sexta-feira, 29 de julho de 2011

JOÃO NUNES MAIA / MIRAMEZ - REENCARNAÇÃO

 REENCARNAÇÃO:

"Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor".
           Malaquias - Cap. 4, v. 5.
 
"E, se o quereis reconhecer, ele (João Batista) mesmo é Elias, que estava para vir".
           Mateus - Cap. 11, v. 14.

As vidas sucessivas constituem assunto comentado no mundo inteiro, principalmente nos meios espiritualistas. Alguns negam, outros afirmam com todo ardor. Os que desaprovam essa lei são fanáticos religiosos, ou espíritos que encontram seu próprio mundo na profissão que exercem. Negar a reencarnação é negar a vida, é negar a bondade de Deus. No entanto, não condenamos ninguém por isso; todos temos direito e liberdade de pensar e aceitar o que nos convier. Também há os que têm na reencarnação uma das leis mais justiceiras. Igualmente, estão seguros do direito de defendê-la, não com o sentido de ter medo de que ela desapareça. Isso nunca passa pela cabeça dos que aceitam a rencarnação, porque quando se trata da lei de Deus, trata-se de eternidade.
A verdade não precisa de defesa dos homens, em tempo algum. Os homens e os espíritos desencarnados é que imprescindem dos clarões da verdade. Se alguém se sente no direito de combater a reencarnação, achando tratar-se de uma mentira, nós outros, que a aceitamos como lei em todos os mundos, revestimo-nos dos mesmos direitos, ao afirmá-la.
Se aceitamos que Deus é justiceiro, é todo amor, como comprender essa justiça e esse amor, vendo criaturas com aleijões e faltas de membros do berço ao túmulo? Essas coisas são incompatíveis com a bondade do Criador. Por que uma família goza a vida inteira de saúde e fortuna, e ainda morre em plena tranqüilidade, enquanto outra começa e termina seus dias na doença e na miséria, sendo o Senhor o Pai de todos, e todos sendo filhos com os mesmos direitos? Por que muitos milhares e milhões são trucidados nas guerras sem direito nenhum à vida, enquanto outros nunca foram a tais lugares e gozam de todos os direitos, sobrando ainda felicidade em seus caminhos, tendo o Pai celestial feito todos iguais, e amando a todos no mesmo nível?
Por que uns nascem e morrem nos centros da mais selvagens matas e desaparecem por lá sofrendo todos os rigores miasmáticos do ambiente, não conhecendo higiene nem civilização, enquanto outros nascem no centro das grandes metrópoles, instruindo-se nas melhores universidades, conquistando a luz do saber como bênçãos dos céus, sendo o Grande Arquiteto do Universo, justiça com Moisés e amor com Jesus? Por que nasce um Francisco de Assis, personificação do amor, e um Átila, rei da maldade? Por que apareceu, na Alemanha um Hitler, e na Índia um Gandhi, sendo filhos do mesmo Deus, criados com o mesmo amor?
E os "porquês" são infinitos, e é por causa deles que deves, refratário à reencarnação, estudar essa teoria, lei para nós. Não andes por caminhos trevosos, negando sem examinar, pois existem muitos mistérios. Disso não temos dúvida, mormente no campo das investigações espirituais. Mas cada ser humano e cada espírito tem de se esforçar para desvendá-los. Tu também não podes ignorar isso. Sejamos sinceros nas nossas deduções, não negando por paixão ou por fanatismo; sejamos livres, para que possamos aceitar a verdade sem mescla.
Lembremo-nos de Jesus, quando disse: "Conhecereis a verdade, e ela vos tornará livres". Procuremos o conhecimento das verdades com a consciência livre, que seremos bem sucedidos. O que há de mais em o espírito reencarnar? Ele não encarna? Qual é o impedimento de a alma livre do corpo físico, voltar e se comunicar com os que ficaram no mundo? Cristo não o fez, deixando uma mensagem da esperança para toda a humanidade? E isso podes ver, folheando com interesse os livros de todas as religiões, de toda a história universal.
A reencarnação não é de agora, não foi inventada por ninguém. É lei de Deus, resposta dos "porquês", antes que eles aparecessem nas idéias dos homens. Ela já era conhecida dos Lemurianos, do continente submerso denominado Atlântida, da antiga Caldéia, do velho Egito, da milenar China, do Japão, e hoje espalhada em todo o mundo, como crença firme em muitos bastidores filosóficos e religiosos. A Doutrina Espírita se alicerça nela como uma das idéias irrefutáveis, e como explicação de todas as desigualdades em todas as vivências humanas.
Jesus, respondendo a Nicodemos, doutor da lei, de como se deveria fazer para entrar no reino do céu, assim se expressou: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Precisa mais? Pensamos que não. Depende, agora, da boa vontade do estudante, da lealdade do teu coração nas pesquisas, e das orações pedindo a Deus e a Jesus, no sentido de iluminar tua inteligência e teu coração, para sentires essa lei. Assim, temos certeza de que serás atendido.
Analisa se queres compreender os tópicos que vamos tornar a mencionar, do velho e do novo testamento, que rezam nestes termos:

"Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor".
           Malaquias - Cap. 4, v. 5.
 
"E, se o quereis reconhecer, ele (João Batista) mesmo é Elias, que estava para vir".
           Mateus - Cap. 11, v. 14.

Fonte: Livro: Alguns Ângulos dos Ensinos do Mestre - Editora Espírita Cristã Fonte Viva
Médium: João Nunes Maia - Espírito: Miramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário