terça-feira, 11 de julho de 2023

UMBERTO FERREIRA - PREPARAR-SE PARA DERROTAS

PREPARAR-SE PARA DERROTAS


O autodescobrimento enseja humildade perante a vida, sem postura humilhante, porque faculta a irradiação do amor desde o centro do Si, consciente da sua realidade e origem divina”.

Joanna de Ângelis


Normalmente, o homem prepara-se apenas para vitórias, ao longo da vida. Quase nunca para derrotas. Por esse motivo, ele tem muita dificuldade de aceitar os fracassos. O ideal, entretanto, é que ele se prepare tanto para vitórias quanto para derrotas.

As derrotas constituem também recursos de aprendizado. Servem, inclusive, para o exercício de algumas virtudes. Entre elas, a humildade.

Como as derrotas podem ajudara desenvolver a humildade?

Ao reconhecer maior competência nos outros, fazemos um exercício de humildade. Quando não somos capazes de admitir a nossa derrota, reforçamos o orgulho.

O conportamento das pessoas , nas práticas esportivas, demonstra isto muito bem. É comum, durante uma competição, os atletas permanecerem tranquilos enquanto estão em vantagem e descontrolarem-se e até se tornarem agressivos, quando entram em desvantagem e correm risco de perder. Isto acontece porque não se preparam para derrotas, Não são capazes de reconhecer que devem ganhar aqueles que demonstrarem mais habilidade. É difícil para eles aceitar uma derrota.

No processo de auto-aperfeiçoamento, não podemos perder oportunidades de combater o orgulho e exercitar a humildade. Quando não admitimos que a ideia de outra pessoa seja superior a nossa, sabendo que ela o é, reforçamos o orgulho e deixamos de exercitar a humildade. Todavia, se somos capazes de reconhecer esta superioridade, estamos exercitando a humildade e enfraquecendo o orgulho e trabalhando pelo nosso auto-aperfeiçoamento.

Costuma-se dizer, popularmente, que há pessoas que nunca dão o braço a torcer, mesmo qundo erradas. Não há dúvidas de que estas estão dominadas pelo orgulho.

Se somos deste tipo de pessoa, precisamos mudar nosso comportamento, com urgência, porque estamos caminhando na contra-mão do auto-aperfeiçoamento.


UMBERTO FERREIRA


Livro: Auto-Aperfeiçoamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário