segunda-feira, 15 de agosto de 2011

JOSÉ TADEU SILVA - VITÓRIA


VITÓRIA:

Conta-se que há muito tempo, havia na Índia um sábio que era grande conhecedor das leis espirituais.
Um dia reunindo-se com seus discípulos passou-lhes a contar a história de dois irmãos que viviam numa pequena aldeia perto do Rio Ganges. 
Um deles era soldado do exército, o outro, o mais novo, era alcoólatra, desses que vivem caídos pelas sarjetas.
Certo dia o soldado recebeu um recado, dizendo que ele deveria se apresentar, pois seu país tinha acabado de entrar em guerra e estavam precisando de homens nos campos de batalha. 
Seu irmão mais novo, sabendo do ocorrido, quis partir também, pois muitos jovens não sendo soldados estavam partindo. Porém, não lhe foi possível, pois, nas condições em que se encontrava seria uma presa fácil nas mãos do inimigo.
Quando seu irmão partiu, resolveu ele fazer uma grande transformação em sua vida, para que um dia pudesse servir a sua Pátria.
E assim aconteceu, enquanto seu irmão lutava contra outros homens, ele lutava contra si mesmo, contra os próprios impulsos inferiores. 
Quando chegou um dia em que ele estava pronto para partir, seu irmão retornou trazendo notícias de que a guerra tinha terminado e que seu país havia vencido a batalha.
Quando o sábio terminou sua história, perguntou aos seus discípulos: - Qual dos dois irmãos travou a maior batalha?
Depois que todos responderam, ele concluiu: - Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias.
Refletindo nesta bonita história, os benfeitores nos ensinam que: nós confundimos muito esta questão da vitória de vencer na vida.
Nossa existência aqui não é constituída apenas em trabalhar, ganhar dinheiro, comer, beber, dormir e divertir, aliás se assim o fosse a vida seria sem graça não teria nenhum sentido.
Existem valores maiores que são os valores internos, espirituais. De repente nós entramos numa neurose materialista, queremos vencer custe o que custar, e com isto viramos uma máquina, começamos atropelar as pessoas que estão ao nosso arredor, a magoa-las e esmagá-las.
Ainda mais, perdemos tantas coisas boas, importantes que acontecem no nosso dia a dia. Cegos pela vitória não aproveitamos, não curtimos nada.
Na vida precisamos vencer por fora e por dentro. Tem pessoas que dão o sangue e chega um momento que vencem, muito sucesso, fama e dinheiro. Isto é: Venceu por fora, mas por dentro é uma criatura infeliz, vazia e sofredora.
Os benfeitores falam que o mais importante na vida não é vencer dezenas de pessoas, ultrapassar centenas de irmãos nossos, mas primeiro ultrapassar e vencer a si mesmo. Precisamos buscarmos a vitória de dentro para fora, vencendo primeiro os nossos inimigos de outrora como egoísmo, orgulho, ganância e tantas outras imperfeições que nos impedem a vitória maior da vida que é a paz, alegria e amor.
Resumindo a mensagem, a espiritualidade nos ensina que: - Nem mesmo Deus pode transformar em derrota a vitória do homem que venceu a si mesmo.
 

Fonte: Mensagens do CD Seguindo Jesus - José Tadeu Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário