terça-feira, 3 de novembro de 2015

AUTORES DIVERSOS ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS - A MENTE E OS PENSAMENTOS - PARTE I



AUTORES DIVERSOS

ESPÍRITAS E NÃO ESPÍRITAS

A MENTE E OS PENSAMENTOS

PARTE I


 
A recuperação da mente infantil, para o equilíbrio da vida planetária, é trabalho urgente e inadiável, que devemos executar, se nos propomos alcançar o porvir, com a verdadeira recuperação.

EMMANUEL

Médium: Francisco Cândido Xavier

Livro: Dicionário da Alma – Francisco Cândido Xavier – Autores Diversos






LIMPAR A MENTE


Os bons costumes tornam a mente límpida e clareiam o verbo, enriquecendo-o,  para que os ouvintes sejam estimulados ao exercício do bem eterno. A poluição mental turva a consciência e conturba o raciocínio, deixando a alma trôpega no vaso da carne. O homem civilizado não tem o costume diário de higienizar o corpo? Pois a mente, na verdade, tem grande necessidade de limpeza, tanto quanto o corpo, por ser o centro da vida que comanda toda a massa somática.

E esse trabalho começa como a chuva: divide-se em bilhões de gotículas, mas farta a humanidade e a natureza, limpa a atmosfera e destampa as minúsculas  aberturas das árvores, de onde promana o oxigénio puro, no vigor da própria existência. Assim, a chuva, para a mente, há de surgir nessas mesmas proporções: bilhões ou trilhões de pequenos esforços, somando uma torrente de energias vivas, conduzindo todo o entulho da consciência por canais apropriados.

E a pureza de raciocínio faz nascer um clima enriquecido para as belezas imortais do amor, da alegria e da fraternidade. Sugestiona o ser à procura de Deus e a obedecer às leis.

A castidade mental é obra de grande importância para a nossa supremacia espiritual, sem as sutilezas da arrogância e as manobras do orgulho. Devemos nos esforçar todos os dias, a partir do momento em que nos alistamos no exército do Cristo. Como espíritos, mesmo no mundo; mas à procura dá luz, compreendamos, na urgência das nossas necessidades, que renovação é o tema central da alma - ovelha que reconhece o pastor, atendendo os seus magnânimos convites, pela inteligência e pelo coração.

A elegância dos pensamentos ajusta o meio ambiente em que viveis, para chamados fraternos e para uma conversação sadia, desamarrando, do núcleo da vida, a expressão do amor, de modo a participar, na mesma frequência, a razão.

Para que isso tudo se faça, o esforço próprio é imprescindível, dia a dia. A autoeducação haverá de se processar passo a passo, e a vigilância deve arregimentar todas as forças possíveis nessa imensurável batalha que somente termina na pureza espiritual, para começar outros labores, em escalas que escapam ao raciocínio humano.

A vida é um turbilhão de vidas sucessivas, que se associam por lei de esforços e de obediências correlatas. No homem, o começo do sofrimento é sinal de princípio de maturidade. É, pois, a força do progresso atingindo sua farda física, para que o corpo espiritual se atualize nas necessidades maiores. Os grandes golpes na alma clareiam seu caminho para certas mudanças na arte de viver melhor.

Escrevemos para todos, é certo. No entanto, endereçamos nossas mensagens, com mais intimidade, aos despertos, aos companheiros conscientes dos seus deveres ante a escalada do Mestre. Se começais hoje a vos renovar na vida que levais, amanhã sereis torturados impiedosamente pelas forças contrárias, donde resulta a desistência de muitos estudantes da verdade, por ignorarem que o ataque, a maledicência, a injúria, o desprezo são outras tantas forças do bem, revestidas aparentemente de inimigos. Todavia, o que Jesus disse nos conforta sobremaneira: "Aquele que perseverar até o fim, será salvo".

Associemos nossos esforços ao regime das leis de Deus, respeitando-as em todas as suas nuances. Se algo faltar de nossa parte, nunca haverá de ser a persistência, como onda de luz a transformar as nossas boas intenções em realidades.

Higienizemos a nossa mente, sem afrontá-la agressivamente.

A experiência nos aconselha que o trabalho paciente e constante vencerá obstáculos que se nos afiguravam em posição irremovfvel. Na verdade, a mente plasma o que os olhos vêem, como máquina fotográfica pronta para disparar tendo em mira o objetivo visado. Não obstante, poderemos fechar o diafragma.

Assim sucede com os ouvidos, assim se processa na formação das ideias. Orar e vigiar é atitude certa para que a mente não se suje mais. E o trabalho de limpeza deve ser eficiente, diminuindo a carga corrosiva acumulada em muitos séculos.

Um pouco de boa vontade vos colocará, com habilidade, nesse saneamento, e os conceitos que propomos neste livro são, um tanto ou quanto, companheiros da limpeza espiritual, convidando todos para a libertação.


MIRAMEZ
 

Médium: João Nunes Maia



Fonte: Livro: Horizontes da Mente – João Nunes Maia/Miramez



PENSAI EM DEUS

Sejam quais forem as ideias que circulam atualmente no mundo, nunca corteis a ligação com Deus. Pelo contrário, pensai n’Ele, amai-O, invocai-O; recebereis assim energias extraordinariamente poderosas que vos protegerão do mal. Talvez sejais maltratados de tempos a tempos, porque não conseguistes ainda criar essa ligação poderosa com Ele, mas, no dia em que o conseguirdes, sejam quais forem as provações que encontreis, os sofrimentos que vos queiram infligir, sentireis que há em vós um lugar que não pode ser atingido. De que serve falar da onipotência de Deus se nada se faz para a experimentar em si mesmo? Sofre-se, solta-se queixas e não se faz nada. E, como não se faz nada, pensa-se que Deus também não pode fazer nada. Mas concentrai-vos no Senhor, pensai n’Ele e, graças a esse amor, tudo se ordenará e harmonizará em vós e sentir-vos-eis mais fortes.

OMRAAM  MIKHAEL AIVANHOV
Mestre, palestrante e filósofo místico búlgaro  1900-1986




Você pode controlar um elefante enlouquecido; pode fechar a boca do urso e do tigre; cavalgar um leão e brincar com uma serpente; por meio da alquimia, ganhar o seu sustento; pode vagar incógnito pelo universo; dos deuses, fazer vassalos; conservar-se eternamente jovem; pode caminhar sobre a água e viver no fogo; mas controlar a mente é melhor, e muito mais difícil.

THAYUMANAVAR
Poeta, filósofo e escritor de hinos indiano – 1705-1742






Você não deve escurecer a “sala” da sua mente, fechando a “janela mental” com sentimentos de insatisfação, preocupação ou temor. Abra primeiro a “janela” da sua mente. Ilumine e torne alegre a sua mente. Deus é Luz. Quando você ficar com a mente iluminada e alegre, esta se sintonizará com as ondas mentais de Deus.


MASAHARU TANIGUCHI
Líder religioso japonês, fundador da Seicho-No-Ie
 1893-1985






A mente que sempre pensa numa mulher tem a forma de uma mulher. A mente que está sempre enraivecida se queima no fogo da raiva. A mente que contempla a ilusão cai no poço da ilusão.  A mente que continuamente se refugia no Supremo termina por converter-se Nele.


SUNDARDAS

Poeta santo hindu – 1596-1689



Pensai como se cada um de vossos pensamentos tivesse de ser gravado a fogo no céu, para que todos e tudo o vissem. E, verdadeiramente, assim é.  Falai como se o mundo todo fosse um único ouvido atento a escutar o que dizeis. E, verdadeiramente, assim é. Agi como se todos os vossos atos tivessem de recair sobre vossa cabeça. E, verdadeiramente, assim é.      Desejai como se vós fosseis o desejo. E, verdadeiramente, o sois. Viveis como se vosso Deus, Ele próprio, tivesse necessidade de vossa vida para viver a Dele. E, verdadeiramente, Ele necessita.


MIKHAIL NAIMY
Escritor e filósofo libanês - 1889-1988.
 




Você se tornará o que pensa – bom ou ruim; fraco ou forte; derrotado ou vitorioso. Portanto, pratique o pensamento positivo.


NORMAN VINCENT PEALE

Pastor e escritor de pensamentos positivos americano

1899-1993





O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.


 NORMAN VINCENT PEALE

Pastor e escritor de pensamentos positivos americano

1899-1993




Bom é tudo aquilo que eleva a mente, e mal, é tudo aquilo que degrada a mente.

PRABHAT RANJAN SARKAR

(Shrii Shrii Anandamurtijii)

 Escritor, filósofo, cientista, humanista e mestre espiritual indiano, fundador da Organização Sócio-Espiritual Ananda-Marga – 1921-1990





Voltai à “Casa Paterna, onde há abundância de tudo”. Descobri vosso verdadeiro centro, vossa entidade fixa. Deixai de viver apenas na circunferência e vivei neste centro. Governai o pensamento.

URSULA N. GESTEFELD

Escritora mística da Ciência Cristã - 1845-1921





O fato de eu pensar revela-me a existência de algo que pensa. Que é esse algo? Sou eu. Cogit, ergo sem. Penso, logo existo. A minha própria dúvida demonstra a minha existência de duvidador. De outra maneira, nem a própria dúvida poderia existir. Mas quem sou eu? Sou aquilo que duvida, em outras palavras, sou uma coisa pensante, ou um espírito. Para pensar é necessário ser. Sou, portanto, um ser, um espírito vivo. Haverá outros fatos estabelecidos – isto é, coisas que posso conceber clara e distintamente, como verdadeiras? Sei, há dois fatos tais: A presença do meu corpo e a existência de Deus. Mas logo adverti que, enquanto eu queria pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E notando que esta verdade, eu penso logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulos, como o primeiro princípio do esclarecimento.


RENÉ DESCARTES
Filósofo, físico, escritor e matemático francês - 1596 - 1650

 


Se você pensar em uma roseira florida, você se tornará uma rosa. Se você pensar em um rouxinol, você se tornará um rouxinol. Esse é o mistério da vida. Se você pensar, pois, no Espírito Divino, você O refletirá e se tornará o Espírito Divino.



ZEB UN NISSA
(Pseudônimo Makhfi)
Poetisa sufi e princesa indianaa – 1637-1702

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário