sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SHYRLENE SOARES CAMPOS / CECÍLIA MEIRELES - O QUE É O AMOR?



O QUE É O AMOR?  
 
Perguntaram certa vez para um poeta, o que é o amor?
Ele falou:
- “Amor é o olhar doce da mulher que eu amo. É o sorriso aberto e franco. São as mãos que chegam para acariciar, num afago suave, amigo. Amor é essa saudade que me faz versejar, mesmo quando eu estou sozinho, cansado ou esquecido. Amor é ser poeta. Ser poeta é amar.”
Perguntaram a uma criança, o que é para você o amor?
E a criança falou:
- “Amor é deixar eu fazer tudo o que quero, as minhas traquinagens, é sujar a boca, não ter que lavar as mãos, não ter que andar com vestido engomado, nem com o terninho apertado. Amor para mim é eu ter o direito de poder brincar, de poder falar quando quero, de gritar, de sorrir. Para mim isso é amor.”
Perguntaram para um velho, o que é amor para o senhor?
E ele respondeu:
- “Amor para mim é o passado. O passado cheio de lembranças. São os momentos felizes que eu vivi. São as imagens que guardei na retina. Amor para mim foram instantes pequenos, passageiros, finitos. Agora, eu sei o que me espera. Mas amor para mim, no momento, em que sou velho, basta, às vezes, o acalanto de um sorriso, seja ele de quem for, um copo d’água, um gesto amigo. Amor para mim só se resume nisso.”
E perguntara para a mulher que esperava o seu filho, o que é amor?
- “Amor é permutar amor e deste amor gerar alguém que é fruto da nossa vida. Amor é a gente se imolar num berço, com os olhos cheios de pranto, e ver esse filho crescer, e jamais se lembrar que por ele nós choramos. Amor é ser capaz de comer menos pão para que o filho se alimente mais, e ficando forte e saudável seja capaz de com toda a pompa virar o rosto, sem olhar para trás. Amor é cada dia pedir pelos filhos, pela sua vida, pela sua paz, para que sejam felizes, sendo que em nenhum instante eles são paz, nem preocupados estão com a nossa felicidade. Mas amar é gerar dentro da alma todos os sentimentos mais nobres que existem na face da terra, e quando esse sentimento desabrocha e o ser que a gente ama tanto e ao qual deu vida, só nos dá a morte da esperança no olvido doloroso, no esquecer do nosso desvelo, no esquecer dos dias que passamos distante a esperar por um agrado, uma lembrança, um abraço.”
Aí, é virar para Deus e falar:
- “Ah! Deus, você colocou nos braços de Maria um filho que você sabia que ela iria perder, mas que a humanidade inteira iria ganhar. Iria ganhar na salvação, na alegria cristã, no desvelo, no amor, que é o amor de todos os amores. Ah! Mãe de Jesus, para todas as mães, para todas as mulheres, para todos os homens, para todos aqueles que crêem, que amam, que servem, eu digo que amar, amar é ser capaz de estender de igual forma aos filhos que não são nossos a mesma extensão de amor, de preocupação de desvelo, de carinho.
Amar é ser capaz de chorar por pessoas que não são consangüíneas nossas, mas que nos tocam as fibras mais puras do sentimento porque somos cristãos. Amar é querer abraçar a humanidade, é não se sentir cansado, em instante algum, em servir a Deus, ao servir ao mestre Jesus. Amar na sua essência mais pura, não é só amar o belo, é amar a tudo, é ser capaz de numa pessoa deformada transformá-la numa pessoa feliz, numa pessoa que caminha radiante, porque o nosso amor as fez sentir que são amadas. Amar é o que vocês fazem. Amor é o que vocês representam.  
 
Médium: Shyrlene Soares Campos 
Espírito: Cecília Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário