sexta-feira, 26 de outubro de 2018

AUTORES DIVERSOS (ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS) - RIQUEZAS E TESOUROS


AUTORES DIVERSOS
(ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS)



RIQUEZAS E TESOUROS


GESTO DESINTERESSADO

Em imponente mansão de bairro elegante, vizinha à grande favela onde milhares de trabalhadores habitavam casebres paupérrimos, um homem ainda jovem banhava-se nos suores da agonia.
Familiares atentos e apreensivos cercavam-lhe o leito faustoso, onde a moléstia o retinha por alguns meses, subjugado por dores físicas e morais.
Aproximando-se da grande viagem, o doente meditava sobre a vida que lhe transcorrera fácil, na esteira das ilusões materiais e do poder sem contraditas. Relembrou familiares e amigos que lhe emolduraram os dias, e a nenhum endereçou pensamentos de gratidão ou empatia. Ao revés, nem um só dos que lhe participaram a existência, lamentavam a iminente separação.
Quanto mais pesado se fez o silêncio em torno, uma criada da casa veio solicitar a atenção da esposa do enfermo, a informar-lhe que um homem humilde desejava visitar o agonizante. Ante a surpresa dos presentes, foi introduzido na câmara, onde olhares de indagação o receberam, friamente.
O estranho abeirando-se do leito mortuário, descobriu-se reverente e orou por quem, um dia, num gesto desinteressado, doou-lhe um teto humilde. Terminada a singela prece, recuou, tão humildemente como entrara e, decorridos poucos minutos, o enfermo desencarnou, serenamente.
Uma prece de gratidão, nascida do fervor do humilde operário, facilitou aos espíritos benfeitores a tarefa de desligarem do corpo físico, a alma do rico que, como única riqueza, às portas do grande além, contou com o reconhecimento do semelhante, por benefício há muito esquecido.
Eis a riqueza, meus irmãos, que conosco transportamos onde quer que vamos: O bem e o amor que doarmos de nós.
Paz!

CAMILO CHAVES
 
Médium: Giva Teixeira Oliveira
Fonte: Livro: De Mãos Dadas Caminhamos Juntos                  
  
Nós somos o Tesouro escondido do Universo. Nós possuímos o Reino Eterno. Nós transpusemos as trevas da água e da terra. E nós encontramos Elias e a Fonte da Juventude: Era nós mesmos.

JALAL AD-DIN RUMI
Poeta, escritor, jurista e teólogo místico sufi persa, fundador da Ordem dos Dervixes Dançantes
 1207-1273
 

Quantos tesouros guarda o homem dentro de si, porém, de que lhe adianta se não se busca e investiga.

SANTO AGOSTINHO
Bispo de Hipona, escritor, teólogo, filósofo, natural de Tagaste, atual Argélia - 354-430

 
Todas as vezes que aperto a mão de um novo conhecido, penso: Louvado seja Deus! É mais uma conquista, mais um tesouro inesgotável.

MIKHAIL NAIMY
Escritor libanês - 1889-1988




A riqueza me faz lembrar o estrume do campo. Quando fica em uma pilha grande, provoca mau cheiro. Mas quando está distribuído por todo o campo, torna o solo fértil.

LÉON TOLSTOI
Escritor russo - 1828-1910
 
 

 RIQUEZA REAL

 

 "Porque o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades..." - Paulo. (Filipenses, 4:19.)

 

Cada criatura transporta em si mesma os valores que amealha na vida.
Os sábios, por onde transitam, conduzem no espírito os tesouros do conhecimento.
Os bons, onde estiverem, guardam na própria alma a riqueza da alegria.
Os homens de boa-vontade carreiam consigo os talentos da simpatia.
As pessoas sinceras ocultam na própria personalidade a beleza espiritual.
Os filhos da boa-fé cultivam as flores da esperança.
Os companheiros da coragem irradiam de si mesmos a energia do bom ânimo.
As almas resignadas e valorosas se enriquecem com os dons da experiência.
Os obreiros da caridade são intérpretes da vida Superior.
A riqueza real é atributo da alma eterna e permanece incorruptível quem a conquistou.
Por isso mesmo reconhecemos que o ouro, a fama, o poder e a autoridade entre os homens são meras expressões de destaque efêmero, valendo por instrumentos de serviço da alma, no estágio das reencarnações.
Desassisado será sempre aquele que indisciplinadamente disputa as aflições da posse material, olvidando que há mil caminhos sem sombras para buscarmos, com o próprio coração e com as próprias mãos, a felicidade imperecível.
A responsabilidade deve ser recebida, não provocada.
Muitos ricos da fortuna aparente da terra funcionaram na posição de verdugos do Cristo, sentenciado à morte entre malfeitores, entretanto, o Divino Mestre, com as simples e duras traves da cruz, produziu, usando o amor e a humildade, o tesouro crescente da vida espiritual para os povos do mundo inteiro. 

EMMANUEL

Médium: Francisco Cândido Xavier
Fonte: Livro: Ceifa de Luz – Capítulo 11.
  


Todos os dias, faça alguma coisa em benefício dos outros, mesmo que seja algo insignificante. Se você quer amar a Deus, é preciso amar as pessoas. Elas são filhas Dele. Você pode ser prestativo no plano material – dando aos que precisam – e no plano mental – dando conforto aos sofredores, coragem aos temerosos, amizade divina e apoio moral aos fracos. Você também semeia bondade quando desperta nos outros o interesse por Deus e quando cultiva neles um maior amor a Deus, uma fé mais profunda Nele. Quando deixar este mundo, as riquezas materiais ficarão para trás; mas todas as suas boas ações o acompanharão. Pessoas ricas que vivem na avareza e pessoas egoístas que nunca ajudam os outros não atraem riqueza na vida seguinte. Mas os que distribuem e compartilham, quer tenham muito, quer tenham pouco, atrairão a prosperidade. Esta é a lei de Deus.


PARAMAHANSA YOGANANDA
 Mestre espiritual, iogue, escritor, educador e palestrante místico hindu, fundador da Organização Selph-Realization Fellowship-SRF - 1893-1952



O vosso tesouro, Deus meu, é como oceano infinito e nos contentamos com passageiras ondas de devoção que podem durar um momento! Cegos como somos, amarramos-vos as mãos e impedimos a abundância de vossas graças. Mas quando encontrais uma alma penetrada de viva fé, logo a encheis de graças, qual torrente que, retida em represa, ao encontrar saída, lança-se com ímpeto.

 LAWRENCE DA RESSUREIÇÃO
(Nicolas Herman)
Religioso francês, da Ordem Carmelita

  

TESOUROS
  
De que serve ao homem acumular tesouros – esquecendo a alma – desde que morre e de nada lhe servem as riquezas? Se se amealha algum dinheiro para que não faltem o teto e pão na velhice, faça-se também provisão do que vem atrás da velhice. Devemos lembrar-nos todos os dias de que para a outra vida somente se levam os bens espirituais.


CONSTÂNCIO C. VIGIL
Escritor Uruguaio - 1876-1954
  
Nem tesouro desconhecido nem sabedoria escondida têm utilidade.

MANÚCIO
(Aldo Manúcio)
Humanista e impressor italiano – 1449-1515
 
Há aparências de dureza que ocultam tesouros de sensibilidade e de afeto.

JÚLIO DINIZ
Escritor e médico português – 1839-1871
   

TUA PROSPERIDADE


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO —
Cap. XVI — Item 13 -  O LIVRO DOS ESPÍRITOS — Questão 702.

Tua prosperidade não transparece unicamente da face material do teu dinheiro, das tuas posses, da tua casa, dos teus bens.
Ela se compõe das experiências que ajuntaste, de alma transida, ante as incompreensões que te cercaram as horas.
Forma-se dos conhecimentos nobilitantes que amealhaste pelo estudo perseverante com que te habilitas ao privilégio de minorar a fadiga e o sofrimento dos irmãos que te acompanham à retaguarda, sem luz que os norteie…
Ergue-se das palavras temperadas de prudência e de amor que as provações atravessadas com paciência te acumularam no escrínio da alma, transfigurando-te em socorro aos caídos…
Eleva-se dos gestos de compaixão, que amontoaste à custa das disciplinas a que te submeteste em favor dos que amas, pelas quais adquiriste o tato capaz de arredar a discórdia no nascedouro…
Avoluma-se nas migalhas de tempo, que sabes extrair das obrigações retamente cumpridas, para que te não falte a oportunidade de trabalhar no amparo aos menos felizes…
Tua prosperidade brilha nos exemplos de fraternidade com que dignificas a vida,  nas demonstrações de altruísmo com que suprimes a crueldade,  nos testemunhos de fé renovadora com que levantas os tíbios 10 ou nos atos de humildade com que desarmas a delinquência.
Reparte com o próximo os valores que transportas no espírito.
Aquele que verdadeiramente serve, distribui sem nunca empobrecer-se.
Quem mais deu e quem mais dá sobre a Terra é Jesus-Cristo, cuja riqueza verte, infinita, dos tesouros do coração.

EMMANUEL


Médium: Francisco Cândido Xavier
 Fonte: Livro: Estude e viva — Emmanuel / André Luiz — F. C. Xavier / Waldo Vieira






Esquecei um pouco tudo o que vos falta. Quando se tem a possibilidade de abraçar pelo pensamento o Universo inteiro, de comunicar com todas as entidades luminosas que o povoam, como é possível sentir-se pobre e sem recursos? O que é que ainda vos falta para compreenderdes que sois ricos e que, com essa abundância, podeis ajudar os outros? Tentai, pelo menos, olhá-los com amor, arrancar do vosso coração algumas partículas benéficas para as projetardes sobre eles. Nesse momento, não só já não tereis a sensação de falta, como vos sentireis felizes, preenchidos.
Para se ficar mais rico, é preciso começar a dar, o passo que apenas recebendo, ou tirando aos outros, empobrece-se. E enriquece-se quando se dá, porque se ativa em si forças desconhecidas que estavam adormecidas, estagnadas, algures nas profundezas. A partir do instante em que decidis projetar essas forças, elas começam a jorrar, a circular. Vós próprios vos questionais: «Mas como é que isto é possível? Eu dei e agora estou mais rico?» Sim, o mistério do amor está nisso.

OMRAAM  MIKHAEL AIVANHOV
Mestre espiritual e palestrante búlgaro - 1900-1986
  
BENS VERDADEIROS
 
Certamente a ganância, resultante da má educação religiosa e social do homem, fomenta os crimes que são catalogados como consequências das riquezas mal dirigidas. A ganância de uns engendra a miséria de muitos e a ambição desmedida de poucos faz­-se a causa da ruína generalizada que comanda multidões.
O Evangelho de Jesus, no entanto — inapreciável fortuna de paz e amor ao alcance de todos —, possui a solução para o magno problema da riqueza e da pobreza, em se referindo às leis do amor e da caridade que um dia.
Unirão todos os homens como verdadeiros irmãos.
E o Espiritismo, confirmando as lições do Senhor, leciona, soberano, graças à informação dos imortais, que o mau uso da riqueza impõe o recomeço difícil na miséria, àquele que a tenha malbaratado.
Multiplica, então, os bens verdadeiros de que disponhas nas leiras do amor  e reparte os valores transitórios de que te faças detentor na seara da Caridade para que tranqüilos sejam os teus dias no Orbe e feliz o teu renascimento futuro, quando de volta à Terra.
*
“Vendei o que possuís e dai esmolas. fazei para vós bolsas que não envelheçam, um tesouro inexaurível nos céus, onde o ladrão não chega nem a traça rói”. (Lucas, 12:33)
*
“O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo”. (Pascal - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Capítulo 16º —Item 9)


JOANNA DE ÂNGELIS

Médium: Divaldo Pereira Franco
Fonte: Livro: Florações Evangélicas – Trechos do Capítulo 48 – Bens Verdadeiros.


TESOUROS DA ATITUDE DE MARIA


A vida da mãe de Jesus foi simples e comum. Ela realizou as tarefas que outras faziam na idade dela, aprendendo a ser uma boa dona de casa para o seu futuro marido. Não havia nada de extraordinário na sua vida exterior - pelo menos que esteja revelado na Bíblia. Contudo, que tesouros de graça estão escondidos na atitude de Maria! Quando o anjo anunciou que a criança dela iria ser chamada “o Filho de Deus,” ela respondeu, “cumpra-se em mim segundo a Tua palavra” (Lucas 1:38). A sua resposta conteve tudo aquilo que o nosso Deus requer - uma submissão, pura e simples, da alma à Sua Vontade. Este foi o segredo da profunda espiritualidade de Maria: Ela rendeu-se à vontade de Deus no presente e recebeu graça para fazer o que Deus requeria dela. O que é que Deus está a requerer de ti? Pode ser algo magnífico ou algo comum. Pode ser responderes ativamente a um mandamento da Bíblia, ou submeteres-te pacientemente ao sofrimento presente. “O que Deus apronta para que experimentemos em cada momento é a coisa mais santa que nos poderia acontecer.

JEAN PIERRE DE CAUSSADE
Padre e escritor jesuíta francês – 1675-1751
 
Tenho um tesouro que não poderá ser roubado, que nunca poderei gastar todo, que não poderá ser afetado pelas crises econômicas e quedas de títulos; esse tesouro é a minha alegria de viver.

NAPOLEON HILL
Escritor americano -1883-1970



A própria vida é o mais alto precioso de todos os tesouros do universo. Mesmo os tesouros do universo inteiro não podem igualar ao valor de uma única vida humana.

NITIREN DAISHONIN
Monge budista japonês - 1222-1282




Tudo é cisco e esterco em comparação dos tesouros que havemos de fruir para sempre. E ainda estes nada são comparados à glória de possuirmos o Senhor de todos os tesouros do céu como da terra.

SANTA TERESA D'ÁVILA
Religiosa e escritora mística carmelita, espanhola
1512-1582
 




Toda alegria pela qual anseia está dentro de você, mas, igual a um homem que tendo uma imensa riqueza dentro de um cofre de ferro não tem ideia de onde se encontra a chave, você sofre. Com instruções apropriadas, curtindo-as no silêncio da meditação, é possível manobrar com a chave, abrir o cofre e enriquecer-se de alegria.
 
SATHYA SAI BABA
Educador místico hindu - 1926-2011


 
REUNIÃO DOS HERDEIROS
 
As decepções do mundo das formas servem para despertar a alma, que parte para o Além, para a evolução em que se encontra o homem. Quase que podemos generalizar que todas as criaturas da Terra - felizmente existem exceções - são apegadas aos bens materiais. Mesmo quando não o dizem, o pensamento trabalha como agente da usura, querendo amealhar ouro e mais ouro, mesmo sabendo que ele é fonte de ilusões, ainda mais quando mal granjeado.
Devemos consolidar nosso verdadeiro tesouro, aquele que a ferrugem não estraga, nem a traça corrompe. São as riquezas da alma, o despertar dos dons de ouro divino no coração. O Espírito, por vezes, tem uma vida tranqüila quando no mundo, juntamente com os seus familiares. Ao passar para a vida espiritual, e quando lhe é concedido, ele assiste às brigas dos familiares ante os bens que deixou. Isso perturba sempre o sossego do Espírito que também não construiu sua paz interior.
Uma família que briga pela divisão dos bens materiais de herança, é, pois, infeliz, pelo apego às coisas transitórias, o que dá origem ao ódio e, por vezes, à própria morte. Falta quase sempre o respeito ao que partiu e que, em muitos casos, se encontra presente esforçando-se e sofrendo para pacificar os que ficaram, inconscientes da existência do amor e do perdão.
Exemplos de desprendimento dos grandes vultos da humanidade não faltam, sendo que o maior de todos eles é Jesus Cristo. Deus é tão infinitamente bom que, do ambiente de usura, da briga de família pelos bens que se dividem pela justiça, como herança, Ele permite as lições que modificam o comportamento do que partiu, ao assistir às tribulações pelo ouro, o qual antes pensava que o comportamento dos herdeiros era outro e que mudou pela ganância do ouro e pela liberdade que antes não tinham.
Em muitos casos as fortunas deixadas não foram bem adquiridas, no entanto, a justiça não perde o injustiçado nem os que abusavam das posições que ocuparam no mundo. Ela é justiça em todos os caminhos e em todos os planos. Quase todas as reuniões de herdeiros são marcadas pelo desentendimento, que nascem da usura e muitos ficam cegos pelo ouro, sem mesmo observar os menos favorecidos.
Os que se foram, assistindo a esses dramas, notam que a sua verdadeira família é universal, quando ele tem algum entendimento espiritual. Quando é ignorante, briga com os que ficaram, intrometendo-se entre eles com as mesmas paixões e a mesma ganância pelo ouro.
Jesus não esqueceu de falar ao jovem rico com certa energia: - Vende tudo que tem, dá aos pobres e segue-me. E em outra feita: Aquele que não deixar pai e mãe, irmãos e parentes para me seguir, não é digno de mim. É, pois, o desprendimento, de maneira a aliviar o coração e a consciência.
Estar com Jesus é bem melhor. Se participamos de alguma herança e se ela se encontra maculada pelo ódio e discussões, cedamos nossa parte aos que precisam mais e oremos por eles, porque de nada vai nos valer um punhado de moedas recheadas de maldições. Lembremo-nos de Judas. As suas mãos queimavam com as vibrações do dinheiro que não ganhara com o suor do seu rosto.
Preparemo-nos de uma vez e enquanto isso, andemos com os homens a caminho, para o perdão, para o desprendimento, de sorte que a nossa consciência fique em paz e o nosso coração na luz do Cristo, recebendo a paz do Senhor.
A maior herança que todos podemos e devemos receber é a que Nosso Senhor Jesus deixou para toda a humanidade: a herança do Evangelho, aquele que não se desgasta com o tempo e sempre cresce quando sua semente é colocada no coração.

MIRAMEZ


Médium: João Nunes Maia
Fonte: Livro: Filosofia Espírita – Volume 22 – Questão 328 do Livro dos Espíritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário