segunda-feira, 26 de outubro de 2015

UMBERTO FERREIRA - SOCORRO ESPIRITUAL E ESTUDO



SOCORRO ESPIRITUAL E ESTUDO


Um dos grandes benefícios que os Centros Espíritas prestam à coletividade é o socorro quando alguém se vê às voltas com problemas de natureza espiritual. Sem dúvida, é trabalho nobre e está plenamente de acordo com as finalidades do Consolador.

Os grupos que realizam essas tarefas merecem todo o incentivo, porquanto não se concebe Espiritismo sem amor, e o socorro espiritual é um tipo de caridade que não pode ser negligenciado.

É importante que os Centros Espíritas preparem equipes para desempenhar essas tarefas da melhor forma possível.

Talvez por reconhecerem a importância do tratamento espiritual, muitos Centros passam a realizar somente esse tipo de trabalho e os seus dirigentes se mostram bastante contentes por terem a casa sempre cheia. Não podemos esquecer, todavia, que os que recorrem ao socorro espiritual quase sempre estão interessados apenas na cura. Raros estão dispostos a se modificarem moralmente. E sabemos que a causa de todos os males da Humanidade está na imperfeição moral. Não há cura definitiva sem a reforma íntima.

Promover essa reforma é a grande missão do Espiritismo. Isso não se consegue apenas com as reuniões de tratamento espiritual. São indispensáveis as de estudo metódico da Doutrina. Sem essas, podemos conseguir o alívio de grande número de sofredores, mas não estaremos dando ao homem condições de entender a Lei de Deus em espírito e verdade para poder praticá-la.

Segundo Emmanuel (“Roteiro”, F. C. Xavier, Ed. FEB), o Espiritismo é “chave de luz para os ensinamentos do Cristo” e “será, pois, indiscutivelmente, a força do Cristianismo em ação para reerguer a alma humana e sublimar a vida.”

Não basta, portanto, curar os enfermos, libertar os obsidiados e deixá-los sem o conhecimento da Verdade que liberta do ciclo de erros e resgates.

O ideal é que o Centro Espírita acolha o sofredor, trabalhe pelo seu alívio e, depois lhe ofereça condições de estudar e praticar a Lei de Deus, que está no Evangelho e nos ensinamentos dos Espíritos.
O trabalho da cura é importante, mas a reforma íntima das criaturas é a principal tarefa do Espiritismo.


UMBERTO FERREIRA


Fonte: Reformador – janeiro, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário