quinta-feira, 3 de maio de 2018

AUTORES DIVERSOS - ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS - SAÚDE E MOLÉSTIA - PARTE II - FINAL


AUTORES DIVERSOS

ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS

SAÚDE E MOLÉSTIA

PARTE II - FINAL




CAUSAS ANTERIORES DE AFLIÇÃO


De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida.
Remontando-se à origem dos males terrestres, reconhecer-se-á que muitos são consequência natural do caráter e do proceder dos que os suportam.
Quantos homens caem por sua própria culpa! Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição!
Quantos se arruinam por falta de ordem, de perseverança, pelo mau proceder, ou por não terem sabido limitar seus desejos!
Quantas uniões desgraçadas, porque resultaram de um cálculo de interesse ou de vaidade e nas quais o coração não tomou parte alguma!
Quantas dissensões e funestas disputas se teriam evitado com um pouco de moderação e menos suscetibilidade!
Quantas doenças e enfermidades decorrem da intemperança e dos excessos de todo gênero!
Quantos pais são infelizes com seus filhos, porque não lhes combateram desde o princípio as más tendências! Por fraqueza, ou indiferença, deixaram que neles se desenvolvessem os germens do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que produzem a secura do coração; depois, mais tarde, quando colhem o que semearam, admiram-se e se afligem da falta de deferência com que são tratados e da ingratidão deles.
Interroguem friamente suas consciências todos os que são feridos no coração pelas
vicissitudes e decepções da vida; remontem passo a passo à origem dos males que os torturam e verifiquem se, as mais das vezes, não poderão dizer: Se eu houvesse feito, ou deixado de fazer tal coisa, não estaria em semelhante condição.
A quem, então, há de o homem responsabilizar por todas essas aflições, senão a si mesmo? O homem, pois, em grande número de casos, é o causador de seus próprios infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má estrela, ao passo que a má estrela é apenas a sua incúria.
Os males dessa natureza fornecem, indubitavelmente, um notável contingente ao cômputo das vicissitudes da vida. O homem as evitará quando trabalhar por se melhorar moralmente, tanto quanto intelectualmente.

ALLAN KARDEC
(Hippolyte Léon Denizard Rivail)
Francês; codificador da Doutrina Espírita - 1804-1869.


Fonte: Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec – Capítulo V.



ESTÁS DOENTE?


E a oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará.
TIAGO, 5:15.

Todas as criaturas humanas adoecem, todavia, são raras aquelas que cogitam de cura real. Se te encontras enfermo, não acredites que ação medicamentosa, através da boca ou dos poros, te possa restaurar integralmente. O comprimido ajuda, à injeção melhora, entretanto, nunca te esqueças de que os verdadeiros males procedem do coração.
A mente é fonte criadora. A vida, pouco a pouco, plasma em torno de teus passos, aquilo que desejas.
De que vale a medicação exterior, se prossegues, triste, acabrunhado ou insubmisso? De outras vezes, pedes o socorro de médicos humanos ou de benfeitores espirituais, mas, em surgindo as melhoras primeiras, abandonas o remédio ou o conselho salutar e voltas  aos mesmos abusos que te conduziram à enfermidade. Como regenerar a saúde se perdes longas horas na posição da cólera ou do desânimo? A indignação rara, quando justa e construtiva no interesse geral, é sempre um bem, sem sabemos orientá-la em serviços de elevação, contudo, a indignação diária, a propósito de tudo, de todos e de nós mesmos, é um hábito pernicioso, de consequências imprevisíveis.
O desalento, por sua vez, é clima anestesiante; que entorpece e destrói.
E que falar da maledicência ou da inutilidade, com as quais despendes tempo valioso e longo em conversação infrutífera, extinguindo as próprias forças? Que gênio milagroso te doará o equilíbrio orgânico, se não sabes calar, nem desculpar, se não ajudas nem compreendes, se não te humilhas para os desígnios superiores, nem procuras harmonia com os homens?
Por mais que se apressem socorristas da Terra e do Plano Espiritual, em teu favor, devoras as próprias energias, vítima imprevidente do Suicídio indireto.
Se estás doente, meu amigo, acima de qualquer medicação, aprende a orar e a entender, a auxiliar e a preparar o coração para a Grande Mudança. Desapega-te de bens transitórios que te foram emprestados pelo Poder Divino, de acordo com a Lei do Uso, e lembra-te de que serás, agora ou depois, reconduzido à Vida Maior, onde encontramos  sempre a própria consciência.
Foge à brutalidade. Enriquece os teus fatores de simpatia pessoal pela prática do amor fraterno. Busca a intimidade com a sabedoria, pelo estudo e pela meditação. Não manches teu caminho. Serve sempre. Trabalha na extensão do bem.
Guarda lealdade ao ideal sup que te ilumina o coração e permanece convicto de que se cultivas a oração da fé viva, em todos os teus passos, aqui ou além o Senhor te iluminará.


EMMANUEL

Médium: Francisco Cândido Xavier
Fonte: Livro: Nosso Livro.



Quando o filho está doente, pode a mãe estar feliz? A felicidade da mãe depende da alegria e do bem-estar do seu filho. Deus é muito mais do que uma mãe terrena. Deus se alegrará conosco se pudermos enxugar as lágrimas de algum de seus filhos, e fazê-los sorrir novamente. Uma mãe sacrifica-se muito por seus filhos, e fazê-los sorrir novamente. A mãe come apenas depois que o seu filho tiver se alimentado, e descansa somente após a sua criança ter ido dormir.

PARAMAHANSA YOGANANDA
Mestre espiritual, iogue, escritor, educador e palestrante místico hindu, fundador da Organização Selph-Realization Fellowship-SRF - 1893-1952

 


A ISCA DOS MALES DA HUMANIDADE



Platão chama o prazer de isca dos males, pois certamente os homens são apanhados por ele do mesmo modo que os peixes pelo anzol.
  
MARCO TÚLIO CÍCERO
Escritor, orador, advogado e político romano
106 a.C-43 a.C

  



O SEGREDO DA SAÚDE


Em um futuro não muito remoto, será, por toda a humanidade, reconhecido o fato que toda doença tem sua origem na mente.
Não há mal no universo; o mal tem sua raiz e origem na mente, e o pecado, a doença, a aflição e a dor não pertencem, em realidade à ordem universal, não são inerentes à natureza das coisas, mas são originados diretamente da nossa ignorância das verdadeiras relações que entre as coisas existem.
Segundo a tradição, viveu uma vez, na Índia, uma escola de filósofos que levavam uma vida de tão absoluta pureza e simplicidade que alcançavam, em regra, a idade acima de cem anos, e adoecer era, entre eles, considerado como uma desgraça imperdoável, porque a doença era indício de violação da Lei.
Quanto mais cedo reconhecemos e nos convencemos de que a doença, longe de ser a visitação arbitrária de um Deus ofendido ou a provação de uma Providência imprudente, é o resultado do nosso próprio erro ou pecado, tanto mais prestes entramos no sublime caminho da saúde. A doença vem aos que a atraem, àqueles cuja mente e corpos são receptivos a ela, e foge dos que vivem numa positiva esfera de pensamentos de força e pureza, que gera a saúde e a vitalidade.
Se vos entregais à cólera, à tristeza, ao ciúme, à cobiça ou a qualquer outro estado desarmônico da mente e esperais obter perfeita saúde física, estais esperando coisa impossível, porque, com aqueles pensamentos desarmônicos, estais continuamente semeando as sementes de doenças, na vossa mente. O homem prudente afugenta essas perniciosas condições mentais com todo o cuidado, porque sabe que são muito mais perigosas do que um dique que não é bastante resistente ou uma casa infectada.
Estar continuamente com bons pensamentos é cercar-se de uma atmosfera psíquica de doçura e poder, que faz sentir a sua impressão e a todos que com ela vem em contato.


JAMES ALLEN
Escritor motivacional britânico - 1864-1912

Fonte: Livro: Da Pobreza ao Poder - James Allen - Empresa Editora O Pensamento Ltda.


PALAVRAS ESCLARECEDORAS


Assim como uma gota de água numa folha de lótus desaparece num abrir e fechar de olhos, nós deveríamos saber que nossa vida é transitória e desaparecerá num abrir e fechar de olhos. O mundo está cheio de dor, o corpo humano está cheio de doença e nossa vida está cheia de pensamentos turbulentos. Sob estas circunstâncias, é possível viver de uma maneira serena somente seguindo o caminho Divino e superando todos os nossos apegos mundanos.
Os males da humanidade são devidos à subnutrição, não tanto do corpo, mas do espírito, causada pelo desejo do exercício espiritual e pela negligência do regime espiritual. Deve ser entendido que a causa fundamental do sofrimento é a falta da sabedoria que o capacita a compreender a unidade que reside na aparente diversidade. O meio seguro e mais certo de erradicar este sofrimento é remover a ignorância, o que resulta na compreensão da Realidade. Sathya Sai Baba
Se uma mãe tem dois filhos e um deles está doente, ela dará à criança o remédio prescrito, ainda que seja amargo. A outra criança pode comer aquilo que pedir. Isto não quer dizer que a mãe ama uma criança mais que a outra. Ela compreende que o que ela faz é para o bem da criança, embora possa ser desagradável. Deus é como uma mãe, sempre tomando conta do bem-estar dos Seus devotos e os conduzindo, em segurança, através da vida. 


SATHYA SAI BABA
Educador místico hindu - 1926-2011


 

A ciência poderá ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas ainda não achou remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos.
 
HELEN KELLER
(Helen Adams Keller)
Escritora, conferencista e ativista social americana
 1880-1968.




Das tuas mãos, meu Deus, aceito tudo, como me ocorre. Aprendi que suportando todas as provas, podemos transformá-las em bem... Sempre que decidi enfrentá-las, as provas foram transformadas em bondade... Os piores sofrimentos dos homens são aqueles que eles rejeitam. Quando me encontro em um canto do campo de concentração, os pés firmados sobre a terra, os olhos elevados para o céu, às vezes tenho a face banhada de lágrimas... é esta a minha oração.

ETTY HILLESUM
 Escritora holandesa, vítima do Holocausto - 1914-1943




Olhai as massas sofredoras! Imaginai a magnitude do sofrimento humano no mundo inteiro. Já fizestes algo para amenizar o sofrimento de alguém? Perguntai a vós mesmos todas as noites: “Acaso pratiquei hoje algum ato que trouxesse alívio à dor e ao sofrimento de alguém?” Se a resposta for afirmativa e se todos pudessem responder desse mesmo modo, então tereis vivido bem e a humanidade progredirá em direção à paz, fartura e prosperidade.



SWAMI SIVANANDA
Mestre espiritual, escritor,  Educador, iogue e médico hindu
1887-1963.

   

A melhor cura para a ansiedade é despejar para Deus em voz alta tudo o que se passa com você, como se estivesse contanto a um amigo, sem restrições e sem censura. Não tenha vergonha de se dirigir a Deus. Fale tudo e bem solto. Peça conselhos. Você verá muita luz na sua vida agindo assim.

NACHMAN DE BRESLAV
Rabino e teólogo chassídico ucraniano - 1772-1810
 

Não se pergunta a um infeliz: de que país ou religião tu és? É preciso dizer-lhe sofres, isto basta, tu me pertences, ou te aliviarei.

LOUIS PASTEUR
Microbiologista, químico, inventor do processo de pasteurização, humanista e ardoroso cristão - 1822-1895

  


OS VENDAVAIS DE DEUS

 
Às vezes Deus envia vendavais severos de pro­vação sobre seus filhos para desenvolver suas virtudes. Assim como as tochas queimam-se com mais brilho quando balançadas violentamente para frente e para trás, assim como o zimbro desprende um aroma mais doce quando lançado nas chamas, muitas vezes as qualidades mais ricas do cristão aparecem sob o vento norte do sofrimento e da adversidade. Muitas vezes, corações machucados emitem a fragrância que Deus gosta de aspirar. Quase todas as experiências dos verdadeiros crentes contêm a recordação de provações que foram enviadas com propósito de agitar a árvore aromática.


THEODORE CUYLER
(Theodore Ledyard Cuyler)
 Pastor, escritor e doutor evangélico presbiteriano americano – 1822-1909

 

Mantenha a convicção de que nossa desordem não é natural para nós, e não ouça aqueles que dizem: 'Não adianta falar sobre isso, porque é assim que somos feitos, e você não pode fazer nada Não é assim que somos feitos, e se nos comprometemos a nos curar, então poderemos fazer algo a respeito.

SÃO TEOFANO, O RECLUSO
Religioso ortodoxo russo, considerado santo - 1815-1894



Às vezes os homens são testados por prazer, às vezes por aflição ou por sofrimento físico. Por meio de suas prescrições, o médico das almas administra o remédio de acordo com a causa das paixões que estão escondidas na alma.

SÃO MÁXIMO, O CONFESSOR
Monge e teólogo cristão (Constantinopla)
580-662



Um dia estava trabalhando no campo e feri meu dedo. Podia ter ignorado o fato, mas limpei o ferimento e coloquei um curativo. Se tivesse ignorado o ferimento e o dedo infeccionasse, todo meu corpo teria sofrido. Da mesma forma, se sentimos que somos parte do corpo cósmico, do Universo todo, como podemos deixar de amar todas as partes. Quando sentimos que somos partes de um todo, que pertencemos ao todo e que o mundo todo nos pertence, esse mesmo sentimento faz-nos amar, e esse amor dá origem à cura... Nenhum curador pode curar sem o amor universal.

SWAMI SATCHIDANANDA
Fundador da Ioga Integral, mestre espiritual e escritor indiano - 1914-2002

 
Na vida humana, a saúde do corpo é boa coisa, mas o que torna feliz não é saber em que consiste a saúde, mas viver com saúde. Com efeito, se alguém, muito entretido em elogiar a saúde, toma alimentos que causam maus humores e doenças, de que lhe aproveitam, quando fica doente, os louvores à saúde? De modo semelhante entendamos a palavra que nos foi proposta, pois o Senhor não diz que a felicidade não está em conhecer algo sobre Deus, mas ter Deus em si. Bem-aventurados os que têm coração puro porque verão, eles próprios, a Deus.

SÃO GREGÓRIO DE NISSA
Teólogo, místico e escritor cristão – Cesaréia, Capadócia – 330-395
 

A saúde significa harmonia e é a síntese de tudo que é belo, justo e bom. É a essência de tudo que de melhor existe em nós. O homem saudável é a obra mais admirada da natureza. Mas, se a saúde do corpo é muito importante, não o é menor a da alma, que devemos conservar com muito mais zelo, por ser o maior tesouro que recebemos do céu.

THOMAS CARLYLE
Escritor, historiador, ensaísta e professor escocês
1795-1881


 
A ferida é o lugar onde a Luz penetra em você.

JALAL AD-DIN RUMI
Poeta, escritor, jurista e teólogo místico sufi persa, fundador da Ordem dos Dervixes Dançantes - 1207-1273

Nenhum comentário:

Postar um comentário