quinta-feira, 24 de maio de 2018

AUTORES DIVERSOS ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS - DEUS - PARTE I


AUTORES DIVERSOS

ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS

DEUS - PARTE I



CITAÇÕES BÍBLICAS

♥Pai nosso!  (Jesus – Mateus 6:9)

♥Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:8)

♥Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro. (1 João 4:6)
  
Que é Deus?
 
“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”.

ALLAN KARDEC
Codificador da Doutrina dos Espíritos. Natural de Léon-França 
1804-1869

Fonte: O Livro dos Espíritos – Allan Kardec – Capítulo I – Pergunta nº 01.
 

SE CRÊS EM DEUS



Se crês em Deus, por mais te ameacem os anúncios do pessimismo, com relação a prováveis calamidades futuras, conservarás o coração tranquilo, na convicção de que a Sabedoria Divina sustenta e sustentará o equilíbrio da vida, acima de toda perturbação.
Se crês em Deus, em lugar nenhum experimentarás solidão ou tristeza, porque te observarás em ligação constante com todo o Universo, reconhecendo que laços de amor e de esperança te identificam com todas as criaturas.
Se crês em Deus, nunca te perderás no labirinto da revolta ou da desesperação, ante os golpes e injurias que se te projetem na estrada, porquanto interpretarás ofensores e delinquentes, na condição de infelizes, muito mais necessitados de bondade e proteção que de fel e censura.
Se crês em Deus, jornadearás na Terra sem adversários, de vez que, por mais se multipliquem na senda aqueles que te agridam ou menosprezem, aceitarás inimigos e opositores, à conta de irmãos nossos, situados em diferentes pontos de vista.
Se crês em Deus, jamais te faltarão confiança e trabalho, porque te erguerás, cada dia, na certeza de que dispões da bendita oportunidade de comunicação com os outros, desfrutando o privilégio incessante de auxiliar e abençoar, entender e servir.
Se crês em Deus, caminharás sem aflição e sem medo, nas trilhas do mundo, por maiores surjam perigos e riscos a te obscurecerem a estrada, porquanto, ainda mesmo à frente da morte, reconhecerás que permaneces com Deus, tanto quanto Deus está sempre contigo, além de provações e sombras, limitações e mudanças, em plenitude de vida eterna.

EMMANUEL

Médium: Francisco Cândido Xavier;
Do livro: Coragem.
  

Interrogo o céu, a luz, as estrelas, e eles me respondem: não somos o Deus que tu buscas. E digo a tudo o que me rodeia: falai-me de meu Deus, já que vós não o sois. Dizei-me algo sobre Ele. E uma voz estrepitosa me diz: “Foi Ele que nos fez”. Interroguei o universo sobre o meu Deus e ele me respondeu: Eu não sou Deus, sou sua obra. E, contudo, amo uma certa luz e uma certa voz, um perfume, um alimento e um abraço quando amo o meu Deus: a luz, a voz, o perfume, o alimento, o abraço do homem interior que está em mim, onde brilha para minha alma o que o espaço não encerra, onde recende um perfume que o tempo não dissipa, onde se saboreia um alimento que a avidez não consome, onde tem lugar um abraço que a saciedade não desfaz. É isso que amo quando amo a Deus.

SANTO AGOSTINHO
Bispo de Hipona, escritor, teólogo, filósofo, natural de Tagaste, atual Argélia - 354-430

Eu sou filho de Deus. Eu vim do ventre da criação.

LAO-TSÉ
Filósofo chinês, que viveu entre aprox. 604 a 527 a.C.


Imaginai que o mundo é um círculo, que o centro é Deus, e que os raios são as diferentes maneiras de viver dos homens. Quando estes, desejando aproximar-se de Deus, caminham para o interior do círculo, aproximam-se uns dos outros ao mesmo tempo que se aproximam de Deus. Quanto mais se aproximam de Deus, mais se aproximam uns dos outros. E quanto mais se aproximam uns dos outros, mais se aproximam de Deus.

DOROTEU DE GAZA
Monge cristão da Palestina – cerca de 500-? d.C 




Quando eu era ignorante, na noite escura da paixão, pensei que o mundo fosse feito somente de mulheres, mas depois que os meus olhos se limparam com o bálsamo da sabedoria, a minha visão clara passou a ver Deus em tudo.

BHARTRIHARI
Poeta sânscrito hindu - Século VII, cerca de 650



Não existe azar. Tampouco existe destino cego.      Tudo é dirigido por uma mão invisível, sábia e bondosa. O que chamamos casualidade são desígnios dirigidos com grande sabedoria, pela Consciência Pura e Absoluta da Vida – Deus.


DARIO LOSTADO
Escritor, professor de filosofia, teólogo e psicólogo espanhol


Se aspiramos conhecer a Deus e obter a Sabedoria divina, devemos estudar a atividade do Divino Princípio nos nossos corações. Devemos escutar-lhe a voz com o ouvido da inteligência e ler as suas palavras com a luz do divino amor, porque o único Deus que o homem pode conhecer é o seu próprio Deus pessoal, uno com o Deus do Universo.


KARL VON ECKARTSHAUSEN
Filósofo e escritor místico Rosacruz alemão - 1752-1803
  
Deus é aquele que purifica a purificação. Ele é a Pureza do puro. Há pessoas que creem que dar um mergulho no Ganges é um ato purificador; se isso fosse verdade, os peixes e os animais que vivem no Ganges seriam os mais puros dos seres, uma vez que eles vivem 24 horas por dia no Ganges!

PRABHAT RANJAN SARKAR
(Shrii Shrii Anandamurtijii)
Escritor, cientista, humanista e mestre espiritual indiano, fundador da Organização Sócio-Espiritual Ananda-Marga – 1921-1990


A primeira coisa que é necessária aprender é que há um Deus que governa tudo pela sua providência e a quem não podem estar ocultos, não somente os nossos atos, como também nossos pensamentos e volições. Portanto, deve examinar-se a sua natureza. Uma vez bem determinada e conhecida, é necessário que os que o querem agradá-lo se esforcem por parecer-se com Ele; que sejam livres, fiéis, benfeitores, misericordiosos, magnânimos. Todos os teus pensamentos, todas as tuas palavras, todas as tuas ações, sejam, pois, ações, palavras e pensamentos de um homem que imita a Deus e que procura ter com Ele alguma semelhança.


 EPICTETO
Filósofo grego estóico - 55 d.C.-135 d.C.


É muito difícil saber o que é Deus por causa da limitação de nosso intelecto e sua união com a matéria. Assim como a luz é o princípio pelo qual as cores se tornam visíveis, de modo semelhante seria lógico dizer que uma luz perfeita deveria produzir uma visão perfeita. Em vez disto, o exato oposto é o que acontece. Uma luz perfeita ofusca a visão. O mesmo é verdadeiro a respeito de Deus. O conhecimento imperfeito que temos de Deus é devido ao fato de que Ele é infinitamente perfeito. Isto explica o porquê de Seu Ser infinitamente perfeito desnortear nossa mente. Mas se pudermos despir nossa natureza de tudo que chamamos de "matéria", então certamente nosso conhecimento de Seu Ser seria perfeitíssimo.

AL FARABI
Filósofo persa – 872-95


 

E se a mão que trabalha ou o pé que anda desejassem ser a cabeça, que comanda? E se a cabeça, o olho ou o ouvido, revoltados, se recusassem a ser pela mente governados? Assim também seria absurdo e anormal uma parte querer ser outra no todo geral. Deus é a alma deste estupendo todo, onde cada um é uma parte, a seu modo. Para Ele, ninguém é menos, ninguém é mais. Ele a todos plenifica e a todos torna iguais.

ALEXANDER POPE
Escritor e poeta britânico - 1688-1744


 
Sabes que é Deus?! Esse infinito e santo Ser que preside e rege os outros seres, que os encantos e a força dos poderes reúne tudo em si, num só encanto? Esse mistério eterno e sacrossanto, essa sublime adoração do crente, esse manto de amor doce e clemente que lava as dores e que enxuga o pranto?! Ah! Se queres saber a sua grandeza, estende o teu olhar à Natureza, fita a cúpula do Céu santa e infinita! Deus é o templo do Bem. Na altura Imensa, o amor é a hóstia que bendiz a Crença, ama, pois, crê em Deus, e… sê bendito!

HENRYK SIENKEWICZ
Escritor polaco – 1846-1916

Servir a Deus não é passar a vida de joelhos em um oratório; é cumprir na terra os deveres que Ele impõe.

JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Filósofo e escritor iluminista suiço - 1712-1778

♥A maravilhosa ordem do Sol, das estrelas e dos cometas só se pode explicar se foi planejada por um Ser onisciente e onipotente que lhe deu origem. E se cada estrela é o centro de um sistema solar semelhante ao nosso, o Universo foi evidentemente concebido segundo um plano homogêneo e constitui o reino de único Senhor. Disto se segue que Deus, o Deus vivo, onisciente e onipotente, é o Ser infinitamente perfeito que domina o Universo inteiro.

♥Eu posso pegar o meu telescópio e ver a milhões e milhões de quilômetros de distância; mas posso pôr o telescópio de lado, entrar no meu quarto, fechar a porta, ajoelhar-me, orar fervorosamente e ver o Céu melhor, e ficar mais perto de Deus do que ficaria com a ajuda de todos os telescópios e instrumentos do mundo.

ISAAC NEWTON
Cientista, físico, químico, matemático, astrônomo, teólogo inglês 1643-1727

Seja qual for a situação em que Deus o colocar a qualquer instante, lembre-se de que é o que há de melhor. Procure atravessar a vida entregando de volta o seu fardo em Suas mãos; Ele é o Protetor, o Guia; Ele é tudo em tudo.

ANANDAMAYI MA
Mestra espiritual hindu, considerada santa - 1896-1982.


♥Deus é um desafio individual, cada pessoa é responsável por sua busca.

♥A meditação sobre Deus é a qualidade mais essencial do amante de Deus, pois ele reconhece seu Ser Puro e se torna consciente de suas conquistas morais durante sua concentração nos Atributos de Deus. A meditação é o espelho que revela suas virtudes e vícios.


HASAN DE BASRA
Pregador, asceta, teólogo, exegeta, erudito, juiz e místico, natural de Medina - 642-728




Os meus pensamentos giram em torno de Deus, como os planetas em relação ao sol, e são atraídos por ele de forma irresistível. Se eu criar qualquer embaraço a essa força, seria isso para mim como o pecado mais grave.

 CARL GUSTAV JUNG
Psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana
1875-1961



Deus é um forno ardente tão cheio de amor que todo o céu e toda a terra estão envolvidos pelo seu calor.
♥Deus está mais perto de nós quando pensamos que está bastante distante.
O melhor nome pelo qual podemos pensar em Deus é Pai. É um nome amoroso, profundo, doce, to­cante, pois o nome de pai é, por natureza, repleto de doçura e conforto inato. Assim, também precisamos con­fessar que somos filhos de Deus, porque por esse nome tocamos nosso Deus de forma mais profunda, já que não existe som mais doce ao pai do que a voz do filho.

MARTINHO LUTERO
Teólogo alemão e principal personagem da Reforma Protestante - 1483-1546


Nenhum comentário:

Postar um comentário