sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

UM AMIGO ESPIRITUAL - PRUDÊNCIA



PRUDÊNCIA



A prudência é uma grande amiga, principalmente nos momentos em que algum perigo ameaça a estabilidade emocional, espiritual ou até mesmo física, do ser humano.

O prudente, por ser muito comedido, pensa com ponderação antes de tomar qualquer decisão, principalmente aquela que possa trazer alguma consequência, não só a si, mas sobretudo a outras pessoas.

Percebe-se a prudência através de um vocabulário que ornamenta palavras de bom senso. O prudente confia no que diz, uma vez que está alicerçado pelo bem adquirido nos livros feitos para reformas de atitudes.

A prudência, portanto, nunca fere, antes estimula a confiança com palavras de consolo, levando fé e esperança ao ouvinte menos esclarecido.

Usemos a razão para reconhecer entre tantos, o homem prudente. Talvez ele esteja bem mais perto do que supomos. Mas, a tendência humana de afeiçoar-se aos mais falantes, aos mais poderosos, aos mais admirados, faz cegar nossa capacidade de ver a luz da razão, no brilho que irradia desse irmão que veste o hábito da humildade.

Ele já aprendeu que o silêncio, muitas vezes, é tesouro inestimável em meio ao burburinho de vozes que falam e nada dizem. Calar na hora certa, é receita que o prudente prescreve a si mesmo.

O prudente sempre traz tranqüilidade, serenidade e confiança no olhar.

Ele nunca reclama, porque aprendeu que Deus sabe o que é melhor para cada um. Deixa-se guiar pelas premissas: Deus é meu pai. Todo pai quer o melhor para o filho, portanto, deixo que Ele escolha o que é melhor para mim.

O prudente nunca se faz notar através de atitudes estouvadas. Confia antes na beleza que trás dentro de si, nas suas próprias convicções, não necessitando se expor aos olhos dos outros. Este homem moderado, aprendeu a conter os impulsos da vaidade, do orgulho e da prepotência.

Cuidemos de observar melhor aqueles que nos rodeiam, e procuremos entre eles, aqueles que realmente toquem nossos corações pelos gestos simples e pelas atitudes ricas de tolerância.

Aprendamos, pois, com esses irmãos afortunados, a lição que se nos oferecem como exemplo de vida, sem nenhuma arrogância, contudo, de nos ensinar.

Que Deus proteja nossos irmãos prudentes, favorecendo-lhes cada vez mais possibilidades de nos fazer enxergar suas atitudes iluminadas para o bem, fazendo crescer em todos nós, uma consciência maior das nossas próprias atitudes.

Paz e muito amor a todos. 


Um amigo espiritual sempre presente.


Fonte: Psicografia recebida em 05/11/2.002,  no Grupo Espírita Missionários da Luz, de Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário