sexta-feira, 28 de julho de 2017

AUTORES DIVERSOS (ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS) - O SILÊNCIO - PARTE II




AUTORES DIVERSOS
(ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS)

O SILÊNCIO

PARTE II (Final)

 
Como você pode esperar que Deus fale com você naquela voz gentil e interior que derrete a alma, quando você está fazendo tanto barulho com suas rápidas reflexões? Fique em silêncio, e Deus falará novamente.

FRANÇOIS DE SALIGNAC DE LA MOTHE FÉNELON

Escritor, Orador e filósofo francês – 1651-1715



A MELODIA DO SILÊNCIO


Repara a melodia do silêncio nas criações divinas.
No Céu, tudo é harmonia sem ostentação de força.
O Sol brilhando sem ruído...
Os mundos em movimento sem desordem...
As constelações refulgindo sem ofuscar-nos...
E, na Terra, tudo assinala a música do silêncio, exaltando o amor infinito de Deus.
A semente germinando sem bulício...
A árvore ferida preparando sem revolta o fruto que te alimenta...
A água que hoje se oculta no coração da fonte, para dessedentar-te amanhã...
O metal que se deixa plasmar no fogo vivo, para ser-te mais útil.
O vaso que te obedece sem refutar-te ordens...
Que palavras articuladas lhe definiriam a grandeza?
É por isso que o Senhor também nos socorre, através das circunstâncias que não falam, por intermédio do tempo, o sábio mudo.
Não quebres a melodia do silêncio, onde tua frase soaria em desacordo com a Lei de Amor que nos governa o caminho!
Admira cada estrela na luz que lhe é própria....
Aproveita cada ribeiro em seu nível...
Estende os braços a cada criatura dentro da verdade que lhe corresponda à compreensão...
Discute aprendendo, mas, porque desejes aprender, não precisas ferir.
Fala auxiliando, mas não te antecipes ao juízo superior, veiculando o verbo à maneira do azorrague inconsciente e impiedoso.
“Não saiba tua mão esquerda o que deu a direita” – disse-nos o Senhor.
Auxilia sem barulho onde passes.
Recorda a ilimitada paciência do Pai Celestial para com as nossas próprias faltas e ajudemos, sem alarde, ao companheiro da romagem terrestre.
Que, muitas vezes, apenas aguarda o socorro de nosso silêncio, a fim de elevar-se à comunhão com Deus.

MEIMEI

Médium: Francisco Cândido Xavier
Fonte: Livro: Instruções Psicofônicas


É preciso praticar diariamente o hábito de tranquilizar a mente, de "adentrar o silêncio", conforme se costuma chamar esse exercício. O método consiste em substituir um pensamento incomodo por um de paz; um pensamento de fraqueza por um de força. Esses minutos diários de calmo relaxamento concentrado fortalecem sua decisão interior. Até adquirir essa prática, não se pode esperar direcionar com muito sucesso as forças mentais aos problemas e objetivos da vida.
O processo envolve o desvio de nossas forças dispersas para um poderoso canal que nos ajudará a dominar todos os nossos pensamentos e impulsos. Há força na unidade - seja em pensamento ou ação - nossos sucessos são consequência direta da harmonia e da orientação.
Com a prática diária dessa visão interior, nossos poderes ocultos começam a se revelar. Sentimos o poder se desenvolvendo dentro de nós - um poder novo, silencioso, e uma sensação de força e paz. Naquilo em que antes nossos esforços se mostravam fracos e ineficientes, agora trabalhamos com a confiança que dirige o sucesso.
Junto com esse novo poder e força se acenderá uma luz interior conhecida como "intuição" e você não mais caminhará em trevas e ignorância. Com o desenvolvimento dessa visão interior, nossos poderes de discernimento e penetração mental aumentam incomensuravelmente. Resultará daí uma visão profética, que nos permitirá perceber acontecimentos vindouros, bem como prever, com precisão notável, o sucesso de nossos esforços.

JAMES ALLEN
Escritor e filósofo motivacional britânico
 1864-1912.
 



O verdadeiro silêncio é uma ponte suspensa que o espírito, enamorado de Deus, constrói sobre a escuridão e os abismos de sua própria mente; sobre as assustadoras ravinas e precipícios da tentação; sobre as gargantas escuras dos medos e terrores que o impedem de chegar a Deus.
O verdadeiro silêncio é a linguagem dos amantes.
Somente quem ama compreende toda a sua beleza e alegria. O verdadeiro silêncio é um jardim fechado onde — e somente aí! — o espírito floresce com Deus e para Deus. É uma fonte selada que somente o coração pode desvendar e abrir para saciar sua sede do infinito.
O verdadeiro silêncio é a chave para o imenso Coração chamejante de Deus. É o começo de um "namoro" que só terminará na união final e definitiva com o Amado.


CATHERINE DE HUECK DOHERTY
(Ekaterina Fyodorovna Kolyschkine Doherty)   Escritora religiosa russa, oradora, ativista social e fundadora da Casa Madonna Apostolado
 1896-1985.



Não existe solidão sem silêncio. Estritamente falando, o silêncio é ausência de palavras ou conversas, mas, fundamentalmente, ele é um estado de alerta, de escuta, de atenção. A mera ausência de barulho na qual não se escuta a voz interior, não é silêncio. Pelo contrário, um dia cheio de vozes e ruídos pode ser um dia de silêncio, desde que os
ruídos se transformem, para nós, em ecos da presença divina e se as vozes ao redor de nós forem repercussões das mensagens de Deus. Quando falamos de nós mesmos e nos enchemos de nós mesmos até às bordas, o silêncio fica para trás.
Quando repetimos, em nosso íntimo, as palavras e inspirações que Deus aí sussurra, então nosso silêncio atinge a plenitude.
Silêncio é verdade na caridade. Ele tem sempre a resposta para quem pergunta; mas sua resposta vem sempre vestida com palavras de luz. O silêncio, como todas as outras coisas, tem duas alternativas: ou leva-nos a transbordar de nós mesmos, na doação ou torna-nos miseráveis e avarentos; é o silêncio dos que se fecham para os outros e se enclausuram em seu egoísmo. Diz a Bíblia que daremos conta de cada uma de nossas palavras.
Talvez devamos também dar conta das palavras que deveríamos ter dito e não dissemos!

CATHERINE DE HUECK DOHERTY
(Ekaterina Fyodorovna Kolyschkine Doherty)   Escritora religiosa russa, oradora, ativista social e fundadora da Casa Madonna Apostolado
 1896-1985.




 
FIQUE CALMA E SILENCIOSA


Eu frequentemente lhe recordei, minha querida irmã, sobre a lembrança de Deus, e agora eu lhe digo novamente: a menos que você trabalhe e sue para imprimir em seu coração e na sua mente este Nome reverente-inspirador, você mantém silêncio em vão, canta em vão, jejua em vão, você vigia em vão. Em suma, todo o trabalho de freira será inútil sem esta atividade, sem a lembrança de Deus. Este é o início do silêncio por amor ao Senhor, e é também o seu fim. Este desejabilíssimo Nome é a alma da quietude e do silêncio. Ao chamá-lo à mente ganhamos júbilo e alegria, perdão dos pecados e riqueza de virtudes. Poucos foram capazes de encontrar este que é o mais glorioso dos Nomes, guardado somente na quietude e no silêncio. O homem não pode obtê-lo de outro modo, mesmo com grande esforço. Portanto, conhecendo o poder deste conselho, eu lhe rogo, pelo amor de Cristo, a sempre estar calma e silenciosa, já que estas virtudes enriquecem a lembrança de Deus dentro de nós.
 
TEÓFANES, O RECLUSO
Religioso e santo ortodoxo russo
1815-1894
 

Silencie as emoções emergentes e o borbulhar dos pensamentos. Não se deixe levar pelas tentações do mundo. Seja cuidadoso. Seja sábio. Afaste-se da companhia de pessoas mundanas. Coloque seu coração, mente, intelecto e alma mesmo no menor ato. Aja sempre com fé e determinação. Seja firme na sua resolução e ardente na sua determinação.


SWAMI SIVANANDA
Educador, iogue, escritor, médico e filósofo hindu - 1887-1963.




O silêncio é felicidade e é também o oceano onde todos os rios de todas as religiões deságuam.

THAYUMANAVAR
Mestre espiritual de meditação e controle da mente de forma pacífica, filósofo, poeta e escritor indiano
1705-1744
 
Sempre amei o deserto. Um senta em uma duna de areia do deserto, não vê nada, não ouve nada. No entanto, através do silêncio, algo vibra e gela.

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Escritor e aviador francês – 1900-1944



O silêncio é o discurso do buscador espiritual

SATHYA SAI BABA
(Sathya Narayana Raju)
Educador místico hindu - 1926-2011


A lição do silêncio tem grande valor educativo; conduz a um verdadeiro domínio de si.
O silêncio interior é o ponto de encontro da alma com Deus.

LUBIENSKA DE LENVAL
(Helene Lubienska de Lenval)
Professora italiana da Escola de Montessori (Pedagogia religiosa) – 1895-1972


Queixas-te, com frequência, de que nada ouves, quando te voltas para Deus ou que para Ele apelas. Mas Deus não fala em meio ao ruído. A palavra interior do Espírito é por demais discreta para traspassar o tumulto, onde tantas vezes vives. Faze silêncio dentro de ti, para escutares esta voz; e ela despertará nas profundezas de tua alma ecos mil... Faze silêncio. E para isso, de vez em quando mergulha na solidão. A solidão cria em volta da alma uma auréola de silêncio, onde vêm morrer os mil ruídos da vida cotidiana.
 
LUDOVIC GIRAUD
Escritor religioso



SILÊNCIO


Silêncio! Essa é a hora da quietude quando a alma busca refrescar-se.
Ó mente turbulenta! Andas sempre inquieta por diversões e vantagens; andas sempre desvairada por novas sensações e compromissos animados.
Acaso me roubarias da minha verdadeira felicidade?
Cala-te, para que não percas essa nova e abençoada felicidade.
Quão doce é o som do silêncio!
Quão terna a sua carícia!
Quão fragrante o seu alento!
Quão encantadora a sua forma!
Ó mente! Aquieta-te por um momento, para que minh'alma possa ver e sentir, ouvir e tocar a si mesma nesse reino de paz divina!


SWAMI PARAMANANDA
Escritor e poeta místico, discípulo de Swami Vivekananda; divulgador da filosofia Vedanta na América – Missão Ramakrisna – 1884-1940


Pratique ficar em silêncio por um momento, todos os dias, para ouvir a orientação de Deus.

NORMAN VINCENT PEALE
Pastor americano e escritor de pensamentos positivos – 1898-1993


O silêncio é melhor que falar e escutar. Até quando como um sino clamarás e repicarás? Por um momento, cala essa conversa vazia. Um tesouro de pérolas da realidade tu não te tornarás enquanto não te tornares só ouvido, como uma ostra. Ó tu cuja natureza foi tomada pela inquietação das palavras, se és do povo do conhecimento, observa tuas palavras! Não solta tua língua a desvelar os segredos do Ser – aquela pérola não pode ser perfurada com o diamante das palavras.

JAMI
(Também conhecido por Djami ou Dschami)
Escritor, poeta e filósofo sufi persa – 1414-1492
 



É dito que mesmo uma formiga no ouvido de um elefante pode fazê-lo cair. Da mesma forma, nada pequeno deveria entrar no ouvidos de um mestre. Ao avançarmos os testes continuarão a vir. Contudo, com o poder do silêncio, obtemos vitória sobre as negatividades. É do poder do silêncio que nasce a força de vontade. Servir através do silêncio é servir através de uma mente limpa e clara. Diferente do serviço físico, o serviço com a mente é incógnito e não o fazemos para mostrar. Por isso é totalmente livre de conflito, competição e comparação.

DADI JANKI
Mestre espiritual indiana da Brahma Kumaris e praticante de ioga; foi considerada pelo Instituto de Pesquisa Médica e Científica da Universidade do Texas, como a “mente mais estável do mundo” – 1916.



Esforça-te, antes de tudo, por calar-te. Disto nascerá em nós o que nos conduzirá ao silêncio. Que Deus te conceda, então, de sentir o que nasce do silêncio. Se fazes assim, levantar-se-á em ti uma luz que não sei explicar. Das ascese do silêncio nasce no coração, com o tempo, um prazer que impele o corpo a permanecer pacientemente na paz. E vêm as lágrimas abundantes, primeiro no sofrimento, depois no êxtase. O coração, então, sente o que discerne no profundo da contemplação maravilhosa.

SÃO ISAAC, o SÍRIO
(Isaac de Nínive)
Monge, asceta, bispo, escritor, teólogo e santo da Igreja Ortodoxa – Árabe – Séc. VII

É necessário guardar o silêncio para que o silêncio guarde a nossa interioridade: Cala a tua língua para que o teu coração seja calmo e cala o teu coração que que fale, nele, o Espírito Santo.

SÃO ISAAC, o SÍRIO
(Isaac de Nínive)
Monge, asceta, bispo, escritor, teólogo e santo da Igreja Ortodoxa – Árabe – Séc. VII

Ame o silêncio acima de todas as coisas, pois ele dá fruto que a pobreza da língua não pode descrever. No início, precisamos forçar-nos ao silêncio, mas depois nasce do nosso silêncio algo que nos leva ao silêncio. Que Deus lhe conceda a graça de discernir o que nasce do silêncio. Basta você praticar o silêncio que grande luz irradiará sobre você em consequência.

SÃO ISAAC, o SÍRIO
(Isaac de Nínive)
Monge, asceta, bispo, escritor, teólogo e santo da Igreja Ortodoxa – Árabe – Séc. VII



A PARTE QUE EM NÓS ESCUTA

Para aprender a conversar com Deus, é preciso que o silêncio se faça em nós e que a pouco e pouco se desenvolva o que poderíamos chamar de "a parte que em nós escuta".
Conhecemos, pelo Evangelho, a história daquela Maria, irmã de Marta, que se assentou aos pés do Mestre e ouvia-Lhe a palavra. Era a maneira de provar o seu amor. Marta mostrava o seu, agitando-se com cuidados da casa. E, se o serviço de Marta foi agradável ao Senhor, Ele nos diz que o silêncio de Maria ainda mais Lhe agradou. "Maria escolheu a melhor parte", que vem a ser? Escolheu a parte que ouve a Palavra do Cristo.
Existe em cada um de nós, esta parte misteriosa. Não tenhamos receio em dizer: é a mais preciosa. Já no plano das realidades humanas, é uma verdade incontestável; o homem não revela jamais senão o que ouviu dentro de si. É verdade para o artista, verdade para o simples de coração que sabe amar, verdade para qualquer um que tenha alguma coisa a transmitir. Mas é mais verdade ainda e infinitamente misteriosa quando se trata de Deus. Deus fala ao homem. Há, em nós, uma parte feita para ouvir a Deus. Não podemos dizer onde se situa ou que língua compreende; sabemos apenas que existe e que ouve a Deus quando repentinamente se torna grave e silenciosa. Nosso Senhor se refere, com simplicidade, como que a uma realidade - evidentemente misteriosa, mas tão autêntica, muito mais autêntica do que a voz exterior que soa aos ouvidos do corpo. Feliz aquele que, pela graça, pode viver nesse plano: "Bem-aventurado aquele que ouve a palavra de Deus". É preciso crer nesta parte que existe em nós, e não consentir jamais que ela morra, devorada pelas preocupações terrenas.
Mas para tanto, é preciso saber calar-se e, como no-lo ensina o Evangelho, é preciso fechar a porta. Fechá-la a todos os vãos ruídos: preocupações exageradas, rancores, mágoas do amor-próprio, inquietações que nos dissipam e nos esgotam.

B. M. CHEVIGNARD
(Bernard-Marie Chevignard)
Padre e escritor dominicano francês – 1909-1996

Fonte: Livro: A Doutrina Espiritual do Evangelho - B. M. Chevignard - Livraria Duas Cidades.



SILÊNCIO



O silêncio ajuda sempre:
Quando ouvimos palavras infelizes.
Quando alguém está irritado.
Quando a maledicência nos procura.
Quando a ofensa nos golpeia.
Quando alguém se encoleriza.
Quando a crítica nos fere.
Quando escutamos a calúnia.
Quando a ignorância nos acusa.
Quando o orgulho nos humilha.
Quando a vaidade nos provoca.
O silêncio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo.

MEIMEI

Médium: Francisco Cândido Xavier

Fonte: Livro: Pai Nosso – Francisco Cândido Xavier/Meimei – FEB.



SILÊNCIO PARA OUVIR DEUS


Em todos os tempos, os emissários de Deus recomendaram o silêncio profundo, a fim de que se possa ouvir-Lhe a voz e senti-lO mais intimamente.
Os ruídos e tumultos desviam o pensamento que se deve fixar no elevado objetivo de comunhão com a Divindade, para poder-se haurir energias vitalizadoras capazes de sustentar o Espírito nos embates inevitáveis do processo de evolução.
Quando se mergulha no mundo íntimo, encontram-se as mensagens sublimes da sabedoria, aquelas que constituem o alimento básico de sustentação da vida e, sem as quais, os objetivos essenciais da existência cedem lugar aos prazeres trêfegos e enganosos.
Os distúrbios externos, produzidos pela balbúrdia, desviam a mente para os tormentos exteriores, que tornam a marcha física insuportável, quando se constata a fragilidade das suas construções emocionais.
Em tentativa de atender a todas as excentricidades do vozerio do mundo, a mente desloca-se da meta essencial e perde o foco que lhe constitui o objetivo fundamental.
Quando o Espírito se encontra atordoado pela balbúrdia, o discernimento faz-se confuso e os componentes mentais e emocionais deslocam-se da atenção que deve ser concedida ao essencial, em benefício das aquisições secundárias, sempre incapazes de acalmar o coração.
Algumas vezes, alcança-se o topo do triunfo, meta muito buscada, a fama ligeira, a posição de destaque no grupo social, o riso bajulador e mentiroso, sob o pesado tributo dos conflitos internos que permanecem vorazes e desconhecidos, sempre em agitação.
Deus necessita do silêncio humano, a fim de fazer-se ouvido por quem deseje manter contato com a Sua Paternidade.
A Sua mensagem sempre tem sido transmitida após a transposição dos abismos externos e dos tumultos das paixões desarvoradas, permanecendo no ar, aguardando ser captada.
No imenso silêncio do monte Sinai, a Sua voz transmitiu a Moisés as regras de ouro do Decálogo, mas não deixou de prosseguir enviando novas instruções para a conquista da harmonia, da plenitude.
Na antiguidade oriental, a Sua palavra fazia-se ouvir através dos sensitivos de vária denominação, conclamando à paz, à vitória sobre os impositivos exteriores predominantes no ser.
Nas furnas e nas cavernas, nas paisagens ermas desvelava-se, oferecendo o conhecimento da verdade que deveria ser assimilado, lentamente, através dos tempos.

Mesmo Jesus, após atender as multidões que se sucediam esfaimadas de pão, de paz, de luz, buscava o refúgio da solidão para, em silêncio, poder ouvi-lO no santuário íntimo.
Robustecido pelas poderosas energias da comunhão com o Pai, volvia ao tumulto e desespero das massas insaciáveis, a fim de diminuir-lhes as dores e a loucura que tomava conta do imenso rebanho.
Simultaneamente, porém, proclamou que o Reino dos Céus encontra-se no coração, no intimo do ser.
*
Nestes dias agitados, faz-se necessário que se busque o silêncio para renovar-se as paisagens íntimas e ouvi-lO atentamente, pacificando-se.
À semelhança das ondas que permitem a comunicação terrestre, imprescindível que haja conexão para serem captadas. Estão carregadas de mensagens de todo jaez, mas, sem a sintonia apropriada, nada transmitem, parecendo não existir.
Habitua-te ao silêncio que faz muito bem.
Não temas a viagem interior, o encontro contigo mesmo, nas regiões profundas dos arcanos espirituais.
Necessitas ouvir-te para bem te conheceres e traçares os caminhos por onde deverás seguir com segurança e otimismo.
Observarás que és um enigma para ti mesmo, que te encontras oculto sob sucessivas camadas de disfarces que te impedem apresentar a autenticidade.
De essência divina, possuis o conhecimento e és dotado de sabedoria que aguardam o momento de desvelar-se.
Reflexiona, portanto, quanto possas, a fim de libertar-te das algemas que te escravizam à aparência, sem conceder-te o conforto do autoaprimoramento.
A multiplicidade das vozes que gritam em torno de ti, impedem-te a conscientização dos valores que dignificam a existência.
Quando te habitues ao silêncio, sentir-te-ás luarizado pelas claridades sublimes do amor de Deus e ser-te-á muito fácil a travessia pelas estradas perigosas dos relacionamentos humanos.
Compreenderás que a paz defluente da autoconquista, nada consegue abalar.
Com segurança e serenidade agirás em qualquer circunstância, feliz ou tormentosa, sem desespero, com admirável harmonia.
Torna o silêncio uma necessidade terapêutica, abençoando-te a jornada, ao mesmo tempo em que te propicia alegria de viver.
Desfrutarás de contínua alegria, sem galhofas nem vulgaridades, em situação de bem-estar natural.
São Francisco de Assis buscava o acume dos montes e as cavernas para, em silêncio, ouvir Deus.
Mas, não somente ele.
Todos aqueles que aspiram a plenitude atendem aos deveres do mundo e refugiam-se no silêncio para os colóquios com Deus.
 *
A exaustão que te toma o corpo e a mente, o vazio existencial que te visita com frequência, a apatia que te surpreende, a ansiedade que te aturde, são frutos espúrios da turbulência que te atinge.
Busca o silêncio e alcança-o.
Acalma-te e isola-te da multidão, uma e outra vez, e viaja calmamente no rumo do ser que és, e descobrirás tesouros imprevisíveis aguardando-te no interior.
Criado o hábito de incursionar, banhar-te-ás nas claridades refulgentes da palavra de Deus falando-te ao coração.
 Não postergues a luminosa experiência, iniciando-a quanto antes.


JOANNA DE ÂNGELIS

Médium: Divaldo Pereira Franco


Mensagem na sessão mediúnica da noite de 09/02/2015, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário