terça-feira, 30 de junho de 2015

EROTHILDES DE CASTRO GRANDÉS - LUZ, PAZ E AMOR


EROTHILDES DE CASTRO GRANDÉS
Uma das Pioneiras em programas espíritas no Rádio. 
Dirigiu o Centro Espírita Joaquim Murtinho, bem como fundou o Lar de Mãe Ritinha para senhoras idosas. 1910-1995.



LUZ, PAZ E AMOR

Minhas amigas, dias há que, desde o momento em que nos levantamos da cama, ao amanhecer, tudo nos parece difícil, tudo é motivo de aborrecimento, todos desejam nos contrariar.

É a empregada que responde com aspereza, são as crianças que estão mais peraltas, é o companheiro que não entende as nossas palavras, tudo enfim é motivo para aborrecimentos, para revoltas.

O dia que para muitos está iniciando feliz, alegre, esplendoroso, para nós se apresenta sóbrio, pesado, nefasto.

Aos primeiros tropeços do dia, vamos juntando a nossa ira, a nossa maldade e, pouco a pouco, vamos sendo envolvidas por um mal estar, uma tal irritabilidade que nos levam a agir como se selvagens fôssemos.

As crianças que nos cercam, indefesas e incapazes de compreender a nossa situação, são as que primeiro recebem o impacto da nossa revolta e, da mesma forma, são envolvidas na mesma onda de vibrações deletérias e passam a responder aos pais, chorando e gritando sem aparente motivo. A partir de então, vem aquela série de palavras irreverentes, seguidas de pancadas e castigos, transformando nossas mentes e, frequentemente, transformando nossas fisionomias, fazendo-nos idênticas a verdadeiras feras!

Neste momento, o mundo parece rodar a nossa volta e no nosso desatino, gritamos, blasfemamos, maldizemos, gesticulamos como verdadeiras loucas, tornando-nos pobres joguetes das forças inferiores.

Mais tarde, quando aquela nuvem de maus pensamentos se afasta pela intervenção dos bondosos mensageiros do Senhor e voltamos ao equilíbrio, à razão, começamos a raciocinar e, entre envergonhadas e arrependidas, perguntamos a nós mesmas: “Por que havíamos respondido tão asperamente ao nosso companheiro?”

Não era nosso hábito agir daquele modo. “- Por que então agimos de tal forma?"

Sim, minhas companheiras, são estas as perguntas que fazemos quando, após momentos de desequilíbrio, voltamos a raciocinar outra vez.

As crianças foram para a escola tristes, magoadas, desconsoladas... O companheiro foi para o trabalho preocupado, aborrecido, infeliz... e ele que precisava tanto dos nossos bons pensamentos, das nossas boas vibrações para que tivesse um dia útil e um retorno ao lar ansioso pelo aconchego dos familiares!

Sabemos, minhas amigas, que muitas de nós, muitas das nossas amigas já passaram e passam ainda, por situações como esta e não encontram meios de se libertar destas tristes situações, destes aborrecimentos. Mas, não nos entreguemos ao desânimo, minhas irmãs, é possível nos livrarmos destes momentos de intranqüilidade!...

Lembremo-nos, minhas queridas Rainhas do Lar, que já dissera Jesus: “Orai e Vigiai para não cairdes em tentação!...” Realmente, se queremos uma vida equilibrada e, porque não dizer, feliz, devemos orar e vigiar constantemente, mantendo a nossa vida calma, útil, mansa e ordeira, norteada nos ensinamentos do Mestre Jesus.

Se em nossa jornada tivermos ou temos dias de cores sombrias tal como mencionamos, é porque não oramos em agradecimento pelo dia vencido, ao deitarmos, nem oramos suplicando forças e coragem ao Criador, ao levantarmos!

Se o nosso primeiro pensamento pela manhã for dirigido, sinceramente, ao Pai Celestial, por intermédio de uma prece vinda do coração, certamente o dia transcorrerá calmo e feliz. A vida nos será apresentada então, com tonalidades róseas, apesar das dificuldades normais de cada dia. As crianças serão mais dóceis, mais carinhosas e o companheiro, mais compreensivo, mais amigo!...

A nosa vida, minhas irmãs, é o reflexo dos nossos pensamentos, das nossas ações. Se pensamos bem, se agimos bem, viveremos mais felizes. O importante é que oremos ao Pai em agradecimento por tudo o que recebemos e vigiemos nossos atos, nossas ações para que não sejamos surpreendidas descuidadas e nos tornemos presas fáceis dos que vivem em camadas inferiores.

Oremos e vigiemos e busquemos os conhecimentos necessários a nossa evolução espiritual! Esforcemo-nos por manter o nosso lar isento das impurezas, dos vícios e das paixões para que ele não seja alvo das forças negativas, incentivando, ensinando, orientando todos os nossos familiares pelos ensinamentos de Jesus que são um manancial inesgotável de luz, paz e amor!

 
EROTHILDES DE CASTRO GRANDÉS


Fonte: Livro: Mensagens de Ternura – Erothildes C. Grandés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário