quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MARILUSA MOREIRA VASCONCELLOS / CASTRO ALVES - SE EU VOLTASSE


SE EU VOLTASSE: 

                      (Trechos):

Mas, ainda, se eu pudesse,
Jesus, voltar aos teatros,
erguer os braços em brados,
para o povo me ouvir,
por certo, Jesus, ousava
falar de outra alma escrava:
a da criança perdida,
que na rua vi surgir!

Destes pés nus nas sarjetas,
as mãos a estender pedintes,
aos passantes que com acintes,
dela se afastavam logo.
Eu gritava: Liberdade,
da miséria e da orfandade!
Voltava da Eternidade
com o verbo ardendo, em fogo!

Diria Brasil gigante,
amparai o passo errante
da criança abandonada!
E estendei na cruz do povo
a escola, o lar de um Covo,
casas de amparo ao infante.
É esta luta que garante
a era de um mundo novo!

Eu diria: Companheiros,
estes braços pequeninos
são as cruzes que espalhastes
nos vossos torpes caminhos!
Eu diria: Ide! Arrancai
do abandono a criança!
Dai-lhe a fé, a confiança,
para o futuro, marchai!

Eu diria: É uma vergonha
que tanta dor se interponha
entre Jesus e os felizes!
Se podeis marchar, avante!
Tendes na meta o infante!
Não pretexteis o cansaço,
que ontem foi forte o braço,
para criar infelizes!

Eu diria: É uma infâmia
o mendigo esfarrapado,
o moleque espoliado,
e a menina a se perder!
Se a criança é flor da vida,
ei-la aqui qual mendiga,
pisada, alheia, ofendida,
sem presente, nem passado!

Eu diria: Meu Jesus,
dai-nos a força e a coragem,
para vencer com vantagem
obstáculos transpor!
Tendo nos braços erguidos
estes corpos esquecidos,
jamais seremos vencidos
na força de teu amor!

Anjos do bem! Levantai-nos
para os dias de labuta,
que terrível é esta luta,
contra a miséria moral!
Somos novos combatentes,
pela infância oprimida,
daremos a nossa vida,
e a força do ideal!

Médium: Marilusa Moreira Vasconcellos
Espírito: Castro Alves
Fonte: Trechos do livro: Desconte um Conto - Marilusa Moreira Vasconcellos/Espíritos Diversos - Editora Espírita Radhu Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário