quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ - O EXTERIOR COSTUMA ILUDIR

 

O EXTERIOR COSTUMA ILUDIR 


Conheceis, de certo, meus pequenos leitores, o provérbio: “Nem tudo que reluz é ouro”. A sabedoria popular indica-nos, com estas expressões, que não basta julgar superficialmente sobre o valor das coisas, sem conhecer o seu interior. Muitas vezes, podeis ver um homem elegantemente vestido e de maneiras muito agradáveis, e, contudo, ele pode ser um malvado, um impostor um criminoso.

Pelo contrário, pode apresentar-se-nos uma pessoa muito modestamente trajada e, não obstante, ser um caráter excepcional, um sábio ou um filantropo.

Lembrai-vos de que as nozes, enquanto estão cobertas de casca verde, parecem não prestar para serem comidas, e já muitas vezes, foram, assim, desprezadas por meninos que ignoravam que, sob a casca verde e dentro do duro invólucro, havia uma doce amêndoa.

Também o estudo e muito trabalho hão de parecer-vos desgostos, enquanto não compreenderdes que o seu valor interno, ou os frutos dos esforços que vos impõem, vos recompensarão ricamente quando tiverdes vencido as primeiras dificuldades que vos oferecem.

 

FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ


Página extraída do livro: NO JARDIM DA ALMA - Editora Professor Francisco Valdomiro Lorenz


A FEB, publicou algumas obras valiosas de sua autoria.

 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

COELHO NETO - O RESPEITO ÀS RELIGIÕES ALHEIAS

O RESPEITO ÀS RELIGIÕES ALHEIAS


Se respeitamos a casa do vizinho, com mais razão devemos respeitar o templo onde ele venera religiosamente o seu deus. São dois lares: um, do corpo; outro da alma. E, assim como não temos o direito de intervir nos hábitos domésticos de cada qual, assim também não devemos perturbá-lo nem criticá-lo no exercício do seu culto.

A Crença é um caminho preferido pela alma para chegar a Deus. Vários são eles todos, porém, encontram-se num mesmo ponto como os raios luminosos que irradiam do mesmo foco.

Os templos são como piscinas lustrais onde depuramos a alma. O que se arrepende de faltas cometidas é como o que se lava.

Que importa a piscina se há nela Fé, que é a água pura em que a alma mergulha, tornando para o coração alividade e limpa?

O respeito é princípio da cortesia e é só respeitando o alheio que poderemos exigir que respeitem o que é nosso.


Fonte: Livro: Breviário Cívico - Coelho Neto - Academia Brasileira de Letras.

 

COELHO NETO (Henrique Maximiano Coelho Neto) - Escritor, professor e espírita  brasileiro - 1864-1934.