quinta-feira, 27 de julho de 2017

AUTORES DIVERSOS (ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS) - O SILÊNCIO - PARTE I

AUTORES DIVERSOS
(ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS)
O SILÊNCIO

PARTE I



ESPERA E AMA SEMPRE

 
Quanta aflição desaparecerá no nascedouro, se souberes sofrer em silêncio! Quanta amargura esquecida, se desculpares o fel!
Rogas a paz do Senhor, mas o Senhor igualmente espera por teu concurso na paz dos outros.
Reflete nas necessidades de teu irmão, antes de lhe apreciares o gesto impensado. Em muitas ocasiões, a agressividade com que te fere é apenas angústia e a palavra ríspida com que te retribui o carinho são tão somente a chaga do coração envenenando-lhe a boca.
Auxilia mil vezes, antes de reprovar uma só.
Os charcos emitem correntes enfermiças por não haver encontrado mãos que o secassem e o deserto provoca sede e sofrimento por não ter recebido o orvalho da fonte.
Deixa que a piedade se transforme no teu coração em socorro mudo, para que a dor esmoreça.
Não estendas a fogueira do mal com o lenho seco da irritação e do ódio!
Espera e ama sempre!
Em silêncio, a árvore podada multiplica os próprios frutos e o céu assaltado pela sombra noturna descerra a glória dos astros!...
Lembra-te do Cristo, o amigo silencioso.
Sem reivindicações e sem ruído, escreveu os poemas imortais do perdão e do amor, da esperança e da alegria no coração da Terra.
Busquemos NELE o nosso exemplo na luta diária e, tolerando e ajudando hoje, na estreita existência humana, recolheremos amanhã as bênçãos da luz silenciosa que nos descerrará os caminhos da Vida Eterna.

MEIMEI


Médium: Francisco Cândido Xavier
Fonte: Livro: Ideal Espírita – Francisco Cândido Xavier/Espíritos Diversos


Não há nada tão parecido com Deus em todo o universo como o silêncio.

MEISTER ECKHART
Escritor, filósofo e teólogo místico alemão
1260-1328



Recolhe-te todos os dias, a um lugar onde ninguém te vá perturbar e possas, ao menos durante meia hora, comodamente sentado, de olhos cerrados, não pensar em coisa alguma. Isso fortifica o cérebro e o espírito e por-te-á em contato com as boas influências. Neste estado de recolhimento e silêncio, ocorrem-nos sempre ideias luminosas que podem modificar toda a nossa existência. Com o tempo, todos os problemas que parecem insolúveis serão resolvidos, vitoriosamente por uma voz interior que te guiará nesses instantes de silêncio, a sós com a tua consciência. Todos os grandes espíritos deixaram-se conduzir pelos conselhos dessa voz íntima. Mas, não te falará assim de súbito: tens que te preparar por algum tempo, destruir as capas superpostas dos velhos hábitos: pensamentos e erros, que envolvem o teu espírito, que embora divino e perfeito, não encontra os elementos que precisa para manifestar-se.

PARACELSO
(Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus Von Hohenheim)

Na vida espiritual, aquilo a que se chama silêncio não é um mundo mudo. Os sábios do Oriente falam da “voz do silêncio” e é essa voz que eles se esforçam por ouvir. Para aquele que sabe escutar, o silêncio, o verdadeiro silêncio, tem uma voz, pois é a expressão da vida, da plenitude da vida divina.
A voz do silêncio é a voz de Deus. Só se pode ouvir esta voz em si próprio quando se consegue serenar todas as agitações interiores: revoltas, temores, cobiças… Esta voz de Deus confunde-se com a da nossa natureza superior; ela só pode exprimir-se quando todas as paixões se calaram.

OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV
Mestre espiritual e palestrante búlgaro

O silêncio interior é um estado tão difícil de alcançar! É preciso preparar as condições para ele durante todo o dia. A primeira condição é só alimentar pensamentos e sentimentos harmoniosos. Assim que sentis que estais a ficar impacientes, irascíveis, é inútil procurardes desculpas ou explicações de outra natureza: deixastes a desarmonia infiltrar-se em vós. Então, reagi!

OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV
Mestre espiritual e palestrante búlgaro


Acharás certamente que é difícil rezar se não souberes como o fazer. Cada um de nós deve ajudar-se a rezar: em primeiro lugar, recorrendo ao silêncio, porque não podemos pôr-nos em presença de Deus se não praticarmos o silêncio, tanto interior como exterior.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ
(Agnes Gonxha Bojaxhiu)
Missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia, e naturalizada indiana, fundadora da Congregação: “Irmãs Missionárias da Caridade”
1910-1997

Fazer silêncio dentro de nós mesmos não é fácil, mas é um esforço indispensável. Só no silêncio encontraremos um novo poder e uma verdadeira unidade. O poder de Deus tornar-se-á nosso, a fim de realizarmos todas as coisas como devem ser realizadas; o mesmo no que respeita à unidade dos nossos pensamentos com os seus pensamentos, nas nossas ações com as suas ações, da nossa vida com a sua vida.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ
(Agnes Gonxha Bojaxhiu)
Missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia, e naturalizada indiana, fundadora da Congregação: “Irmãs Missionárias da Caridade”
1910-1997

É no silêncio do coração que Deus fala; se te colocares diante de Deus no silêncio e na oração, Deus falar-te-á. E saberás então que não és nada. Só quando conheceres o teu nada, o teu vazio, é que Deus pode encher-te d’Ele mesmo. As almas dos grandes orantes são almas de grande silêncio. O silêncio faz-nos ver cada coisa com outros olhos. Precisamos do silêncio para tocar as almas dos outros.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ
(Agnes Gonxha Bojaxhiu)
Missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia, e naturalizada indiana, fundadora da Congregação: “Irmãs Missionárias da Caridade”
1910-1997




O Senhor, porém, está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra.

Bíblia - Habacuque 2:20

 
Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.

Bíblia - Provérbios 17:28

 
Estou calado! Não posso abrir a boca, pois tu mesmo fizeste isso.

Bíblia Salmos 39:9


Aquietem-se todos perante o Senhor, porque ele se levan­tou de sua santa habitação.

Zacarias 2:13
  
Ouve-me; cala-te, e eu falarei.

Jó 33:31


É melhor ser rei do teu silêncio do que escravo das tuas palavras.

WILLIAM SHAKESPEARE
Poeta e dramaturgo inglês – 1564-1616.

 

Aprende a relacionar-te com teu silêncio e com tua Luz interior. Recorda que tudo nesta vida tem um propósito que não há erros nem coincidências: todos os acontecimentos são bênçãos que nos são dadas para que aprendamos com eles e possamos crescer.

ELISABETH KÜBLER-ROSS
Psiquiatra suíça, pioneira no tratamento dos desenganados e na preparação para a morte.
1926-2004


O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora me sinto como se tivesse sido feito para o silêncio.


MAHATMA GANDHI
(Mohandas Karamchand Gandhi)
Líder pacifista indiano – 1896-1948
   

O silêncio é a doce linguagem dos Anjos e de todos os eleitos.

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
(Teresa de Lisieux)
Religiosa carmelita francesa – 1873-1897


A VOZ DO INFINITO


Através do universo visível, nosso espírito deve sentir a presença do universo invisível, sobre o qual estamos colocados. Tudo o que vemos não passa de aparência: o real é o invisível, a força, a energia, o que tudo leva para o infinito e o eterno. 
Pouco importa que o corpo desagregue depois da morte. A alma permanece. 
Na noite profunda e silenciosa tudo se move impulsionado pelo sopro divino. Nessas horas de tranquilo recolhimento, não ouvis a voz do infinito?

CAMILLE FLAMMARION
(Nicolas Camille Flammarion)
Astrônomo, escritor  e espírita francês, fundador da Sociedade Astronômica da França - 1842-1925.


É no silêncio e sossego que a alma piedosa progride e penetra nos segredos da Escritura.
THOMAS DE KEMPIS
Monge e escritor religioso alemão – 1379-1481


Quando se tiver aprendido a silenciar o mental às vontade e a concentrá-lo em um silêncio receptivo, então não haverá mais problema que não se possa resolver, nenhuma dificuldade mental para a qual não se possa encontrar uma solução. Na agitação, o pensamento é confuso e impotente; em uma tranquilidade atenta, a luz pode manifestar-se, abrindo horizontes novos às capacidades humanas.


MIRRA ALFASSA
(A Mãe)
Mestra e escritora mística francesa, discípula de Sri Aurobindo, fundadora do Centro Internacional de Educação – 1878-1973

O silêncio é a mais bela de todas as vozes.
RABI MENACHEM MENDEL DE KOTZK
Líder rabino hassídico polonês – 1787-1859



Derrama o desejo de seu coração diante do Pai, e espera em silêncio diante dele. Sempre deixe um tempo em silêncio ao orar, caso o Pai celestial queira te revelar sua vontade. Venha ao Pai como um filho indefeso, ferido por diversas quedas, destituído da fortaleza para permanecer em pé, ou do poder para te limpar a ti mesmo.
MADAME GUYON
(Jeanne-Marie Bouvier de La Motte Guyon)
Escritora e religiosa mística francesa, defensora do Quietismo – 1648-1717

O silêncio é o santuário da prudência.
BALTASAR GRACIAN
Baltasar Gracian y Morales
Escritor e filósofo espanhol – 1601-1658

Silêncio. Toda a infelicidade do homem vem de não saber ficar quieto em um recinto.
BLAISE PASCAL
Filósofo moralista, teólogo, matemático e
 físico francês – 1623-1662

Se possível, faz recair a conversa de teus amigos sobre cousas dignas e convenientes; e se, acaso, te encontras entre estranhos, guarda um prudente silêncio. 
EPICTETO
Filósofo grego estoico – 55 d.C.-135 d.C.

O silêncio permite observar as mais leves ressonâncias e o hábito de refugiar-se em si mesmo desenvolve uma sensibilidade cuja delicadeza revela os menores matizes dos afetos que nos interessam.
HONORÉ DE BALZAC
Escritor francês – 1799-1850

Só entende o valor do silêncio quem tem necessidade de calar para não ferir ninguém.
JEAN JACQUES ROUSSEAU
Filósofo e escritor iluminista suíço – 1712-1778

   
Tal como só a água parada pode refletir uma imagem perfeita, também só a superfície de um coração silenciado, privado de desejos, pode permitir ao aspirante ver a clara face do silêncio. Da mesma forma, uma pessoa vulgar não consegue ouvir a voz do silêncio, mas o místico ouve-a porque todo o seu ser se transformou em silêncio e harmonia.
SWAMI PRABHAVANANDA
Filósofo indiano, monge da Ordem Ramakrishna e mestre religioso – 1893-1976


Se conseguirmos serenar as ondas do pensamento, poderemos ouvir a chamada do silêncio do mais recôndito do nosso ser. De princípio será percebido muito levemente, mas gradualmente o aceno torna-se mais distinto. Se conseguirmos responder à chamada, experimentaremos paz e alegria. Mesmo até um pequenino esforço nos beneficiará. Um sério anseio por este silêncio trará grandes resultados. Será que não deveremos responder a esta chamada antes que seja tarde demais.
SWAMI PRABHAVANANDA
Filósofo indiano, monge da Ordem Ramakrishna e mestre religioso – 1893-1976

Tendo abandonado as coisas do mundo, esqueci as castas e linhagens; minha tecedura é agora no silêncio infinito, Kabir, tendo pesquisado a si mesmo, encontrou Deus em seu interior.
KABIR
Poeta e santo indiano
 1440-1518
  
Quando você entra em silêncio, desaparece o silêncio de Deus.
PARAMAHANSA YOGANANDA
Mestre espiritual, iogue, educador e palestrante hindu, fundador da Organização Selph-Realization Fellowship-SRF
1893-1952
 
Cala-te ou dize alguma coisa que valha mais do que o silêncio.
PITÁGORAS
(Pitágoras de Samos)
Filósofo e matemático grego
 cerca de 570 a.C-497 a.C


O silêncio é a forma mais poderosa de ensinamento transmitido do Mestre para o discípulo. Não existe palavra pela qual se possa transmitir o que é importante, as verdades mais profundas.
RAMANA MAHARISHI
Mestre espiritual de Advaita Vedanta
1879-1950

Se souberes de uma notícia que pode causar tristeza, guarda silêncio, deixa a outro a incumbência de anunciá-la.
SAADI DE SHIRAZ
Poeta e escritor sufi persa - 1184

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário