quinta-feira, 26 de novembro de 2015

AUTORES DIVERSOS ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS - JESUS, O CRISTO - PARTE III - FINAL



AUTORES DIVERSOS

ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS

JESUS, O CRISTO



PARTE III - FINAL




PORQUE É NATAL!


Senhor,

A Tua voz é o som perfeito que me embala o ser, e que me faz ouvir o murmúrio tranqüilizante dos astros.

O Teu olhar é como o brilho solar, que me aquece a alma fria, marcada pelo desalento e pela desesperança, nessa dura marcha para a elevação.

As Tuas mãos representam para mim o divino apoio, amparo que me impede de tombar, fragilizado como estou, nos rumos em que me vejo, ante a necessidade de subir.

As Tuas pegadas indicam-me as trilhas por onde devo me orientar nessa ausência de bússola moral com o entorpecimento da ética, quando desejo ir ao encontro de Deus.

As Tuas instruções, Jesus Nazareno, mapeiam para mim o território da paz, ensejando-me clareza para que saiba onde me encontro e como estou, para que não me perca nessa ingente procura dos campos de amor e das fontes de paz.

Os Teus silêncios falam-me bem alto a respeito de tudo o que devo aprender e operar nos recônditos de minh´alma, aprendendo tanto a falar quanto a calar, sempre atuando na construção do mundo rico de fraternidade que almejamos.

Agora, quando me ponho a meditar sobre tudo isso, meu Senhor, desejo exalçar o Teu nome, por toda a minha omissão dos milênios afora, embora a Tua paciente e dúlcida presença junto a mim.

Já é Natal na Terra, Jesus!

E porque é o Teu Natal, busco em Tua luz desfazer as minhas sombras; procuro em Tua assistência superar minhas variadas necessidades; quero no Teu exemplo de trabalho atender os meus deveres.

Porque é o Teu Natal, anseio por achar na Tua força a coragem de superar os meus limites; desejo ver na Tua entrega total a Deus o reforço para minha fidelidade ao bem e, na Tua auto-doação à vida, anelo tornar-me um servidor; no culto do dever que Te trouxe ao mundo, quero honrar o meu trabalho.

No Teu Natal, que esparge claros jorros de amor sobre o planeta, quero abrigar-Te no imo do meu coração convertido numa lapa bem simples, para que possas nascer em mim, crescer em mim e atuar por mim.

E, na magia do Natal, vibro para que minhas ações permitam que o Teu formoso Reino logo mais possa alojar-se aqui, no mundo, e que cheio de júbilo n´alma eu possa dizer que Te amo, que Te busco e que Te quero seguir, apesar da simplicidade dos meus gestos e do pouco que tenho para dar-Te, meu doce Amigo, meu Senhor.
 

IVAN DE ALBUQUERQUE


Médium: José Raul Teixeira


Natal é um símbolo de um otimismo imortal. Na verdade, o Senhor entra em nossas vidas não só uma vez ao ano, mas o tempo todo. Mas mesmo assim, não estamos cientes disso.
Filhos, o sol não precisa da luz de vela, mas nós precisamos para iluminar nosso caminho no escuro. Da mesma forma, Deus não precisa de nada de nós, mas nós precisamos de fé e devoção para iluminar o caminho da vida. Nós precisamos da Luz de Mahatmas como Jesus Cristo.
Jesus, que claramente nos mostrou que humildade e mansidão nos encaminham ao Reino dos Céus, não hesitou em lutar contra a injustiça. Entretanto, Ele nunca atuou em beneficio próprio. Não somente isto, Ele até orou para o bem-estar daquele que o crucificaram.
Jesus se opôs àqueles que faziam da religião um negócio. O mundo tem reconhecido Sua oposição, antes e agora, com uma cruz e uma coroa de espinhos. Ele considerou apenas aqueles que podiam suportar o peso da cruz e da coroa de espinhos, como sendo Seus verdadeiros seguidores.
No dia de Natal, costuma-se colocar um cesto em frente a casa para receber o menino Jesus, mas o verdadeiro nascimento de Jesus deve acontecer em nossos corações.
Existe uma criança dentro de cada um de nós. Natal é uma oportunidade de descobrirmos e cuidarmos dessa criança. Quando alcançamos a inocência de uma criança, entusiasmo e fé otimista, tornar-nos-emos não somente herdeiros do Céu, mas também seremos capazes de criar o Céu na Terra.
Se fôssemos capazes de separar ao menos uma pequena parte do dinheiro que gastamos em presentes de Natal e celebrações para os pobres e oprimidos, isso com certeza, seria o verdadeiro Natal.


MATA AMRITANANDAMAYI
(Amma)
Humanitarista indiana - 1953


Fonte: Amma – Mensagem de Natal 2008.
 
 


O ESPÍRITO DE NATAL


Possa o espírito de Natal que você está sentindo não terminar; que ele continue e esteja com você cada noite, quando meditar. E então, no silêncio da sua própria mente, a Consciência Crística virá. Se nós seguirmos o espírito de Jesus, seguramente experimentaremos cada dia a Sua presença dentro de nós.


PARAMAHANSA YOGANANDA
 Iogue, escritor, educador e palestrante místico hindu, fundador da Organização Selph-Realization Fellowship-SRF - 1893-1952


NO PLANO DE ETERNO NATAL
  

Erga os olhos e concentre-se internamente. Veja a estrela astral da sabedoria divina e permita que os seus sábios pensamentos sigam aquela estrela telescópica, percebendo Cristo em todos os lugares. Naquele plano de eterno Natal, de festiva e onipresente Consciência Crística, você encontrará Jesus, Krishna, os santos de todas as religiões, os grandes gurus-preceptores esperando para oferecer-lhe uma divina recepção floral de eterna felicidade.

PARAMAHANSA YOGANANDA
 Iogue, escritor, educador e palestrante místico hindu, fundador da Organização Selph-Realization Fellowship-SRF - 1893-1952


Fonte: Paramahansa Yogananda, Meditações Metafísicas.
  


MINHAS HUMILDES OFERENDAS

                                                                
Todos os meus pensamentos estão decorando a árvore de Natal da meditação, com os raros presentes da devoção, envoltos nas preces douradas do coração, para que Cristo venha e receba minhas humildes oferendas. 

Vou unir-me mentalmente ao culto de todas as mesquitas, igrejas e templos, e perceberei o nascimento da Consciência Crística universal, como paz, no altar de todos os corações devotos. 
Ó Cristo, que o nascimento do seu amor seja sentido em todos os corações, neste Natal e em todos os outros dias.
  

PARAMAHANSA YOGANANDA
Iogue, escritor, educador e palestrante místico hindu, fundador da Organização Selph-Realization Fellowship-SRF - 1893-1952.

Fonte: Livro: Meditações Metafísicas – Paramahansa Yogananda – Self-Realization Fellowship.

 

VOLTA, Ó JESUS IMORTA


Ó Jesus, que está sentado em meio à luz celestial, olha para esta terra que ontem visitaste. Olha! Os espinheiros sufocaram os ramalhetes de flores que ontem regaste com o suor de Tua fronte. Olha, ó bom pastor: as garras dos lobos rasgaram o corpo do cordeiro frágil que carregaste no colo. Teu sangue generoso se evaporou da terra. Tuas lágrimas secaram nos olhos dos homens. Os gritos dos oprimidos se elevam das extremidades destas trevas, mas não chegam aos que ocupam os tronos em Teu nome. E os lamentos dos desesperados não penetram o ouvido dos que em Teu nome pregam dos púlpitos. Pois as ovelhas que enviaste para suavizar a vida viraram feras. E a palavra de luz que trouxeste do coração de Deus desapareceu no meio de tantos livros; e levantou-se, no seu lugar, um alarido que abala as almas.  
Edificaram igrejas para glorificar seus próprios nomes e cobriram as paredes com seda e ouro, enquanto deixavam nus os corpos de Teus eleitos, os pobres. Encheram o espaço com o perfume do incenso e a luz das lâmpadas, mas abandonaram os que crêem em Ti. Sobrecarregaram o vento com cânticos e salmos, mas permanecem surdos ao apelo dos órfãos. Volta, Ó Jesus imortal, e expulsa dos Teus templos os vendedores de religião. Vem pedir contas a esses novos césares, que extorquiram do povo o que lhe pertence e o que pertence a Deus. Os que encarregaste de implantar a paz dividiram-se entre si e brigaram; e as vítimas são nossas almas desamparadas e nossos corações esmagados...
Nas suas festas e celebrações têm a audácia de levantar a voz e dizer: “Glória a Deus nas alturas e paz e alegria na terra aos homens de boa vontade.” Mas glorifica-se Teu pai com palavras pronunciadas por línguas insinceras? Haverá paz na terra enquanto os oprimidos se esgotam para alimentar os opressores? E haverá alegria enquanto os deserdados consideram a morte como uma salvação? 

GIBRAN KHALIL GIBRAN
 Filósofo, escritor, poeta e pintor libanês - 1883-1931

 

O CRISTO

O nascimento daquele que reconhecemos homem perfeito não é um acontecimento exclusivamente histórico, mas espiritual. A luz da aurora que aparece de manhã não é a da aurora daquele dia, mas da aurora eterna. De despertar em despertar, ele manifesta a luz sem princípio. Os astrônomos sabem que a luz das estrelas que chega hoje aos nossos olhos começou sua viagem muito tempo antes. Assim a idade daquele que anuncia a verdade estava já dentro da eternidade. Nós a vemos num dado momento, mas sabemos que não está limitada a tempo algum.

 O natal é um dia de reflexão, um dia para nos tornarmos todos humildes.

Cristo salvou não somente muitas pessoas na terra, mas também salvou o homem da indiferença do homem.

Um dia um viajor das moradas imortais veio trazer palavras de um país imortal. E nós também, recordando aquelas palavras, podemos ver descer a luz imortal sobre as sombras negras da morte. Posto o sol na noite, o insensato pode pensar que a luz se apagou, que a criação foi destruída. Se, no mesmo momento, nós olharmos para o céu, veremos que, não obstante tenha se encondido o sol, no céu continuam a brilhar as moradas dos astros terminada a audiência do grande rei, aparece entoado o canto da luz em uma outra audiência.
Também para nós chegou o convite para cantar aquele canto que podemos sentir no abraço da grande luz.
Não perdemos o fio de união inseparável que existe entre a vida e a morte. O grande homem que, com sua vida, deu a conhecer as moradas eternas, com sua morte subiu novamente aos céus cheios de nova vida para não mais morrer. Em sua morte nós podemos reconhecer com clareza a verdade maior.

RABINDRANATH TAGORE
Poeta, escritor e músico indiano - 1861-1941.


Fonte: Livro: O Cristo - Rabindranath Tagore - Paulinas.



O verdadeiro discípulo sabe que, na noite de Natal, o Cristo nasce no mundo sob a forma de luz, de calor e de vida, e prepara as condições favoráveis para que esse Menino Divino nasça também nele. Sim, pois poder-se-á ler e reler a história do nascimento de Jesus tantas vezes quantas se quiser, e cantar «Nasceu o Menino Divino», mas, enquanto o Cristo não tiver nascido em nós, isso de nada servirá. Cabe a cada um ter esse desejo de fazer nascer o Cristo na sua alma e de se tornar como Ele, para que a terra seja povoada por Cristos! Era isso que Jesus pedia ao dizer: «Aquele que crê em mim fará as obras que eu faço e fará até obras maiores.» Pois bem, aonde estão essas obras maiores do que as de Jesus? Mostrai-mas... Para alguns, o Cristo já nasceu e para outros nascerá em breve... Tudo está na preparação das condições.


OMRAAM  MIKHAEL AIVANHOV
Palestrante e mestre místico búlgaro - 1900-1986



 

Cristo expressou Seus ensinamentos em suas últimas instruções: “Amem uns aos outros, como eu os amei. Todo mundo verá que são meus discípulos se amarem uns aos outros. Ele não disse “se acreditarem” mas “se amarem”. A fé pode mudar com o tempo, porque nosso conhecimento está sempre mudando. O amor, ao contrário, jamais muda; o amor é eterno.

LÉON TOLSTOI
Escritor russo - 1828-1910




O ideal cristão mudou e inverteu tudo, de forma que, como é dito no evangelho: «Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus». O ideal já não é a grandeza de um faraó ou de um imperador romano, nem a beleza de um grego ou a riqueza da Fenícia, mas a humildade, a pureza, a compaixão e o amor. O herói não é rico, mas o mendigo Lázaro; não Maria Madalena em seus dias de beleza, mas no dia de seu arrependimento; não os que adquirem riquezas, mas os que as abandonam; não os que moram em palácios, mas os que vivem em catacumbas e cabanas; não os que dominam sobre os outros, mas o que não admitem nenhuma autoridade além da de Deus.


LÉON TOLSTOI
Escritor russo - 1828-1910

 
(Leon Tolstoi in What is art - O que é a arte)
  




O evangelho de Jesus Cristo é puro amor, amor que eleva, amor que jamais deprime. Ele ensinou esse amor divino que transforma radicalmente aquele que, de forma equivocada, apegou-se aos prazeres mundanos, fazendo-o retornar ao Ser, que é essencialmente divino. A mensagem de Jesus não exclui ninguém, não pressiona ninguém, não atemoriza ninguém. Sua mensagem nos infunde valor, intrepidez e nos conduz à imortalidade.


SWAMI VIJOYANANDA

Monge da Ordem Ramakrishna  1898-1973





Jesus é sempre amor, todo o seu ensinamento se baseia sempre na idéia da família, acabando por alcançar toda a espécie humana. Prega seu evangelho em termos familiares. Para Ele a humanidade é como uma só família. Deus é pai e, portanto, todos os homens são irmãos.

CONSTÂNCIO C. VIGIL
(Constâncio Cecílio Vigil)
 Escritor Uruguaio - 1876-1954.




 
ATITUDES DO CRISTÃO VERDADEIRO


Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento.  


AIDEN WILSON TOZER
 Pastor, pregador e escritor evangélico americano - 1897-1963

 

Servir ao ideal consiste em fazer o bem, descobrir a verdade, e realizar o belo. À frente da santa procissão da humanidade, caminha o homem que se dá ao bem, o homem virtuoso; o segundo lugar pertence ao homem que busca a verdade, o sábio, o filósofo; vem depois o que ama e realiza a beleza, o artista, o poeta. Na sua auréola celeste. Jesus nos aparece como o ideal de bondade.


ERNEST RENAN
Escritor, filósofo, teólogo,
 filólogo e historiador francês – 1823-1892


A todo instante nasce Jesus no coração de cada ser, no lado direito do peito. Ele é a Luz, a Consciência Absoluta que vem à tona. Ele é a verdadeira vida, a Força Suprema que se reflete em todos os seres do universo. Ele é o Supremo Ser, que com sua força infinita vem iluminar o mundo nesta época de inconsciência espiritual, para que todos recobrem a consciência do divino, para que todos possam integrar-se na vida do Cristo de todos os tempos, na Luz infinita da Verdade Suprema, na força absoluta do Ser, na força de todos os Mestres.

SRI MAHA KRISHNA SWAMI
Mestre espiritual, iogue e escritor místico indiano - 1935 

 

 
A Paz na Terra virá para ficar definitivamente, quando vivermos o Natal todos os dias.

HELEN STEINER RICE
Poetisa americana de mensagens religiosas, inspiradoras e positivas; 1900-1981

 

Amo a pobreza porque Jesus Cristo a amou. Amo os bens porque me dão a possibilidade de assistir os miseráveis. Mantenho-me fiel a todos. Não faço mal a quem me faz mal [...] Tento ser sempre sincero, verdadeiro e fiel com todos [...] e, embora seja forte perante os homens, estou atento, em todas as ações, ao julgamento de Deus, a quem as dediquei todas. [...] abençoo todos os dias meu Redentor [...] que, de um homem cheio de fraquezas, miséria, concupiscência, ambição e orgulho, fez um homem isento de todos esses males pela força de sua grandeza, à qual toda glória é devida e que não tem de mim senão miséria e erro.


BLAISE PASCAL
Filósofo moralista, teólogo, matemático e físico francês - 1623-1662


 

Cristãos e especialmente os pregadores, sempre acham que tem algo a "oferecer" quando se encontram na companhia de outras pessoas, como se isso fosse o seu único serviço. Esquecem que ouvir pode ser um serviço maior do que falar. Muitas pessoas procuram um ouvido atento, e não o encontram entre os cristãos, porque esses falam quando deveriam ouvir...


DIETRICH BONHOEFFER
 Pastor e teólogo luterano - Nasceu em Breslau (Polônia)  1906-1945

Fonte: De vida em Comunhão – Dietrich Bonhoeffer.



NATAL

Para os grandes e poderosos desse mundo, existem dois lugares que a coragem deles não ajuda muito; eles, no interior de suas almas têm profundo medo, e correm desses lugares.
Esses lugares são a manjedoura e a cruz de Jesus Cristo.
Nenhuma pessoa poderosa tem a ousadia de se aproximar da manjedoura, e isto inclui o rei Herodes. É nesse lugar que os tronos tremem, os grandes caem, os proeminentes morrem porque Deus está com os humildes. Quem entre nós celebrará o Natal corretamente? Quem finalmente depositar todo poder, toda honra, toda reputação, toda vaidade, toda arrogância, todo individualismo ao lado da manjedoura e permitir que somente Deus seja exaltado; quem olhar para a criança na manjedoura e ver a glória de Deus precisamente em sua humilhação.

DIETRICH BONHOEFFER
 Pastor e teólogo luterano - Nasceu em Breslau (Polônia)  1906-1945



A PÉROLA

A toda a hora e a todo o momento, guardemos nosso coração, ciosamente, dos pensamentos que escurecem o espelho da alma; espelho que sua natureza destina a receber os traços e a impressão luminosa de Jesus Cristo... Procuremos o reino dos céus dentro do coração e certamente encontraremos a pérola... contanto que purifiquemos os olhos do espírito.


FILOTEU, O SINAITA
Monge do Mosteiro de Batos e herdeiro do pensamento de Clímaco. (Data desconhecida)

Fonte: Livro: Pequena Filocalia - Paulus. Site: http://seguirjesus.blogspot.com



 

Cristo é o grande fato central na história do mundo. Tudo olha para frente ou para trás a partir Dele. Todas as linhas da história convergem para Ele. Todos os grandes propósitos de Deus culminam Nele. O maior e mais momentoso fato que a história do mundo registra é o fato de seu nascimento. 

O cristão deveria possuir uma semelhança marcante com Jesus Cristo. Você já leu histórias de Jesus, escritas de forma bela e eloquente, mas a melhor história de Cristo é sua biografia viva, escrita nas palavras e ações de seu povo. Se fôssemos o que dizemos e o que deve­ríamos ser, seríamos quadros de Cristo; sim, haveria semelhança tão marcante com Ele, que o mundo não poderia nos ridicularizar depois de uma hora conosco, dizendo: "Bem, parece que existe um pouquinho de semelhança"; mas, depois de nos ver, exclamaria: “Ele esteve com Jesus; ele aprendeu sobre Jesus; ele é como Jesus; ele captou exatamente a ideia do Homem santo de Nazaré, e ele pratica isso na vida e nas ações do dia-a-dia”. 

O amor é o uniforme de Cristo.


CHARLES SPURGEON
 Pregador, escritor e pastor batista inglês  1834-1892. 

 

Muitos seguem a Jesus até a distribuição do pão, mas poucos até beberem o cálice da paixão.
 
Na hora das mágoas, do desprezo dos homens, das distrações e traições olha para as chagas do Cristo

Devemos imitar a vida de Cristo e seus caminhos para ser verdadeiramente iluminados e libertados das trevas do nosso coração. Que o mais importante para nós, portanto, seja refletir sobre a vida de Jesus Cristo.

THOMAS DE KEMPIS
                  Monge e escritor religioso alemão - 1379-1481.

 

LEMBRE-SE


Quando você vai para o leito à noite, lembre-se de que mais da metade da população mundial sofre fome, pobreza e miséria. Há espantoso número de analfabetos, privados das bênçãos da escrita e da leitura. Muitos lavradores estão ainda usando aparelhos e métodos de mil anos atrás. Muita gente que lida nos campos goza duma posição apenas um bocado melhor que os escravos doutras eras, continuando como escravos dos grandes fazendeiros de hoje. Têm falta de instrução, alimento, roupas, habitação, assistência médica, e – o que é muito mais – precisam de amor. Temos todos grande responsabilidade diante desses povos atrasados e subdesenvolvidos do mundo.
Não alimentou Jesus á multidão, ao passo que lhes pregava o evangelho? Não chamou Ele a nossa atenção para a loucura de falarmos muito em religião e deixarmos de pô-la em ação? Não disse Ele: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus, porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações: por isso recebereis maior condenação" (Mateus 23:13 e 14)
Eis aí um lugar, ou ponto, em que temos falhado lamentavelmente!
  

BILLY GRAHAM
(William Franklin "Billy" Graham Jr)
Pregador, escritor e conselheiro espiritual batista norte americano - 1918.

Fonte: Livro: O Segredo da Felicidade - Billy Graham 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário