava os próprios débitos,
confundindo o próximo e precipitando companheiros em zonas perturbadas do caminho evolutivo.
Todas as criaturas sofrem no cadinho das experiências necessárias, mas bem poucos espíritos sabem padecer como cristãos, glorificando a Deus.
"... cada um de nós traz no arquivo espiritual suas próprias fichas que determinam esta ou aquela prova, este ou aquele sofrimento, uma alegria, um grande júbilo. (...) Por isto mesmo o mal que aflige hoje, não é senão uma pequena reminiscência do passado que a misericórdia divina parcelou, a fim de que teu débito não pesasse muito sobre a tua vida.

BEZERRA DE MENEZES


Médium: Maria Cecília Paiva
Fonte: Mensagens de Luz, Paz e Amor – Editora Eco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário