terça-feira, 24 de novembro de 2015

AUTORES DIVERSOS ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS - JESUS, O CRISTO



AUTORES DIVERSOS

ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS

JESUS, O CRISTO


PARTE I


  

Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?

“Jesus.”

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.
Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.


ALLAN KARDEC
(Hippolyte Léon Denizard Rivail) – francês
Codificador da Doutrina Espírita - 1804-1869.


Fonte: Livro dos Espíritos – Allan Kardec – Questão 625.

 
O PODER DA BONDADE


Nos tempos antigos, houve um rei poderoso que partiu do país à frente de um grande exército para se ilustrar em conquistas. Incendiou as cidades e as aldeias e reduziu os habitantes à escravidão. Depois, mandou gravar no bronze seus feitos de armas e conquistas. Enfim, mandou erigir um mausoléu gigantesco, e deu ordem que embalsamassem o seu corpo com perfumes preciosos para vencer a própria morte.
Mas o nome desse rei nos é desconhecido. Nossa face não se ilumina, nosso coração não bate mais depressa, quando dele ouvimos falar, e dia virá em que a chuva e as intempéries terão destruído até a última pedra do seu túmulo, e as tempestades de areia terão sepultado os seus vestígios como se jamais tivessem existido...
Há muito tempo, viveu também outro rei. Não tinha soldados, pois não derramava sangue nem incendiava casas, não imprimiu seu nome na rocha, mas gravou-o no coração dos homens. Estendia as mãos aos pecadores para erguê-los, depunha docemente o dedo sobre a fronte ou os olhos dos doentes para curá-los, iluminava a angústia dos pobres com o clarão da sua misericórdia. Prodigalizava a mais profunda compaixão àqueles que mais impiedosamente o perseguiam, e empenhava-se com ardor em livrá-los da maldade e do erro, por seus conselhos e exemplos. Perseverou até a cruz na paciência e no perdão.
Não construiu nenhum mausoléu como os reis da antigüidade, e contudo vê-se em todas as grandes cidades, como nas mais humildes aldeias, erguer-se para o céu a morada consagrada aos seu serviço, e até ainda mais alta que as habitações humanas, não longe nas neves eternas, e ressoam sinos de campanários em lembrança da obra-prima de seu amor.
Vejam o poder da bondade é mais duradouro que o poder das armas. Ilumina aos que se perdem como faz a luz da casa paterna, na escuridão da floresta.
Não temam nunca que a bondade e a caridade sejam prodigalizadas em vão, mas esforcem-se por que obra inteira de sua vida seja a bondade absoluta! Uma palavra suave, um ato de amor, eis o que é imortal, eis o que triunfa da ira e do desprezo e tributa glórias a Deus nosso Pai, eis o que será celebrado em silêncio e para sempre, em todos os séculos, no coração dos pobres e dos abandonados.

  
F. W. FOERSTER
(Friedrich Wilhelm Foerster)
 Pedagogo, filósofo e escritor alemão - 1869-1966.




Jesus foi um Mestre que nasceu com uma Missão: restaurar o amor, a caridade e a compaixão no coração do homem. Ele não teve egoísmo algum, nem deu atenção às alegrias e tristezas da vida. Ele possuiu um coração que respondeu ao chamado do sofrimento. Cristo ensinou as pessoas a amarem todos e servirem todos com compaixão. É somente praticando estes ideais que, verdadeiramente, se pode celebrar Seu aniversário. A adoração significa amar os outros com todo seu coração. Você deve viver em amor e levar uma vida de serviço altruísta, baseado no amor. Esse é o modo correto de celebrar o nascimento de Cristo.



SATHYA SAI BABA
Educador místico hindu - 1926-2011



Em todas as religiões, os aniversários das grandes personalidades são celebrados, mas os ideais pelos quais elas viveram não são lembrados e nem seguidos. Se você não deseja seguir os ensinamentos delas, as celebrações perdem seu significado e se tornam cerimônias artificiais. Não se está fazendo justiça às pessoas boas cujos aniversários estão sendo celebrados. Cristo ensinou às pessoas amarem todos os seres e os servirem com compaixão. Somente pela prática desses ideais pode-se verdadeiramente celebrar Seu aniversário. A Divindade interna deveria estar refletida em cada ação. O lugar da Verdade é em seu coração. Adorar Deus significa amar os outros com todo seu coração. Você deve viver em amor e levar uma vida de serviço desinteressado, baseado no amor. Esta é a única maneira correta de celebrar o nascimento de Cristo.



SATHYA SAI BABA
Educador místico hindu - 1926-2011


   


PARA MIM, JESUS É...:


Para mim, Jesus é...
A palavra que deve ser proclamada.
A verdade que deve ser contada.
A vida que deve ser vivida.
O amor que deve ser amado.
A alegria que deve ser partilhada.
A paz que deve ser doada.
O esfomeado que deve ser nutrido.
O nu que deve ser vestido.
O doente que deve ser curado.
O rejeitado que deve ser recebido.
O pequeno que deve ser abraçado.
O cego que deve ser guiado.
O mudo a quem se deve falar.
O drogado que é preciso ajudar.
O preso que é preciso visitar.
O estrangeiro que é preciso acolher.
O pobre que é preciso socorrer.
Para mim, Jesus é o meu tudo de tudo.


MADRE TERESA DE CALCUTÁ
 (Agnes Gonxha Bojaxhiu)
 Missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia, e naturalizada indiana, fundadora da Congregação: "Irmãs Missionárias da Caridade" - 1910-1997.

Fonte: fe-e-missao.blogspot.com/2007/03/para-mim-jesus.htm





De alguma forma, não só para o Natal, mas durante todo o ano, a alegria que você dá aos outros é a alegria que vem de volta para você. E quanto mais você gasta em abençoar os pobres e solitários e tristes, mais de retorno terá para seu coração se alegrar.


JOHN GREENLEAF WHITTIER
Poeta, abolicionista e advogado americano – 1807-1892



O dia de alegria mais uma vez se aproxima, ó Pai do Céu, e coroa outro ano com paz e boa-vontade.
Ajuda-nos a lembrar o nascimento de Jesus como Lhe é próprio, para que possamos partilhar das canções dos anjos, da alegria dos pastores e da adoração dos sábios vindos do Oriente.
Fecha as portas ao ódio e abre-as ao amor em todo o mundo.
Que a ternura acompanhe cada presente e bons votos estejam em toda saudação.
Livra-nos do mal pela bênção trazida por Cristo, e ensina-nos a ser feliz e a ter corações limpos.
Que a manhã de Natal nos traga a felicidade de sermos Teus filhos, e que à noite sejamos invadidos por pensamentos de gratidão, perdoando e sendo perdoados. Por Jesus, amém.

HENRY VAN DYKE
Pastor, escritor e diplomata americano
 1852-1933


 
Para mim, Jesus Cristo é a personalidade mais notável de todos os tempos, de toda a história, como Filho de Deus, Filho do Homem. Tudo o que ele disse ou fez tem valor para nós hoje, e isso é algo que você não pode dizer sobre qualquer outro homem, vivo ou morto.

SHOLEM ASCH
 -Escritor Polonês – 1880-1957




JESUS - O MAIOR LÍDER DO MUNDO


Eis um homem que nasceu numa aldeia obscura, de uma camponesa. Criou-se na obscuridade. Trabalhou numa carpintaria até a idade dos 30 anos. Passou três anos como professor itinerante, sem ter nunca exercido cargo oficial, sem possuir ao menos uma casa. Nunca escreveu um livro, nunca teve família, nunca estudou em colégios, nunca viajou mais de 300 quilômetros do lugar onde nasceu. Nunca fez coisa alguma das que indicam grandeza. Não teve credenciais, exceto sua personalidade. Não teve nada deste mundo exceto o poder da varonilidade divina. Enquanto era jovem, teve contra Si a opinião pública. Seus amigos fugiram na hora difícil. Um O negou. Outro O traiu. Foi julgado pelos inimigos. Morreu numa cruz entre dois ladrões. Seus executores lançaram sortes sobre Seu manto, a única coisa que possuía. Quando morreu foi sepultado num túmulo emprestado pela piedade de um amigo, ressuscitando pelo poder de Deus. Vinte séculos são passados e hoje Ele é o centro da raça humana e o Líder do mundo. Estou certo se disser que todos os exércitos que existiram, todas as marinhas que o mundo já possuiu, todos os governos do mundo e todos os reis da terra, somando todas as suas realizações, não influíram tanto sobre a vida do homem nem com tanto poder quanto aquela vida solitária e humilde do nosso Salvador.

 
PHILLIPS BROOKS
Clérigo episcopal americano e notável Pregador - 1835-1893


 

CARTA DE NATAL

                                        
Meu amigo. Não te esqueças.
Pelo Natal do Senhor,
Abre as portas da bondade
Ao chamamento do Amor.
Reparte os bens que puderes
Às luzes da devoção.
Veste os nus. Consola os tristes,
Na festa do coração.
Mas, não te esqueças de ti,
No banquete de Jesus:
Segue-lhe o exemplo divino
De paz, de verdade e luz.
Toma um novo compromisso
Na alegria do Natal,
Pois o esforço de si mesmo
É a senda de cada qual.
Sofres? Espera e confia.
Não te furtes de lembrar
Que somente a dor do mundo
Nos pode regenerar.
Foste traído? Perdoa.
Esquece o mal pelo bem.
Deus é a Suprema Justiça.
Não deves julgar ninguém.
Esperas bens neste mundo?
Acalma o teu coração.
Às vezes, ao fim da estrada,
Há fel e desilusão.
Não tiveste recompensas?
Guarda este ensino de cor:
Ter dons de fazer o bem
É a recompensa melhor.

Queres esmolas do Céu?
Não te fartes de saber
Que o Senhor guarda o quinhão
Que venhas a merecer.
Desesperaste? Recorda.
Nas sombras dos dias teus,
Que não puseste a esperança
Nas luzes do amor de Deus.
Natal!… Lembrança divina
Sobre o terreno escarcéu…
Conchega-te aos pobrezinhos
Que são eleitos do Céu.
- Mas, ouve, irmão! Vai mais longe
Na exaltação do Senhor:
Vê se já tens a humildade,
A seiva eterna do amor.

CASIMIRO CUNHA


FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
Médium espírita brasileiro, reconhecido como o maior psicógrafo de todos os tempos – 1910-2002





Nenhum comentário:

Postar um comentário