MENSAGENS E
PENSAMENTOS SOBRE AS CRIANÇAS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO - AUTORES DIVERSOS
(ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS)
(Seleção
de Lúcio Vergel)
PARTE
I
Qual a importância da
evangelização da criança no Centro Espírita?
Divaldo Pereira Franco: Da mais alta relevância, se
dissermos que, quem instrui prepara para a vida, quem educa dá a vida, quem
evangeliza fomenta a vida. Este "evangeliza", entendamo-lo à luz do
Espiritismo, por ser a luz do Espiritismo que dá lógica e entendimento ao
Evangelho. O Evangelho, puro e simples, é ministrado por outras doutrinas
cristãs, mas a reencarnação e a comunicabilidade dos espíritos dão clareza e
lógica, ao contrário de outras doutrinas evangélicas, preparando a criança para
uma vida saudável no seu relacionamento futuro. Não se pode conceber uma Casa
Espírita na qual as novas gerações não recebam a evangelização espírita, porque
sem isto estaremos condenando o futuro a uma grave tarefa curativa das chagas
adquiridas no trânsito da juventude para a razão.
Fonte:
http://www.kardecian.org/Evangelizacao_Infantil/evangelizacao-divaldo.html
Há lugar na vida de um bebê para a religião? A
resposta é: A melhor oportunidade para semear a semente da religião, é essa da
primeira infância, porque é nesse tempo que a qualidade angélica está fresca, e
a qualidade de gênio começa a desenvolver-se. Perguntar-se-á: De que maneira
ensinar-se-á religião à criança? A velha e antiga lição dada por todos os
Profetas e Mestres do ideal de Deus, o que provará sempre ser a melhor lição, -
dar à criança a idéia de Deus, o Deus da bondade, o Deus da beleza, o Deus da
compaixão, o Deus do amor, o Deus da harmonia.
(Hazrat Inayat Khan - Escritor, filósofo, poeta e
músico sufi indiano - 1882-1927. Fonte: A Educação da Criança - Hazrat Inayat
Khan - 1ª Parte - Coeditora Brasílica – 1941)
Procure orientar a criança para pensar desde a
infância que existe um Amigo desconhecido, que se não vê, e que há Alguém que
houve minhas preces, Alguém que pode estar comigo em meus embaraços e
dificuldades. Alguém cuja bênção eu peço, Alguém que me proteje.
(Hazrat Inayat Khan - Escritor, filósofo, poeta e
músico sufi indiano - 1882-1927. Fonte: A Educação da Criança - Hazrat Inayat
Khan - 1ª Parte - Coeditora Brasílica – 1941)
Há uma crença no Oriente de que a oração da criança
é muito mais depressa atendida do que a oração da pessoa já criada, porque sua
concentração é maior, sua mente mais pura.
(Hazrat Inayat Khan - Escritor, filósofo, poeta e
músico sufi indiano - 1882-1927. Fonte: A Educação da Criança - Hazrat Inayat
Khan - 1ª Parte - Coeditora Brasílica – 1941)
Havia, na Índia, um sábio que vivia com os
elefantes. Costumava partilhar com eles seu pão, e dormir junto deles. Ao mesmo
tempo, havia pessoas encarregadas de cuidar dos elefantes, as quais o
controlavam e comandavam com seus ferrões. Muitas vezes os elefantes as atendiam;
mas, quando o elefante estava zangado, não as as atendia, e muitas vezes o
controlador foi morto ali mesmo. O elefante, quando estava enraivecido, não
reconhecia o controlador. Mas aquele sábio tinha amizade a todos os elefantes,
aos raivosos, como aos mansos, e a cada um deles. Costumava ir ao pé deles,
animá-los, olhar para eles, conversar com eles, e dormir descuidosamente perto
deles; e eles nunca o ofendiam. Que mostra isto? Que há duas maneiras de
ensinar. Uma é a moda do senhor, e a outra é a de fazer amizade. Procedendo
como senhor, você diminui a vontade da pessoa que está sob suas ordens;
tornando-se amigos, você sustenta sua força de vontade, e ao mesmo tempo, lhe
presta auxílio. Num caso, faz da pessoa um escravo; no outro caso, faz daquela
pessoa um rei. Ao ensinar uma criança, devemos nos lembrar de que sua força
mental, que significa força de vontade, não deve ser diminuída, ainda que uma
criança deva ser controlada.
(Hazrat Inayat Khan - Escritor, filósofo, poeta e
músico sufi indiano - 1882-1927. Fonte: A Educação da Criança - Hazrat Inayat
Khan - 1ª Parte - Coeditora Brasílica – 1941)
Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar
caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar
as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem
tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar, à força insuperável
da Fé.
(Antonieta de Barros - Educadora, jornalista,
escritora e política brasileira, a primeira mulher a participar da Assembléia
Legislativa de Santa Catarina – 1901-1952)
Ides ensinar os pequeninos. Ensinai-os, pelo
exemplo, a ser bons, sem ser tímidos; a ter a coragem da lealdade, sem ser
indelicados; a ser valentes, na defesa da própria felicidade e na do próximo,
sem a estreiteza do egoísmo.
(Antonieta de Barros - Educadora, jornalista,
escritora e política brasileira, a primeira mulher a participar da Assembléia
Legislativa de Santa Catarina – 1901-1952)
A CRIANÇA E O BEM
Olha a criança e toma-a pela mão,
E
a luz do Céu aponta-lhe, em seguida.
P’ra que haja claridade pela vida
Que deverá viver com correção.
Que o Evangelho sirva de
mediação
Entre o pequeno e
a experiência vivida,
P’ra que no bem seja
a trilha mantida
Gerando amor e paz no coração.
Conduze seguramente a criança,
Pelos rumos da fé e
da esperança
Renascida em busca da evolução.
Evita expô-la à sombra,
ao vício, ao crime,
Mas,mostra-lhe que é
o bem que nos redime
Nas lidas diárias da
renovação.
Fonte: Jacy Pacheco – Psicografia de José Raul
Teixeira, em Brasília-DF, em 09.11.2008.
SÁBIAS ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS
Para proteger a sensível mente dos filhos daquilo
que é errado, deve-se tomar muito cuidado em ocupá-los com assuntos adequados e
proveitosos. Eles não devem ser empanturrados de alimentos dos quais não podem
gostar. Deve-se dar leite adequado para os bebês, e não a carne dura que tanto
pode enfastiá-los, para que, quando chegarem a uma idade em que ela seja seu
alimento apropriado, não só se limitem a experimentá-la.
Todos os dias eles devem ser incentivados a ler
trechos de um bom livro, passar algum tempo em oração, o que deve servir mais
para fomentar os sentimentos, e não a meditação. Ó, se este método de educação
fosse seguido, com que rapidez cessariam tantas irregularidades! Quando se
tornassem mães, estas filhas educariam seus filhos como elas mesmas foram
educadas.
Os pais também deveriam evitar mostrar o menor
indício de parcialidade no tratamento dos filhos. Isso gera uma secreta inveja
e aversão entre eles que muitas vezes aumentam com o tempo e persistem até a
morte. Quantas vezes vemos que alguns filhos são os ídolos da casa,
comportando-se como verdadeiros tiranos, tratando os irmãos e irmãs como
escravas, seguindo o exemplo do pai e da mãe. E muitas vezes o que acontece é
que o favorito passa a ser um castigo para os pais, enquanto o pobre desprezado
e odiado torna-se seu consolo e apoio.
(Madame Guyon - Escritora e religiosa mística francesa,
defensora do Quietismo - 1648-1717 - Fonte: Autobiografia de Madame Guion -
Editora dos Clássicos)
A educação e a instrução das crianças estão entre
os atos mais meritórios da humanidade e atraem as graças e favores do
Todo-Misericordioso, pois a educação é indispensável fundamento de toda
excelência humana e permite ao homem ascender às alturas da glória eterna. Se
uma criança for treinada desde sua infância, através do afetuoso cuidado do
Santo Jardineiro ela beberá das águas cristalinas do espírito e do
conhecimento, assim como uma jovem árvore entre deslizantes regatos.
Seguramente atrairá para si própria os brilhantes raios de Sol da Verdade,
através de luz e calor, crescerá cada vez mais viçosa e bela no jardim da vida.
(Abdu’l Bahá - Escritor, filósofo, palestrante e
profeta persa - 1844-1921)
O homem é uma mina rica em jóias de inestimável
valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros.
(Bahá’U’llah - Escritor, filósofo e profeta persa -
1817-1892)
Se for preciso curar a corrupção do gênero humano,
é preciso fazê-lo sobretudo por meio de uma atenta e prudente educação da
juventude.
(Comenius - Educador, pedagogo, cientista, pastor e
escritor tcheco, considerado o fundador da Didática Moderna - 1592-1670)
Grande parte da juventude cresce sem a devida
educação, como uma selva que ninguém cuida de plantar, irrigar, podar e fazer
crescer bem. Por esse motivo, hábitos e costumes selvagens e indômitos acabaram
prevalecendo em todo o mundo.
(Comenius - Educador, pedagogo, cientista, pastor e
escritor tcheco, considerado o fundador da Didática Moderna - 1592-1670)
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