sexta-feira, 24 de julho de 2015

DOLORES BACELAR / UM JARDINEIRO - O ROUXINOL E A LÁGRIMA


O ROUXINOL E A LÁGRIMA
       


A tarde iluminada em tons de madrepérola anunciava o noturno, quando  ouvimos cantar o rouxinol nas ruínas da pequena ermida.

Como um conserto de harpas angelicais, o canto daquela ave trazia-nos ao coração uma mensagem de paz e harmonia.

Embevecidos, escutávamos...

Então o “rish” começou a narrar uma antiga lenda:

- Há muito tempo atrás, certa avezinha que não sabia cantar vivia triste no bosque, enquanto as outras aves escutavam em harmonioso gorjeios a alegria das alvoradas e a tristeza dos ocasos.

Ao vê-la infeliz, a fada do bosque segredou-lhe um dia, meio misteriosa:

- Se beberes a lágrima milagrosa, aquela mais triste, entre todas as lágrimas do mundo, poderás cantar, e teu canto simbolizará para sempre a harmonia da Natureza.

- Se assim for – exultou a ave – como serei feliz, então!

- Não, pequena ave, porque teu canto jamais será compreendido neste mundo.

E assim dizendo, a fada do bosque desapareceu entre a pétala de uma orquídea branca.

A avezinha, voou, pensativa...

Onde estaria a lágrima mais triste que a faria cantar?

Lembrou-se então de certa mulher, uma camponesa, que chorava inconsolável a morte do filho único.

Deixando o bosque, voou para a casa dessa mulher, onde pousou no telhado. Ouviu o som de uma cantiga de ninar vindo do interior da casa. Era a voz da camponesa que acalentava a um novo filho.

- Já não há tristeza nessa voz... – pensou a ave. E voou para longe.

Talvez – imaginava – a lágrima mais triste do mundo estivesse no olhar de uma criança órfã. Certa vez vira um menino que perdera o pai e vivia tão  infeliz que seus olhos fatigados pelo pranto, perderam o brilho e cor, como boninas emurchecidas.

Procurou a criança e encontrou-a sorrindo entre brinquedos, feliz, abrigada em novo lar.

Desanimada, a avezinha voou para mais longe. Certamente jamais encontraria a milagrosa lágrima de que falara a fada do bosque.

Enquanto voava, ocorreu-lhe que talvez ela brotasse no olhar das almas sem amor, e com isso renasceu em seu coraçãozinho a esperança.

Ouvira falar de certa jovem que morria de dor porque seu noivo a deixara no último inverno, e passava os dias ao pé de uma maciera onde recordava os instantes felizes que ali vivera junto ao seu amado.

O pequeno pássaro encontrou-a sob a mesma árvore, porém trocava juras de amor com outro jovem.

- É primavera – diziam as flores da macieira, a lembrar que os amores humanos passam com as estações...

Voou então para bem longe... ansioso de fugir a tudo, esquecer sua vidinha inútil, sem poesia, sem a alegria das manhãs e tardes de sol.. Esqueceria mesmo seu sonho de um dia cantar entre os pássaros... Voou em desespero, durante muito tempo. Atravessou campinas e desertos, sobrevoou altas montanhas, até que cansado, pousou nos galhos de uma oliveira. Percebeu, então que alguém falava ali bem perto. Ouviu uma voz suave, diferente de outras vozes, que dizia mansamente:

- Vinde a mim todos os que sofrem... Todos os pequeninos...

Era a voz do divino “Swami” que peregrinava pela terra a pregar o amor e a esperança entre a multidão dos miseráveis.

- Sou pequenino e sofro... – pensou a avezinha. E atraída pela voz, como todos os tristes e sofredores, passou desde aí a acompanhar o “Swami” a toda parte. Se o Mestre Divino caminhava em meio aos bosques perfumados de Jericó, ou nas planícies da Samaria, perto dele voava a avezinha. Seguindo-o, pousava, ora sobre um mastro das embarcações do mar da Galiléia, ora sobre os cedros do monte Cinor.

Acompanhando o “Swami”, aspirou o pó de muitas estradas, conheceu povos e cidades estranhas. Percorreu vales e montes, sempre a seguí-lo, incansável, sem medir distâncias. Ouvindo-o, esquecera as mágoas, compreendeu que, além de sua vida, havia sofrimentos e dramas ainda maiores que o seu. Se não cantasse mais. Não lhe importaria.. Importava conhecer o amor e a bondade como os ouvira ensinar o “Swami”, desde Nazaré a Jerusalém, do monte Hermon ao Tabor.

Onde estivesse o Mestre, ali estava a avezinha, pousada em alguma parte, a ouvi-lo em silêncio... Seus pequeninos olhos, fitando a figura do Mestre, pareciam entendê-lo mais que aqueles que o acompanhavam.

E naquela tarde, a tarde do Sermão da Montanha, enquanto o “Swami” entoava o cântico da misericórdia divina, o pequeno pássaro escutava-o em êxtase. A folhagem dos sicômoros  também estremecera a ouvir a balada das bem-aventuranças, e um raio de sol retardara-se no ocaso, esperançoso de ouvi-la.

Ao soar a última nota do sublime canto, a avezinha chorava o doce pranto das almas que encontram Deus...

No entanto, a multidão que seguira o “Swami” até ali, já se dispersara. A maioria viera em busca de alimento material, porque ouvira contar sobre a multidão de peixes. Muitos, inclusive, partiram a murmurar impropérios e escárnios. Até mesmo os discípulos do “Swami” tinham-no deixado naquele momento, sozinho sobre o monte.

E seu olhar de tristeza infinita e de infinita piedade, acompanhou a multidão descendo a montanha, na pressa de satisfazer os apetites materiais.

Distante, recortada entre os rochedos nus, sinuosa e íngreme, avistava-se a ladeira do Sangue  conduzindo ao Gólgota.

Além, no monte das Oliveiras, perto da aldeia de Betfagé, delineava-se a silhueta do Templo, fulgurante de ouro e mármore, esplendendo como a neve do Hermon sob o sol.

Lá embaixo, amontoadas e sujas, as casas do eirado de Jerusalém lembravam ninhos de vespas.

E o “Swami” estremeceu diante daquele cenário...

O Getsêmani, o Sinédrio, a multidão a apedrejá-lo, a Cruz e o Calvário, antecederam-se em sua mente. Sofreria até mesmo a negação de Cephas, seu amado discípulo, o que haveria de entristecê-lo mais que a traição de Judas.

De olhos no infinito, o doce “Swami” exclamou em angústia:

- Oh! Pai, que eu beba até o fim o cálice das amarguras, mas que a Humanidade aprenda a amar o amor pelo Amor...

Tristeza indefinível envolvia o olhar do Mestre... Chegavam até ele, ainda, os insultos e zombarias da multidão insatisfeita. Quando compreenderiam o cântico das bem-aventuranças?  E seu coração pulsava pleno de piedade pelas fraquezas e misérias humanas...

Um gemido escapou-lhe do peito, triste e doloroso, ressentindo toda a ingratidão, incompreensão e abandono dos homens por quem breve ofertaria a vida...

Naquele instante – conta a lenda – o pequeno pássaro, único que não se retirara do monte, veio pousar, aflito, aos pés do Mestre, compadecido de sua dor.

Com olhos ansiosos, o peito arfante, a avezinha parecia dizer ao amado “Swami”:

- Não chores, divino “Swami”...  Os homens  não compreenderam ainda o teu cântico, mas as aves, quando estiveres junto ao Pai, o repetirão por toda a terra. A Humanidade despertará um dia, e cantará, toda ela, o teu Evangelho, alcançando a Harmonia e a Paz das Bem-Aventuranças.

O “Swami” curvou a cabeça e fitou a pequena ave. Seus olhos estavam banhados de pranto, e do olhar do Mestre uma lágrima caiu, trêmula, no bico da avezinha...

E foi aí, então... diz a lenda – que a Natureza embevecida, ouviu pela primeira vez o canto do rouxinol.




                               UM JARDINEIRO



Médium: Dolores Bacelar
Fonte: Livro:A Sombra do Olmeiro – Dolores Bacelar/ Um Jardineiro – Editora Correio Fraterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário