O EXTERIOR
COSTUMA ILUDIR
Conheceis, de certo, meus pequenos leitores, o provérbio: “Nem tudo que reluz é ouro”. A sabedoria popular indica-nos, com estas expressões, que não basta julgar superficialmente sobre o valor das coisas, sem conhecer o seu interior. Muitas vezes, podeis ver um homem elegantemente vestido e de maneiras muito agradáveis, e, contudo, ele pode ser um malvado, um impostor um criminoso.
Pelo contrário, pode apresentar-se-nos uma pessoa muito modestamente trajada e, não obstante, ser um caráter excepcional, um sábio ou um filantropo.
Lembrai-vos de que as nozes, enquanto estão cobertas de casca verde, parecem não prestar para serem comidas, e já muitas vezes, foram, assim, desprezadas por meninos que ignoravam que, sob a casca verde e dentro do duro invólucro, havia uma doce amêndoa.
Também o estudo e muito trabalho hão de parecer-vos desgostos, enquanto não compreenderdes que o seu valor interno, ou os frutos dos esforços que vos impõem, vos recompensarão ricamente quando tiverdes vencido as primeiras dificuldades que vos oferecem.
FRANCISCO
VALDOMIRO LORENZ
Página
extraída do livro: NO JARDIM DA ALMA - Editora Professor Francisco Valdomiro
Lorenz
A FEB,
publicou algumas obras valiosas de sua autoria.