terça-feira, 19 de maio de 2015

AUTORES DIVERSOS - EPITÁFIOS DE ALGUNS HOMENS NOTÁVEIS


AUTORES DIVERSOS - EPITÁFIOS DE ALGUNS HOMENS NOTÁVEIS


Ó viandante, o que tu és agora, eu fui, famoso no mundo, e o que sou agora, tu também vais ser. 
(ALCUINO - Monge, filósofo, poeta, professor e sacerdote católico).

Nascer, morrer, renascer e progredir sempre, esta é a lei.
(ALLAN KARDEC (Hippolyte Léon Denizard Rivail) - francês, codificador da Doutrina Espírita - 1804-1869).

"A Minha Vida Dediquei - A Minha Mediunidade - A Minha Família - Aos Meus Amigos - Ao Povo - A Minha Morte me Pertence - Meu Corpo Deve Voltar Para a Mãe Terra e Não Deve Ser Tocado."
(FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER – Notável e abençoado médium brasileiro - (Mausoleu Chico Xavier).  

 ♥Cidadão de pátria ilustre, construí este túmulo durante a vida, para que meu corpo - num dia - pudesse repousar. Chamo-me Abércio: Sou discípulo de um Santo Pastor, que apascenta seu rebanho de ovelhas, por entre montes e planícies. Ele tem enormes olhos que tudo enxergam, ensinou-me as Escrituras da Verdade e da Vida e enviou-me até Roma para vislumbrar sua soberana majestade e ver a Rainha com vestes e sandálias de ouro: lá conheci um povo marcado com um sinal resplandecente. Também fui à planície da Síria e vi cidades - como Nísibe - para lá do [rio] Eufrates. Por toda parte encontrei irmãos e tive Paulo por companheiro. Por toda parte a fé me guiou e ela me serviu de alimento com um Peixe de fonte, grande e puro, pescado por uma Santa Virgem, que o entregava a seus amigos. Ela possui um vinho delicioso e o serve misturado com pão. Eu, Abércio, ditei este texto e o fiz gravar na minha presença aos setenta e dois anos. O irmão que o ler por acaso ore por Abércio. E ninguém erga outro túmulo sobre o meu, sob pena de multa: duas mil peças de ouro para o fisco romano e mil para Hierápolis, Minha pátria ilustre!
(ABÉRCIO - Bispo de Hierápolis. - Fonte: Site: http://missiofides.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)

Basta um túmulo para aquele a quem o mundo não fora suficiente.
(ALEXANDRE MAGNO - Rei da Macedônia - 356 a.C. - 323 a.C.

Aqui jaz um homem que soube cercar-se de outros que valiam mais do que ele.
(ANDREW CARNEGIE - Empresário e filantropo estadudinense, nascido na Escócia - 1835-1919.)

Aqui repousa, entregue aos vermes, o corpo de Benjamin Franklin, impressor, como a capa de um velho livro cujas folhas foram arrancadas, e cujo título e douração, apagados. Mas por isto a obra não ficará perdida, pois reaparecerá, como ele acreditava, em nova e melhor edição, revista e corrigida pelo autor.
(BENJAMIN FRANKLIN - Jornalista, editor, filósofo, cientista,  inventor, abolicionista, funcionário público e filantropo americano - 1706-1790.) - (Epitáfio que Benjamin Franklin escreveu para si mesmo em 1728, quando contava com apenas 22 anos e faltavam todavia 62 anos para que ele falecesse).

Invocado ou não invocado, o Senhor se encontra presente.  
(CARL GUSTAV JUNG - Psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana - 1875-1961.) - (Gravou em pedra no alto da porta da casa onde morava em Kusnacht: o Oráculo de Delfos).

Caminhante! Aqui jazem os restos de Diofante. Os números podem mostrar, oh maravilha, a duração da sua vida, cuja sexta parte constou a encantadora infância. Tinha passado mais uma duodécima parte da sua vida quando lhe apareceu a barba. A partir daí, a sétima parte da sua existência passou-a num matrimônio sem filhos. Passou um qüinqüênio mais, quando o fez feliz o nascimento do seu primogênito. Este entregou o seu corpo e a sua encantadora existência à terra, tendo vivido metade do que seu pai viveu. Quanto a Diofante desceu à sepultura com profunda mágoa, tendo sobrevivido apenas quatro anos a seu filho. Diz-me, caminhante, quantos anos viveu Diofante até que a morte lhe chegou.
(DIOFANTE DE ALEXANDRIA, também conhecido como DIOFANTO - Notável matemático).

A natureza e as leis da natureza estavam imersas em trevas; Deus disse "Haja Newton” e tudo se iluminou.
(ISAAC NEWTON - Cientista, físico, químico, matemático, astrônomo, teólogo inglês - 1643-1727) .

Aqui descansam os restos mortais do ilustríssimo Michel de Nostradamus, o único homem digno, a juízo de todos os mortais, de escrever com pena quase divina, baixo a influência dos astros, o futuro do mundo.
(MICHEL DE NOSTRADAMUS (Michel de Nostredame) - Médico, alquimista, vidente, escritor de profecias - 1503-1566  - Fonte: http://www.sca.org.br/biografias/Nostradamus.pdf).

Aqui jaz Nasão, cantor de suaves amores, que pereceu por causa do próprio engenho.
(OVIDIO (Publius Ovidius Naso) - Poeta e escritor romano - 43 a.C - 17 d.C.).

Aqui jaz Henrique Pestalozzi, nascido em Zurique a 12 de janeiro de 1746, falecido em Brugg a 17 de fevereiro de 1827. Salvador dos pobres em Neuhof. Pregador do povo em "Leonardo e Gertrude". Pai dos órfãos, em Stanz, Criador da nova Escola Elementar, em Burgdorf e Munchenbuchsee; em Yverdon, educador da Humanidade. Homem, cristão, Cidadão. Abençoada seja a sua memória.
(PESTALOZZI (Johann Heinrich Pestalozzi) - Pedagogo e educador suiço - 1746-1827 - Fonte ww.pedagogiaespirita.org/.../pestalozzi.htm)

Procurei sossego em toda parte, mas só o achei sentando-me sozinho num cantinho com um livrinho.
(THOMAS DE KEMPIS - Monge e escritor místico alemão - 1379-1481).

Ó mãe Uut! Estende sobre mim as tuas asas como as estrelas eternas!»
(TUTANKAMON - Faraó do Antigo Egito -1346 a.C - 1327 a.C - Fonte: Site terra-longe.blogspot.com/.../me-uut-estende-sobre-mim-as-tuas-asas.html  - Epitáfio Sarcófago).

Bom Amigo, por Jesus, abstenha de cavar o corpo aqui enterrado. Bendito o homem que respeitar este túmulo, e maldito aquele que remover meus ossos. 
(WILLIAM SHAKESPEARE - Poeta e dramaturgo inglês – 1564-1616).

Aqui jaz o corpo do Marquês de Maricá: Quem quiser saber-lhe da alma nos seus livros a achará.
(MARQUÊS DE MARICÁ - Escritor, filósofo e político brasileiro - 1773-1848).

Nenhum comentário:

Postar um comentário