terça-feira, 25 de outubro de 2011

CARLOS TORRES PASTORINO - MAUS HÁBITOS / PRECE / CONFIE / COMPARAÇÃO


MAUS HÁBITOS:

Todos nós temos nossos maus hábitos, alguns dos quais “carinhosamente” cultivados.
No entanto, precisamos corrigir-nos deles.
A primeira coisa é reconhecer que os temos. A segunda é lutar por desvencilhar-nos deles.
Inconscientemente nos acostumamos a fazer certas coisas que depois, descobrimos ser um mau hábito (por exemplo: deixar as coisas fora do lugar, após usá-las; não limpar bem os móveis; varrer mal; não levantar-nos na hora certa, “remanchando” na cama; responder mal às pessoas que falam conosco, etc.)
O pior é que, de modo geral, quando o descobrimos, o mau hábito já se enraizou em nós de tal forma, que se tornou quase uma segunda natureza.
E aí vem o difícil, combatê-lo e expulsá-lo...
Como agir?
Em primeiro lugar, quem quiser realmente corrigir-se deve evitar de pensar no hábito. Quanto mais pensar nele, mesmo com a intenção de combatê-lo, mais se aprofundará em si mesmo.
Em segundo lugar, não ficar repetindo a cada instante: “eu tenho um péssimo hábito, de...” Nada disso!
Procure a cura pela mentalização positiva. Todas as vezes que puder, repita para si e para as outras pessoas: “estou conquistando um hábito maravilhoso, de...”.
Então modifique seu modo de pensar. Por exemplo: você costuma, ao chegar a casa, deixar sua roupa pelas cadeiras. Comece a pensar consigo mesma: “todos as vezes que chego a casa, dobro e guardo minha roupa”.
Procure convencer-se de que seu feitio é esse. E ficará admirada, dentro de algum tempo, quando verificar que está fazendo o que desejava sem sequer pensar! Já faz tudo automaticamente. Por quê? O subconsciente anotou seu pensamento positivo, e fê-lo realizar-se, sem necessitar de nenhuma ordem da mente consciente.
O hábito é exatamente o resultado de uma ação do subconsciente. Tanto fazemos, pensamos ou dizemos certas coisas, que acabamos fazendo-as inconscientemente.
Neste ponto entra a “segunda natureza”.
Ora se o mecanismo é esse, podemos utilizá-lo para corrigir-nos de maus hábitos, fazendo-os sair pela mesma porta por que entraram.
O essencial é saber agir.
Não adianta permanecermos a pensar no mau hábito: isto o aprofunda mais. Não adianta ficar repetindo: “não quero mais agir assim”. Você continua afirmando (embora com a partícula negativa à frente) a ação que deseja suprimir. Não. Faça o oposto. Pense, fale, repita o oposto da coisa.
Se você é impulsiva, ao invés de dizer: “não quero ser impulsiva”, diga antes: “estou cada vez mais calma”. Se você disser a primeira frase, a cada repetição da palavra “impulsiva”, você manda um impacto ao subconsciente. Se ao contrário você repetir a segunda frase, a palavra “calma” se irá imprimindo no profundo de seu ser. E quando menos esperar, quando abrir os olhos certa manhã, verificará com espanto que reagiu com admirável calma a uma situação que, meses antes, a faria dar saltos e esbravejar ameaças.
Não combata de frente os maus hábitos: substitua-os por bons hábitos, pouco a pouco, sem violência. Modifique seu modo de pensar, que é o pensamento a base de nossa vida e de nossa felicidade. Fonte: Livro: Teu Lar, Tua Vida – Carlos Torres Pastorino – Sabedoria Livraria e Editora Ltda.


PRECE:

Mestre e Senhor, mantém-me na cabeça
tua sublime luz que me ilumina.
Que tua vontade santa me esclareça,
e nunca o mal se fixe na retina. 

Mestre e Senhor, que nunca me apareça
no coração a mágoa que nos mina.
E se a tristeza vem, com treva espessa,
que eu a torne alegria peregrina. 

Se me ferir calúnia funda e escura,
que eu responda não só com o perdão,
mas com desejos bons e de ventura. 

Que em cada ser eu veja o meu irmão,
e derramando amor, com alma pura,
que a todos distribua o coração. Fonte: Livro: Farrapos d'Alma – Carlos Torres Pastorino – Livraria São José – Rio de Janeiro – 1958.
  
 
C
ONFIE!:
 
Nem tudo o que nos aborrece e faz sofrer é, forçosamente, um mal.
Quando os irmãos de José o venderam, o que parecia um mal tornou-se maravilhoso bem, pois lhe deram oportunidade de chegar a ser governador do Egito.
Tenha confiança no Pai, que sabe extrair o bem daquilo que nos parece um mal.
Não se desespere.
Confie e siga à frente! Fonte: Minutos de Sabedoria – Carlos Torres Pastorino – Vozes.
  
 
COMPARAÇÃO:
 
Tua boca só tem palavras boas
consolo para os tristes, tolerância
com que, sem exceção, sempre perdoas,
bênçãos para os amigos, sem jactância. 

Em tua boca crescem, das pessoas,
as virtudes em rútila fragrância;
e nunca dos mais fracos apregoas
os erros, os pecados, a ignorância. 

Boca gentil, bonita, abençoada,
boca amorosa e boa, sorridente,
que cura o enfermo e alegra a renegada. 

Eu amo tua boca, que traduz
só bondade, porque minha alma sente
que era assim mesmo a boca de Jesus. Fonte: Livro: Farrapos d'Alma – Carlos Torres Pastorino – Livraria São José – Rio de Janeiro – 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário