sábado, 5 de outubro de 2019

SANTO AGOSTINHO - TEXTOS E PENSAMENTOS SELECIONADOS

Santo Agostinho, foi um dos colaboradores da luminosa falange do Espírito de Verdade no período da Codificação Espírita.

Selecionamos alguns textos e pensamentos dele, quando encarnado:


FOI ELE QUE NOS FEZ!


Interrogo o céu, a luz, as estrelas, e eles me respondem: não somos o Deus que tu buscas. E digo a tudo o que me rodeia: falai-me de meu Deus,  já que vós não o sois. Dizei-me algo sobre Ele. E uma voz estrepitosa me diz: "Foi Ele que nos fez".
Interroguei o universo sobre o meu Deus e ele me respondeu: Eu não sou Deus, sou sua obra.
E, contudo, amo uma certa luz e uma certa voz, um perfume, um alimento e um abraço, quando amo o meu Deus: a luz, a voz, o perfume, o alimento, o abraço do homem interior que está em mim, onde brilha para minha alma o que o espaço não encerra, onde recende um perfume que o tempo não dissipa, onde se saboreia um alimento que a avidez não consome, onde tem lugar um abraço que a saciedade não desfaz.
É isso que amo quando amo a Deus.
Fonte: Livro: Os Salmos com Santo Agostinho - A. G. Hamman (Seleção e tradução) - Edições Loyola.


INVOCAÇÃO À VERDADE


Ó verdade, luz do meu coração, não me falem as minhas trevas. Por elas me deixei escorregar, e obscureci-me. Mas mesmo no fundo desse abismo, amei-vos.
Errei mas recordei-me de vós a exortar-me a que voltasse. Porém dificilmente podia ouvi-la, por causa do tumulto dos turbulentos! 

Agora, ardente e anelante, volto à tua frente. Ah! Ninguém me impeça; beberei e assim viverei. Oxalá eu não seja a minha própria vida! Por minha culpa, mal vivi, causei-me a morte. Em vós revivo. Falai, conversai comigo. Acreditei nos vossos Livros, cujas palavras encerram grandes mistérios.
Fonte: Santo Agostinho - As Confissões - Livro XII - 10,10.



TENHO CERTEZA DE QUE TE AMO

Estou seguro, Senhor de que te amo; disso não tenho dúvidas.
Tocaste-me o coração com tua palavra e comecei a amar-te.
O céu, a terra e tudo o que neles existem dizem-me por toda parte que te amo, e não cessam de repeti-lo a todos os homens "de modo que eles não têm desculpa" (Rm 1,20).
Terás compaixão mais profunda de quem já te compadeceste, e usarás de misericórdia para quem já foste misericordioso.
De outra forma, o céu e a terra pronunciariam teus louvores a surdos.
Fonte: (Confissão X,6,8).




TARDE VOS AMEI!


Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde Vos amei!
Eis que estavas dentro de mim, e eu lá fora a procurar-Vos!
Eu, disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estavas comigo, mas eu não estava contigo!
Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria se não existisse em Vós. Porém chamastes-me com uma voz tão forte que rompestes a minha surdez!
Fulguraste, e o brilho de tua luz afugentou minha cegueira!
Exalaste teu perfume, respirei-o suspirando por Vós.
Saboreei-Vos, e agora tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me, e eis que estou ardendo no desejo de vossa paz.
Fonte: Livro: Confissões - X, 27 - Nova Cultural.


PENSAMENTOS SELECIONADOS


Quando tu afastas do fogo, o fogo continua aquecendo, mas tu esfrias! Quando te afastas da luz, a luz continua brilhando, mas as sombras te envolvem! O mesmo acontece quando te afastas de Deus.

Quanta riqueza guarda o homem dentro de si, porém, de que lhe adianta se não se busca e investiga.

Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.

♥Se eles conseguiram chegar à santidade, porque não posso chegar lá também eu?

Se não és capaz de falar sabiamente, procura, ao menos, que tua vida sirva de lição. Faz que teu modo de viver seja um eloquente discurso.

Senhor, ao fugir das coisas más, eu me corrijo: corrigindo-me, começo a desejar as coisas boas e ao começar desejá-las, estará dentro de mim o temor puro.

Todo homem deseja a felicidade, mas nem todos a procuram onde é preciso que seja procurada.

Um homem sem religião, é um peregrino sem meta, um questionado sem resposta, um lutador sem vitória, um moribundo sem nova vida.

 ♥Não digas que os tempos passados foram melhores que os de agora. Os bons dias são feitos pelas virtudes, os maus pelos vícios.

Mesmo quando o mel é abundante, a abelha não tem as asas inúteis.

♥A oração é uma chave que nos abre as portas do céu.

A oração é a elevação do espírito a Deus.

A oração é o apoio no perigo, o remédio dos doentes, o escudo dos fracos, o perfume dos cidadãos superiores.

A oração, quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede d'Ele.

Amando a Deus nos tornamos divinos; amando ao mundo nos tornamos mundanos.

A leitura dos maus livros nos ensina a ver sem horror o mal, a dele falar sem pejo, e a criticá-lo sem que nos envergonhemos.

♥Eu pecava, porque em vez de procurar em Deus os prazeres, as grandezas e as verdades, procurava-os nas suas criaturas: em mim e nos outros. Por isso precipitava-me na dor, na confusão e no erro.

♥Nenhum homem tem o direito de levar uma vida de tão grande contemplação a ponto de negligenciar o serviço devido a seu próximo, nem tem o direito de entregar-se de tal forma a vida ativa a ponto de esquecer-se da contemplação de Deus.

♥O pecador, ainda que seja rei, é escravo, não de um único homem, mas de tantos senhores quantos sejam seus vícios.

♥Os maus não são bons porque os bons não são melhores.

♥Os rios volumosos são feitos de pequenas gotas d'água. Uma minúscula fenda num barco, se não for notada e controlada a tempo, é causa suficiente para afundar o barco no mar.

♥Por acaso a própria vida não é parecida com a morte.

♥Não vivi em outro corpo antes de entrar no ventre de minha mãe?

O orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.


É melhor seguir o bom caminho mancando do que o mau de pé firme.


Reparai, Senhor misericordioso, como os filhos dos homens seguem fielmente as regras de ortografia recebida dos primeiros mestres, e, no entanto, desprezam as leis da salvação eterna de Vós recebidas.


SANTO AGOSTINHO (Aurélio Agostinho) - Bispo de Hipona, escritor, teólogo, filósofo, natural de Tagaste, atual Argélia - 354-430.

Nenhum comentário:

Postar um comentário