MENSAGENS E
PENSAMENTOS SOBRE AS CRIANÇAS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO - AUTORES DIVERSOS
(ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS)
(Seleção
de Lúcio Vergel)
PARTE
II - Final
O amor é a base do ensino.
Professor e aluno, cooperação mútua.
O auto-aprimoramento será sempre espontâneo.
Disciplina
excessiva, caminho de violência.
A curiosidade
construtiva ajuda o aprendizado.
Indagação ociosa,
dúvida enfermiça.
Egoísmo nalma gera
temor e insegurança.
Evangelho no
coração, coragem na consciência.
Cada criatura é um
mundo particular de trabalho e experiência.
Não existe vocação
compulsória.
Toda aula deve
nascer do sentimento.
Automatismo na
instrução, gelo na idéia.
A educação real não
recompensa nem castiga.
A lição inicial do instrutor envolve em si mesma a responsabilidade pessoal do aprendiz.
A lição inicial do instrutor envolve em si mesma a responsabilidade pessoal do aprendiz.
Os desvios da
infância e da juventude refletem os desvios da madureza.
Aproveitamento do
estudante, eficiência do mestre.
Maternidade e
paternidade são magistérios sublimes.
Lar, primeira
escola; pais, primeiros professores; primeiro dia de vida, primeira aula do
filho.
Pais e educadores!
Se o lar deve entrosar-se com a escola, o culto do Evangelho em casa deve
unir-se à matéria lecionada em classe, na iluminação da mente em trânsito para
as esferas superiores de Vida.
André Luiz - por
Francisco Cândido Xavier
da obra Espírito da Verdade
da obra Espírito da Verdade
Educar uma criança
não consiste unicamente em procurar inculcar nela bons princípios. Se os pais,
perante ela, se mostrarem violentos, enervados, mentirosos, como podem eles
imaginar que vão educá-la? Já se verificou que um bebê pode adoecer e
manifestar perturbações nervosas por causa de brigas entre os pais, mesmo sem
ter assistido a elas. A razão é que essas brigas criam à volta da criança uma
atmosfera de desarmonia que ela sente, porque ainda está muito ligada aos pais.
O bebê não tem consciência disso, mas o seu corpo etérico recebe esses choques.
(Omraam Mikhael
Aivanhov – Filósofo e palestrante místico búlgaro – 1900-1986)
♥A fonte de toda virtude consiste numa educação
diligente e aprimorada.
♥A insensatez maior é ter, em casa , um cão de guarda
adestrado ou um cavalo domado, a primor, ao lado de um filho desaparelhado para
a vivência honesta. É como ter uma lavoura bem cultivada e filho vexatoriamente
bronco ou possuir casa decorada com todo luxo, mas um filho desnudo daqueles
predicados que são os verdadeiros ornamentos.
Erasmo de Roterdã – Fonte: Livro: De
Pueris (Dos Meninos)
Se queres que seus filhos tenham os
pés assentes no chão, coloque-lhes algumas responsabilidades no ombro.
(Abigail Van Buren - Escritora e
colunista americana – 1918-2013)
Se a criança não receber a devida
atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes.
(Dalai Lama - Líder religioso
budista tibetano – 1935)
Não basta amar as crianças, é
necessário que elas possam se dar conta que são amadas.
Dom Bosco (Giovani Belchior Bosco) -
Religioso italiano - 1815-1888.
O objetivo de ensinar uma criança é capacitá-la a se dar bem sem um
professor.
ELBERT HUBBARD - Filósofo e escritor americano – 1856-1915
Quando eu era menino, os adultos
perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se
perguntassem responderia: quero ser menino.
(Fernando Sabino - Escritor
brasileiro - 1923-2004)
Uma criança de cinco, seis anos às
vezes sabe a respeito de Deus ou do bem e do mal coisas tão surpreendentes e de
uma profundidade tão inesperada que você conclui involuntariamente que a
natureza dotou essa criança de certos recursos de aquisição de conhecimento que
nós não só desconhecemos, mas, com base na pedagogia, deveríamos refutar... ela
possivelmente sabe sobre Deus tanto quanto você e talvez bem mais que você
sobre o bem e o mal, sobre o que é vergonhoso ou lisonjeito.
(Fiodor Dostoiévski - Escritor russo
- 1821-1881. Fonte: Diário de um escritor - citado na nota de rodapé de "O
Idiota")
O futuro das crianças é sempre hoje.
Amanhã será tarde.
(Gabriela Mistral – Poetisa,
educadora, diplomata e feminista chilena - 1889-1957)
Não devemos nos limitar a dar
educação às nossas crianças, devemos ensiná-las a ser pessoas.
Herbert Spencer - Filósofo e
sociólogo evolucionista inglês - 1820-1903.
Fazer com que suas crianças sejam
capazes de ser honestas é o começo da educação.
(John Ruskin - Escritor, poeta e
desenhista - 1819-1900.
A natureza melhor da criança deve ser
encorajada o mais cedo possível a combater a força prepotente do instinto
animal.
(Johann Heinrich Pestalozzi -
Educador e pedagogo suiço - 1746-1827)
As crianças necessitam mais de
exemplos do que de censura.
(Joseph Joubert - Escritor ensaísta
francês - 1754-1824)
Nem uma palavra, nem um ato indigno,
contamine a casa em que vivem crianças.
(Juvenal - Poeta satírico romano -
60-140)
A criança se deve o maior respeito.
(Juvenal - Poeta satírico romano -
60-140)
Qualquer criança me desperta dois
sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá vir a ser.
(Louis Pasteur - Cientista francês -
1822-1895)
Assim como as crianças têm medo de
tudo no escuro, assim nós em plena luz, tememos coisas que não são mais de
temer que aquelas que nas trevas apavoraram as imaginações infantis.
(Lucrécio - Poeta e filósofo latino -
Século I)
A alegria de ser criança deve ser
despertada nos adultos e a responsabilidade de ser adulto deve ser provocada na
infância.
(Paulo Freire - Educador e pedagogo
brasileiro - 1921-1977.
Cada criança ao nascer, nos trás a
mensagem de que Deus não perdeu a esperança na humanidade. (Rabindranath Tagore
- Escritor, poeta e músico indiano - 1861-1941.
Os livros infantis deveriam ser
concebidos de tal forma que uma parte pudesse ser apreendida pelas crianças,
enquanto outra permanecesse inacessível ao seu entendimento. No nosso tempo,
líamos de fio a pavio todos os livros que nos caíam nas mãos. O que
compreendíamos neles e o que ficou ignorado continuavam ligados em nossos
espíritos, obrigando-o a trabalhar. É desse modo que o mundo age sobre a
inteligência infantil. A mente em formação absorve o que compreende e o que a
supera fá-la dar um passo para frente. (Rabindranath Tagore - Escritor,
poeta e músico indiano - 1861-1941.
Os pais têm de aconselhar os filhos: Estejam
convencidos de que há um Deus nos guiando e nos protegendo. Lembrem-se d'Ele
com gratidão. Orem a Ele para os tornar puros. Amem a todos, sirvam a todos.
Unam-se à boa companhia. Visitem templos e homens santos.
Sri Sathya Sai Baba - Educador
indiano - 1926.
ANTE OS PEQUENINOS
A criança é uma edificação espiritual dos responsáveis por ela.
Não existe criança - nem uma só - que não solicite amor e auxilio, educação e entendimento.
Cada pequenino, conquanto seja, via de regra, um espirito adulto, traz o celebro extremamente sensível pelo fato de estar reiniciando o trabalho da reencarnação, tornando-se, por isso mesmo, um observador rigorista de tudo o que você fala e faz.
A mente infantil dar-nos-a de volta, no futuro, tudo aquilo que lhe dermos agora.
Toda criança é um mundo espiritual em construção ou reconstrução, solicitando material digno a fim de consolidar-se.
Ajude os meninos de hoje a pensar com acerto dialogando com eles, dentro das normas do respeito e sinceridade que você espera dos outros em relação a você.
A criança é um capitulo especial no livro do seu dia-a-dia.
Não tente transfigurar seus filhinhos em bibelôs, apaixonadamente guardados, porque são eles espíritos eternos, como acontece a nos, e chegara o dia em que despedaçarão perante você mesmo quaisquer amarras de ilusão.
Se você encontra algum pirralho de maneiras desabridas ou de formação inconveniente, não estabeleça censura, reconhecendo que o serviço de reeducação dele, na essência pertence aos pais ou aos responsáveis e não a você.
Se veio a sofrer algum prejuízo em casa, por depredações de pequeninos travessos, esqueça isso, refletindo no amor e na consideração que você deve aos adultos que respondem por eles.
André Luiz - Psicografia de Chico Xavier. Livro: Sinal Verde
A criança que vive
com afeição aprende a amar;
a criança que vive com estímulo aprende a
confiar;
a criança que vive com a verdade aprende a
ser justa;
a criança que vive com o elogio aprende a
dar valor;
a criança que vive com a generosidade aprende a repartir;
a criança que vive com o saber aprende a
conhecer;
a criança que vive com a paciência aprende a ser tolerante;
a criança que vive com a felicidade
conhecerá o amor e a beleza.
(Ronald
Russel)
SENTIMENTOS DAS CRIANÇAS:
Vocês dizem:
- Cansa-nos ter de conversar com crianças.
Têm razão.
- Cansa-nos, porque precisamos descer ao seu nível de compreensão.
Descer, rebaixar-se, inclinar-se, ficar curvado.
Estão equivocados.
- Não é isto o que nos cansa, e sim, o fato de termos de elevar-nos
até alcançar o nível dos sentimentos das crianças.
Elevar-nos, subir, ficar na ponta dos pés, estender a mão. Para não
machucá-las.
(Janusz
Korczak pediatra,
autor infantil e pedagogo
judeu
polonês
- 1878-19420.
- Fonte: Livro: Quando eu voltar a ser criança –
Janusz Korczak – Summus Editorial.
Vossos
filhos não são vossos filhos.
São
os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm
através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis
abrigar seus corpos, mas não suas almas; pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis
esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós, porque a
vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas. O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe. Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria: pois assim como ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas. O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe. Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria: pois assim como ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.
(Gibran Khalil Gibran - Filósofo, escritor, poeta e pintor
libanês - 1883-1931)
PAIS E FILHOS
É para a Vida, que deveis criar os
vossos filhos.
Porque para ela foram criados. E eu
vos digo que necessitais resistir à tentação de acreditar que vos pertençam, se
pretendeis que no futuro continue o amor a existir entre vós.
Dedicai-vos, sem limites, aos vossos
filhos; todavia, não espereis que assim vos retribuam. Lembrai-vos que a árvore
cede ao fruto a seiva que o alimenta, porém é a outros que ele irá alimentar.
Cuidai dos vossos filhos. Acompanhai
cada um de seus passos e oferecei-lhes a vossa mão, depois de cada uma de suas
quedas; sabei, porém, que não podeis carregá-los todo o tempo.
Mostrai-lhes o vosso amor, em todos
os momentos. Mas deixai que decidam os seus próprios amores, pois nada vos cabe
senão ensiná-los; e apoiá-los, quando for necessária a vossa ajuda.
Deliciai-vos com os seus sorrisos e
ajudai-os a secar as suas lágrimas, já que a uns e às outras não vos é dado
poupá-los, pois cada um precisa sentir as suas próprias emoções.
Reparti com eles os vossos sonhos.
Respeitai, porém, os seus próprios sonhos; cada um precisa ter os seus sonhos,
para que possa sentir-se aquecido em suas noites.
Oferecei-lhes a vossa experiência,
porque este é o papel dos pais. Lembrai-vos, entretanto, que oferecer não é
outorgar; cada um precisa errar, para ter as suas próprias experiências.
Dividi com eles os vossos
pensamentos. Mas não procureis invadir os seus pensamentos; antes, aguardai que
convosco os repartam. Recordai que nenhum invasor é bem-vindo.
Confiai em vossos filhos. Porque
necessitais da sua confiança, para que os possais orientar; e ninguém confia em
alguém, a menos que sinta retribuída essa confiança.
Não sejais, para vossos filhos, como
o feitor intransigente, cujo chicote impõe o trajeto a ser seguido. Buscai
ser como a bússola, que, ao apontar o norte, ajuda a escolher o caminho
acertado.
Pois, não vos deveis iludir, cada um
tem a sua própria jornada e as suas próprias necessidades. A água, onde nada e
vive o peixe, seria fatal à ave que nela mergulhasse.
Evitai, portanto, a tentação de
fazer com que os vossos filhos sigam o vosso caminho. Ajudai-os a seguir pelo
caminho que escolherem, pois cada pessoa não busca senão a própria
felicidade.
Aproveitai cada minuto, junto aos
vossos filhos. Mas não os vejais como a vossa projeção, no futuro; cuidai, sim,
de prepará-los para que vivam as suas próprias vidas.
É assim que construireis um futuro
melhor.
(Flávio da Cruz Ferreira, (Hassan) - Notável escritor
brasileiro, cujas mensagens são inspiradas na obra de Gibran Khalil Gibran –
1948)
Deixai vir a mim as crianças e não as
impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.
Jesus, o Cristo (Mateus 19:14)
É a educação um seguro na vida e um
passaporte para a eternidade.
(Antônio Aparisi Y Guijarro -
Escritor, político e jornalista espanhol - 1815-1872)
A educação é um ornamento na
prosperidade e um refúgio na adversidade.
(Aristóteles - Filósofo e escritor
grego - 384 a.C.-322 a.C.)
A educação tem raízes amargas, mas os
seus frutos são doces.
(Aristóteles - Filósofo e escritor
grego - 384 a.C.-322 a.C.)
A educação fará com que milhares de
cegos vejam e milhares de surdos ouçam. Impedirá que as gerações cresçam - como
agora crescem - contagiadas das enfermidades mentais e morais transmitidas
pelas gerações precedentes. (Constâncio C. Vigil - Escritor uruguaio -
1876-1974)
A educação de um povo pode ser
julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde
encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.
(Edmundo de Amicis - Escritor
italiano - 1846-1908)
A primeira coisa que é necessário
aprender é que há um Deus que governa tudo pela sua providência e a quem não
podem estar ocultos, não somente os nossos atos, como também nossos pensamentos
e volições. Portanto, deve examinar-se a sua natureza. Uma vez bem determinada
e conhecida, é necessário que os que querem agradá-lo se esforcem por
parecer-se com ele; que sejam livres, fiéis, benfeitores, misericordiosos,
magnânimos. Todos os teus pensamentos, todas as tuas palavras, todas as tuas
ações, sejam pois, ações, palavras e pensamentos de um homem que imita a Deus e
que procura ter com Ele alguma semelhança.
(Epicteto - Sábio filósofo moralista
estóico, natural de Hierápolis-Frígia, Atual Turquia, que viveu parte de sua
vida como escravo - 55-135)
A educação é o pão da alma. Assim
como a vida física, orgânica, não pode crescer e desenvolver-se sem alimentos,
assim também a vida moral, intelectual, tem necessidade, para ampliar-se e
manifestar-se, das influências externas e de assimilar parte ao menos das idéias,
dos afetos, das tendências alheias.
(Giuseppe Mazzini - Escritor e
político italiano - 1805-1872)
Sois educáveis. Existe em cada um de
vós uma soma de faculdades, de capacidades intelectuais, de tendências morais,
às quais somente a educação pode dar movimento e vida, e que, sem ela,
permaneceriam estéreis, inertes, só se revelando em lampejos sem
desenvolvimento regular.
(Giuseppe Mazzini - Escritor e
político italiano - 1805-1872)
É no problema da educação que faz o
grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. (Immanuel Kant -
Filósofo e escritor alemão - 1724-1804)
Instrução e educação são os dois
ramos que convém jamais percamos de vista, a fim de não permitirmos que o
impuro alento da corrupção e do erro extravie inteligências desprevenidas e
perturbe corações inocentes.
(Jaime Balmes - Teólogo, filósofo e
escritor espanhol - 1810-1848)
Numerosos jovens se perdem em
conseqüências de leviana escolha de amigos e companheiros; devem unir-se apenas
aos que trilham o caminho do bem e cujo comportamento seja irrepreensível.
(Jaime Balmes - Teólogo, filósofo e
escritor espanhol - 1810-1848)
Educar é a arte de formar homens.
(Jean Jacques Rousseau - Filósofo e
escritor suiço - 1712-1778)
A educação do ser humano começa no
momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se deve
instruir. (Jean Jacques Rousseau - Filósofo e escritor suiço - 1712-1778)
Toda a boa educação exige que o olho
materno acompanhe, dentro do lar, a cada dia, a cada hora, toda a mudança no
estado da alma de seu filho, lendo-o com segurança nos seus olhos, na sua boca,
na sua fronte. E exige essencialmente que a força do educador seja pura força
paterna, animada pela presença, em toda a extensão, das circunstâncias
familiares.
(Johann Heinrich Pestalozzi -
Pedagogo e educador suiço - 1746-1827)
A primeira idéia que uma criança
precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do
educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com
a atividade. (Maria
Montessori - Educadora, escritora e médica italiana - 1870-1925)
A educação por bons exemplos é mais
eficaz do que por boas doutrinas.
(Marquês de Maricá - Escritor,
pensador moralista e político brasileiro - 1773-1848)
As escolas corretamente organizadas
são jardins onde a alma-criança cresce e se nutre. A atenção e o alimento
espiritual oferecidos à uma planta humana nos primeiros anos de sua vida
geralmente determinam o seu desenvolvimento.
(Paramahansa Yogananda - Educador,
escritor e palestrante místico hindu - 1893-1952.
Educai as criança e não será preciso
punir os homens.
(Pitágoras (Filósofo e matemático
grego - 570 a.C.-497 a.C.)
Raras vezes dá frutos amargos uma
educação doce - (Pitágoras
- Filósofo e matemático grego - 570 a.C.-497 a.C.)
Educar é dar à alma e ao corpo toda a
perfeição de que são suscetíveis.
(Platão - Filósofo e escritor grego -
428 a.C.-348 a.C.)
SÁBIOS CONSELHOS PARA OS PAIS
1. VALORIZE SEU FILHO.
Quando respeitado e estimado,
o jovem progride e amadurece.
2. ACREDITE NO SEU FILHO.
Mesmo os jovens mais
“difíceis” trazem bondade e generosidade no coração.
3. AME E RESPEITE O SEU FILHO.
Mostre a ele, claramente, que
você está ao seu lado, olhe-o nos olhos. Nós é que pertencemos a nossos filhos,
não eles a nós.
4. ELOGIE SEU FILHO SEMPRE QUE PUDER.
Seja sincero: quem de nós não
gosta de um elogio?
5 COMPREENDA SEU FILHO.
O mundo hoje é complicado,
rude e competitivo. Muda todo dia. Procure entender isto. Quem sabe ele está
precisando de você, esperando apenas um toque seu.
6. ALEGRE-SE COM O SEU FILHO.
Tanto quanto nós, os jovens
são atraídos por um sorriso; a alegria e o bom humor atraem os meninos como
mel.
7. APROXIME-SE DE SEU FILHO.
Viva com o seu filho. Viva no
meio dele. Conheça seus amigos. Procure saber aonde ele vai, com quem está.
Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua
vida.
8. SEJA COERENTE COM O SEU FILHO.
Não temos o direito de exigir
de nosso filho atitudes que não temos. Quem não é sério não pode exigir
seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito. O nosso filho vê tudo
isso muito bem, talvez porque nos conheça mais do que nós a ele.
9. PREVENIR É MELHOR DO QUE CASTIGAR SEU FILHO.
Quem é feliz não sente a
necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor
ficam e separam você do seu filho. Pense, duas, três, sete vezes, antes de
castigar. Nunca com raiva. Nunca.
10. REZE
COM SEU FILHO.
No princípio pode parecer
“estranho”. Mas a religião precisa ser alimentada. Quem ama e respeita a Deus
vai amar e respeitar o seu próximo.
(Mensagem atribuída a Dom Bosco - Religioso
italiano -1815-1888)
DIÁLOGO ENTRE PAI E
FILHO
«Pai: Meu pequeno Túlio! Posso falar
contigo um instante?
Menino: Por certo, paizinho. Não posso ouvir melhor coisa.
Pai: O teu cãozinho Ruscio, é uma besta ou um homem?
Menino: Uma besta, ao que acho.
Pai: Que tens tu para ser homem que ele não tenha? Comes, bebes, dormes, andas, corres, jogas. Ele também faz todas essas coisas.
Menino: Mas eu sou um homem.
Pai: Como o sabes? Que tens tu a mais que o cão? Mas atende à diferença: ele não pode chegar a ser homem. Tu, sim, podes, se quiseres.
Menino: Por favor, paizinho! Faz com que eu o seja o quanto antes.
Pai: Assim será feito, se fores onde se vai besta e se volta homem.
Menino: Irei com todo o gosto, paizinho; mas onde fica esse lugar?
Pai: No exercício das letras: na escola.
Menino: Vou sem tardar para uma coisa tão importante.
Pai: Também vou. Isabelita, escuta! Põe-lhe o primeiro almoço na cesta.»
Menino: Por certo, paizinho. Não posso ouvir melhor coisa.
Pai: O teu cãozinho Ruscio, é uma besta ou um homem?
Menino: Uma besta, ao que acho.
Pai: Que tens tu para ser homem que ele não tenha? Comes, bebes, dormes, andas, corres, jogas. Ele também faz todas essas coisas.
Menino: Mas eu sou um homem.
Pai: Como o sabes? Que tens tu a mais que o cão? Mas atende à diferença: ele não pode chegar a ser homem. Tu, sim, podes, se quiseres.
Menino: Por favor, paizinho! Faz com que eu o seja o quanto antes.
Pai: Assim será feito, se fores onde se vai besta e se volta homem.
Menino: Irei com todo o gosto, paizinho; mas onde fica esse lugar?
Pai: No exercício das letras: na escola.
Menino: Vou sem tardar para uma coisa tão importante.
Pai: Também vou. Isabelita, escuta! Põe-lhe o primeiro almoço na cesta.»
(Juan Luis Vives - Escritor humanista
espanhol - 1942-1540 - Fonte: Diálogos sobre a Educação - Juan Luis Vives.
MENSAGEM DA CRIANÇA:
Dizes que sou o futuro.
Não me desampare o presente.
Dizes que sou a esperança da paz.
Não me induzas à guerra.
Dizes que sou a promessa do bem.
Não me confies no mal.
Dizes que sou a luz dos teus olhos.
Não me abandone às trevas.
Não espero somente o teu pão.
Dá-me também o entendimento.
Não desejo tão só a festa do teu
carinho.
Suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos.
Peço-te bons exemplos e boas
palavras.
Não sou simples ornamento de teu
caminho.
Sou alguém que te bate à porta em
nome de Deus.
Ensina-me o trabalho e a humildade, o
devotamento e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para
o que seja bom e justo...
Corrigi-me enquanto é tempo, ainda
que eu sofra...
Ajuda-me hoje para que amanhã eu não
te faça chorar.
Meimei – Psicografia de Francisco
Cândido Xavier
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