segunda-feira, 30 de maio de 2016

VERA COHIM / AMÉLIA - ORADOR ESPÍRITA



ORADOR ESPÍRITA:



       Se te propões a tarefa de expor a Doutrina Espírita, fazendo uso da tribuna, assenhoreia-te de algumas regras para que o exercício de transmissão seja bem sucedido.
       Não te limites a falar objetivando simplesmente desincumbir-se do tema que te foi proposto; compenetra-te, primeiro, de que falarás acerca de assuntos que já foram aprovados na espiritualidade e confia em que, à frente da tribuna espírita, os bons amigos da Vida Maior o inspiram.
       Antes de iniciares, liga-te com o Alto, através da meditação e da prece, ajustando o pensamento na mesma sintonia dos mentores da casa espírita e do teu guia espiritual. Em seguida aproxima-te confiante e deixa fluir, espontaneamente, o que trazes em teu coração.
       Se vais falar acerca dos que faliram, esclarece com amor e respeito, evitando imprimir à tua voz tom de acusação ou reproche.
       Não condenarás. Nunca o faças!
       Poderá parecer-te fácil a censura, mas é preciso aplicar a bondade e a compreensão. Considera sempre o impositivo e as implicações reencarnatórias, e a tua exposição será lúcida e fraterna.
       Enche-te de compaixão pelos que te escutam, nunca esquecendo que os que ali estão, em atitude respeitosa, trazem no íntimo tempestades da alma, angústias e receios, estão fatigados e, quiça, nada mais esperam da vida. Lança em tua prédica a semente da esperança, da concórdia, da fraternidade e do perdão.
       Evita o uso de palavras difíceis e impossíveis de serem assimiladas pelos que te escutam. Recorda que nem todos estão preparados para a grandiloqüência. Usa, portanto, da expressão simples, porém elevada, do ritmo discreto e da harmonia que existe na concisão.
       Não economizes, contudo na beleza e estesia do teu verbo. Salpica tua palestra com a poesia singela e cria panoramas de luz para os que te escutam.
       Isto servirá de refrigério para os que estão sedentos de uma boa palavra e vieram, talvez de longe, no afã de um pouco de conforto e de um roteiro de iluminação.
       Restaura a fé dos que estão combalidos, e alimenta com o Evangelho, os que estão famintos dele.
       Ao perscrutares com os olhos a assistência atenta, não te precipites em julgar a ninguém, seja pelo traje ou pela expressão facial. Lembra-te apenas que todos, pobres ou ricos, feios ou bonitos, podem ter cravado no coração o espinho do sofrimento e que a carne, por jovem ou velha, abriga dores inavaliáveis.
       Olha-os como a irmãos e fala-lhes de Jesus, o irmão de todas as horas.
       E se acaso estiveres mal disposto, triste ou aflito, esquece tua mágoa enquanto cauterizas a ferida alheia, derramando sobre ela o bálsamo do esclarecimento que educa e faz progredir.
       Não te incomodes se a tua exposição não foi a palestra formidável; importa que ela seja a que consola, elucida, educa e reanima.
       Outros expositores passarão pela tribuna trazendo cada um, a semente da verdade e do amor. A estas sementes acrescenta a tua, por pequenina e simples que ela te possa parecer.
       Não hesites nem te atemorizes quando chamado a esse serviço. Leva, por mercê da tua explanação, socorro benevolência e recursos mentais que ajudem o teu próximo a viver melhor.
       Tu já enxergaste o porto de segurança, mas sabes que muitos se encontram à deriva, desnorteados e sem rumo. Assim, oferta-lhes, pela palavra evangelizada, a bússola que os guiará no mar proceloso da vida, direcionando-os para Deus.
       
        “...mas eu digo que toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do juízo. Pois pelas tuas palavras serão ajustificado e pelas tuas palavras serás condenado”. Jesus

 
AMÉLIA


Médium: Vera Cohim

Fonte: Livro: Silenciosa Amizade – Vera Cohim/Amélia  – Editora DPL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário